Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Destaques da Semana de 27 de setembro a 3 de outubro
Feira de Troca de Livros
29 de setembro
Parque Independência
Entrada pelo portão da Rua Xavier de Almeida, altura do nº 6 – lado esquerdo da Casa Amarela - Ipiranga – Fone: (11) 2273-7250 – Zona Sul
Veja aqui mais informações sobre a Feira de Troca de Livros e Gibis
SARAU
Ocupação: Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Slam Fluxo: Poetry Slams
Encontros de poesia onde há performances de poesia, geralmente em forma de competição. Nos formatos mais comuns, acontecem em 3 rodadas, com poesias autorais de até 3 minutos, com notas de 0 a 10. Com algumas particularidades, surge o Slam Fluxo, trazendo uma abordagem diferente para o sistema de notas. Nesta batalha as poesias são julgadas por meio de cores (vermelho, amarelo e verde), como o sistema de um semáforo. A abertura da batalha conta com o microfone aberto, espaço que fica para poesias e apresentações livres, seguido de uma apresentação musical convidada e/ou poeta convidadx. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 1º de outubro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
A Alegria do Choro
Com Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Relembrando os grandes nomes do choro, como Pixinguinha, Jacó do Bandolim e Ernesto Nazareth, o Regional Mateus Santos apresenta uma performance musical cativante, “A alegria do choro”, que reflete toda a criatividade e originalidade da música e da cultura brasileira. Formada por seis músicos e compositores que se dedicam semanalmente ao estudo e investigação do choro, encontrando-se na Ocupação Cultural Mateus Santos, na zona leste de São Paulo, o grupo consegue ao longo de sua apresentação criar uma atmosfera imersiva e intimista, intercalando performances musicais com histórias e curiosidades sobre o choro e seus principais expoentes. Classificação indicativa: Livre.Duração: 60 min.
Dia 27 de setembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 28 de setembro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
Sarau Você Já Conhece?!
Com Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Esse Sarau nasce como uma brincadeira entre produtores e frequentadores da Ocupação Cultural Mateus Santos. Consiste em transformar clássicos da música brasileira, dos mais variados ritmos e estilos, em poesias recitadas ao vivo, de forma a valorizar as letras das composições brasileiras, que muitas vezes passam despercebidas pelo público em geral. O time do Sarau vem preparado com letras famosas que já estão em domínio público no Brasil e a ideia é que o público entre também na brincadeira, recitando as letras de suas músicas favoritas no palco. Além do microfone aberto, o Sarau conta também com atrações poéticas e musicais, O principal diferencial “Sarau Você Já Conhece?!” é que permite uma fácil interação com os mais variados públicos, podendo ser realizada em praticamente qualquer equipamento ou espaço cultural, servindo também como uma forma de aproximar a linguagem dos saraus de públicos que ainda não conhecem ou participam dessa cena. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Das Prê Sarau
Coletivo DasPrê
Um sarau itinerante, composto por mulheres pretas das periferias de São Paulo.
A Edição de Performances do Sarau é uma tentativa de resgate e reverência ancestral, pensando em escritoras pretas contemporâneas trazendo à memória, as escrevivências de mulheres pretas que viveram em outros tempos, nos antecedendo e abrindo caminhos e portas para que pudéssemos produzir, ter espaço para que fôssemos ouvidas e continuar a lutar utilizando a escrita enquanto ferramenta de transformação e formação social.
Mencionando Conceição Evaristo, Lélia Gonçales, Esmeralda Ribeiro, dentre outras escritoras potentes, convidamos Ryane Leão e Coletivo Alcova, acompanhadas de percussionistas para compor e costurar este espetáculo, apresentando ao público escrevivências negras de resistência nas bibliotecas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 28 de setembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Geovana Maria - Vencedora Slam Perplexo
Geovana Maria, 21 anos, poeta e uma das organizadoras da Batalha de Poesia Falada no Capão Redondo - SLAM CAPÃO, conheceu o mundo da poesia marginal no ano de 2016 e passou a escrever poesia em 2017. Atualmente é autora do zine "Adivinha onde é que eu tô?", composto por poesias que contam da sua vivência como mulher preta, pobre e periférica, que acessa espaços antes negados. Geovana, irá contar sobre seu processo de escrita e contará um pouco sobre seu trabalho como artista e produtora de eventos culturais na periferia. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Sarau Café com Poesia
Dia 28 de setembro às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Sarau Cataversos
Com Coletivo Cataversos
O Sarau é um encontro entre os amantes da música e da poesia. Oportunidade perfeita para encontrar amigos que apreciam rimas e versos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 29 de setembro às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos
SarauZim
É uma intervenção poética-literária voltada para crianças, de 3 a 11 anos – e para toda a família. Realizada pelo coletivo literário Mesquiteiros, que há mais de 13 (treze) anos desenvolve atividades em unidade educacionais e espaços culturais. O objetivo da atividade é que o público – com destaque para as crianças, acompanhadas ou não dos pais e responsáveis – sejam o centro, a atração principal do espetáculo, com poemas, músicas, cantigas e apresentações, valorizando o improviso, a interação e a troca poética, artística e afetiva entre os presentes. Classificação indicativa: 3 a 11 anos. Duração: 60 min.
Dia 1º de outubro às 10h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 3 de outubro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Contos para Aquecer
Contos para aquecer é uma intervenção lúdica e literária para aquecer a imaginação e os sentidos, o corpo e alma. A coletiva Achadouras de Histórias convida os leitores a se aninhar entre histórias e leituras em um cantinho acolhedor e que remete às casas das vovós de antigamente. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 30 de setembro às 11h40 - Biblioteca Aureliano Leite
Contação de Histórias e Música
Com Sabino Lopes e Gabriel Lopes
Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis. As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Classificação indicativa: Livre.
Dia 26 de setembro às 10h30 - Biblioteca Belmonte
Histórias de Arrepiar
Cia Duo Encantado
Um fio dourado imaginário conduzirá os ouvintes até as Histórias de Arrepiar. O ambiente é medonho e esconde personagens terríveis como bruxas, fantasmas, monstros e assombrações. A sonoplastia vai compondo o clima de suspense e mistério. O repertório composto por histórias tradicionais da literatura oral mundial é todo costurado com cantigas e brincadeiras de causar arrepios de medo até nas crianças mais corajosas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 27 de setembro às 10h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Contação de Histórias na Hans
Contos de Pandora: Contos de Terror
Dia 13 de setembro às 15h
Zeca apresenta suas histórias
Dia 30 de setembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Contos Fantásticos – com friozinho na barriga...
Nesta apresentação vamos narrar alguns contos fantásticos cheios de acontecimentos extraordinários e misteriosos, com seres mágicos, feitiços, bruxas e transformações. E para terminar o encontro, uma história de arrepiar! Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 2 de outubro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 2 de outubro às 14h30 - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 3 de outubro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
O Camelô do Riso: Um Contador de Histórias
Valdeck conta lendas do Brasil recolhidas por Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Não vende nada, mas transmite conhecimentos sobre aspectos culturais do nosso povo, para o próprio povo. É o artista popular trabalhando em seu próprio habitat. O artista se instala em um determinado local, abre sua mala curiosa, e começa a função. Professor Furustreca é o personagem base, engraçado e curioso, que sabe de “quase tudo e mais alguma coisa”. Cantador, violeiro, repentista, embolador de cocos, menestrel e fanfarrão. Ele passa uma hora divertindo o povo com histórias hilariantes, poemas, piadas, cocos, emboladas, cordéis, lendas brasileiras e mais um monte de gracejos peculiares. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Dia 1º de outubro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 2 de outubro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 3 de outubro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
LITERATURA E MEDIAÇÃO DE LEITURA
Lançamento de livro: Curriculum Vitae, de Felipe Lários
Além do lançamento, será realizado um bate-papo com o público presente sobre processo criativo e sobre o tema do romance em si, a saber, o mundo da procura de emprego, as hipocrisias nos instrumentos de seleção (entrevistas, currículos, dinâmicas, etc), uma vez que os 50 capítulos do romance são 50 respostas, de um entrevistado ultra-sincero, a uma entrevista de emprego. O romance tem a premissa básica de que a vida não cabe numa folha A4 de um curriculum vitae.
Dia 28 de setembro às 12h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Lê No Ninho
Programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de 6 meses a 4 anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores. Mediadora: Renata Rossi.
Dia 28 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Mediação de Leitura
Mediação de leitura literária para a 1ª. Infância com escritores modernistas Câmara Cascudo e José Paulo Paes. Classificação indicativa: Livre
Dia 1º de outubro às 14h30 - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 2 de outubro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de Leitura de textos com a temática do terror.
Agendamento para escolas pelo telefone 2143-1811.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 3 de outubro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
INFANTIL
Trilhinha do mar
O projeto “Trilhinha do Mar” é uma extensão do projeto "Trilha do Mar", duo feminino de sons suaves, união de Suzana Ruiz e Mathilde Rousseaux, duas artistas ímpares em convergência entre Brasil e França. Este espetáculo proporciona um experiência musical voltada ao público infantil, misturando canções da dupla com atividades lúdicas como desenho e percussão corporal. Rodrigo Borghi (contra-baixo e banjo) e Narayan Pinduca (washboard, pratos, sinos, campainha e outras percussões atípicas) trazem sonoridades e ritmos dinâmicos, curiosos e divertidos com o objetivo de criar trocas e interações com as crianças. Classificação indicativa: Livre. | Música para crianças. Duração: 50 min.
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
As Piratas
Cia Pirata
Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam. Com cenário lúdico feito de material retirado do lixo, o espetáculo aborda importantes questões ecológicas e sociais, além de tratar da transformação, tanto do lixo, quanto das próprias personagens durante essa busca, inspirando e propiciando o empoderamento da criança. Classificação indicativa: Livre. | Música e Teatro Infantis. Duração: 50 min.
Dia 28 de setembro às 40h - Biblioteca Sylvia Orthof
Sacizada - Inimar dos Reis
Grupo Folias e Folguedos
Na Mata, quando se ouve um assobio longo, é o Saci que está por perto. Este moleque com uma perna só, carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira os ninhos e apaga o fogo do fogão, vive fazendo travessuras e é o tema deste espetáculo interativo cênico-musical com causos, danças, cordéis e brincadeiras sacizísticas. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público. Classificação indicativa: Livre. | Música e Cultura Popular. Duração: 60 min.
Dia 29 de setembro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Meu Primeiro Clássico
Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perraut, Joseph Jacobs
Meu Primeiro Clássico
O Projeto traz histórias dos mais importantes autores da literatura infantil, para crianças terem seu primeiro contato com a literatura.Dessa forma, a Companhia Eu + 1, faz comentários e leituras através de contos de fadas dos escritores mais conhecidos desse gênero: os Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perraut e Joseph Jacobs.
Irmãos Grimm
Quem nunca ouviu falar na menina de capuz vermelho que leva seu cestinho de doces para vovozinha? Ou da linda princesa que joga suas tranças do alto de uma torre? Essas são histórias que foram coletadas e editadas pelos Irmãos Grimm e continuam vivas e atuais, encantando sempre crianças e adultos. Classificação indicativa: primeira infância. Duração: 40 min.
Dia 2 de outubro às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen foi um grande escritor e poeta dinamarquês, seus contos estão entre as mais famosas histórias que conhecemos. A Cia escolheu contar sobre um patinho que não era tão feio assim e sobre uma princesa que precisou provar que era da realeza dormindo sobre uma pilha de colchões. Classificação indicativa: primeira infância. Duração: 40 min.
Dia 2 de outubro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Charles Perraut
Um francês que ouvia histórias que a mãe contava ao pé da lareira, foi considerado o pai da literatura infantil. E é em homenagem a esse grande escritor, chamado Charles Perraut, ele apresenta O Gato de Botas e Cinderela, histórias clássicas que foram imortalizadas em filmes e desenhos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 1º de outubro Às 10h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 2 de outubro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
BRINCANTE
Folias Brincadeiras e Cantigas
O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 28 de setembro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
TEATRO
Balonário (o balão do imaginário)
Cia Navega Jangada de Teatro
Zé Gabriel (boneco) e sua amiga (manipuladora), baloneiros, aventureiros, vem não se sabe de onde, nem quando, parar em uma pequena ilha deserta.
Caem com seu balão depois de uma forte corrente de vento.
Atracados nesta ilha estão dois pescadores (músicos) em um pequeno barquinho. Sem saber o que fazer, Zé tenta se virar com o que possui: uma lona de balão, um cesto do mesmo, um pente, um rádio, e... bom humor. Os dois pescadores acabam se tornando cúmplices de Zé Gabriel, porém se divertem com as confusões causadas por ele.
Através da linguagem não verbal e da música (instrumental) como elemento fundamental na narrativa, a Cia traz um espetáculo de bonecos que se utiliza da manipulação direta e com varas, que busca estimular o imaginário de cada espectador, intercalando momentos de riso, tensão e paixão. Classificação indicativa: de 2 a 8 anos. Duração: 50 min.
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Beco Dos Gatos
Núcleo Educatho
Pepê, Mortadela, Edgar e Socorro são gatos que vivem em um beco escondido na cidade. Seu único amigo é o morador de rua Zé dos Gatos, que vive junto com os bichanos e adora oferecer presentes toda vez que volta das ruas.
Essa vida muda quando empresários decidem comprar o beco e expulsar todos os felinos. É neste conflito que os pequenos animais decidem se juntar e criar uma Cia. de teatro para salvar seu único lar, “O Beco dos Gatos”. Classificação indicativa: partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 29 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Café
Companhia dos Solilóquios
Dois jovens se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 60 min.
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 28 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Cotidiano – Teatro de Bonecos
O Jovem Monitor Cultural (JMC) Edison de Souza Santos apresentará um teatro de bonecos utilizando a técnica de manipulação direta inspirada no boneco japonês “bunraku”. Na história o personagem vive situações do cotidiano com simplicidade e humor.
Cenografia, sonoplastia e criação do boneco e objetos do JMC. Duração: 20 min. Classificação indicativa: Livre.
Dias 1º e 2 de outubro às: 9h – Biblioteca Érico Veríssimo
Ikarus
Cia Teatro Incomun
Mitos gregos. Grandes tesouros conservados a séculos pela literatura. Inúmeros autores dedicaram suas vidas a buscar e entender as diversas simbologias que as mitologias proporcionam. E se pudéssemos transportar alguma mitologia para os dias atuais com um olhar para problemáticas dos dias de hoje? Foi a partir dessa ideia que Yuri de Francco começou o processo do espetáculo infantil “Ikarus” que, sob a batuta da diretora Andrea Macera e dramaturgia inédita de Ana Roxo, se debruçaram sobre o mito de “Ícaro”. Através de uma linguagem cômica com muita música e alguns números de mágica inseridos na dramaturgia, o espetáculo é dedicado para toda família. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 1º de outubro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 1º de outubro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 2 de outubro às 9h30 - Biblioteca Helena Silveira
Vidma, a menina trança-rimas
O espetáculo é inspirado no livro "Um Caldeirão de Poemas 2" da autora Tatiana Belinky. Vidma é uma menininha que mora em um lugar muito frio com sua família. Cheia de criatividade, o tempo todo inventa poemas divertidos para ilustrar as situações vividas em sua casa, desde broncas até brincadeiras. Apaixonada pelo mundo das bruxas acha sempre uma brecha para declamar limeriques de diversos bruxos e bruxas que já conheceu em seus pensamentos, mas essa menina tem apenas uma certeza: a de que sua mãe é uma bruxa! Principalmente quando experimenta sua sopa. Acaba comparando a comida feita pela mãe com uma receita de bruxa, por achá-la muito ruim. Só que mexer com bruxa pode ser uma brincadeira muito perigosa e é esta receita “mágica” que a faz viajar para outro lado do oceano e viver diversas aventuras com figuras excêntricas e engraçadas. Classificação indicativa: a partir de 5 anos. Duração: 50 min.
Dia 1º de outubro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 2 de outubro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Batalha de Improvisação com Máscaras
Sete atores utilizando máscaras se confrontam no palco aos moldes das antigas disputas dos programas de auditório, se lançando em uma apresentação imprevisível onde tudo é improvisação. Já na chegada, o público é convidado a embarcar nesta inédita aventura teatral, sugerindo temas de improvisação a serem sorteados. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 2 de outubro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 3 de outubro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Apresentação de Bonecos
Teatro
Teatro de bonecos
Com Edison de Souza Santos
O Teatro de Bonecos utiliza a técnica de manipulação direta inspirada no boneco japonês "Bunraku". Na história o personagem vive situações do cotidiano com simplicidade e humor.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 20 min.
Dia 3 de outubro às 16h – Biblioteca Paulo Duarte
CIRCO
Entre Pontes e Muros
Palhaços Sem Fronteiras Brasil
Como transpor as fronteiras entre nós?
Partindo da temática territórios e fronteiras, o espetáculo foi desenvolvido para discutir e revelar conflitos e questões dentro do mundo das divisões de terras e ocupações.
O roteiro conta a história de quatro palhaços em fuga. Estes se veem diante de um imenso muro e, acuados, são obrigados a transpor o obstáculo. Salvos, do outro lado do muro, começam a habitar esse novo espaço.
Como será feita a divisão de espaço entre eles? Um palhaço não sabe dividir o espaço entre todos, é quando surgem os conflitos, brigas e desentendimentos.
Mas, aos poucos, por meio da integração pela arte e da compatibilidade de saberes, eles descobrem uma forma prática de habitar o mesmo lugar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 27 de setembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 30 de setembro às 9h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Beiradinha do Mundo (Nina tem medo de Palhaço)
Munidos de sapatos gigantes, narizes vermelhos e canc?o?es colhidas mundo afora, dois palhac?os viajam para encontrar crianc?as que agora moram num campo de refugiados na “beiradinha do mundo”. Terá também a entrega de um livro por biblioteca em que forem realizar a apresentação + bate papo com o autor ao final da apresentação. Em Nina tem medo de palhaço, o autor Walter de Sousa trata de um tema bastante recorrente no universo infantil: os medos das crianças e como lidar com eles. Classificação indicativa: livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de outubro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 3 de outubro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
Beiradinha do Mundo (Nina tem medo de Palhaço)
Munidos de sapatos gigantes, narizes vermelhos e canc?o?es colhidas mundo afora, dois palhac?os viajam para encontrar crianc?as que agora moram num campo de refugiados na “beiradinha do mundo”. Terá também a entrega de um livro por biblioteca em que forem realizar a apresentação + bate papo com o autor ao final da apresentação. Em Nina tem medo de palhaço, o autor Walter de Sousa trata de um tema bastante recorrente no universo infantil: os medos das crianças e como lidar com eles. Classificação indicativa: livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de outubro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 3 de outubro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
MÚSICA
Banda Ôncalo - Jukebox
Inspirado na “Jukebox - máquina de tocar música”, a Banda Ôncalo apresenta este projeto de releituras de sucessos da década 1960 até os dias atuais. São versões instrumentais de músicas que vão de James Brown a Seu Jorge executadas por uma pequena banda de trompetes, trombone, tuba e bateria na forma de um cortejo descontraído e bem-humorado. Classificação indicativa: Livre. | Cortejo Musical. Duração: 50 min.
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Nacionalismo e a Vanguarda Musical Brasileira
Duo Flutuart
Da semana da arte moderna de 1922 até a vanguarda musical brasileira, o Duo Flutuart - formado por Paula Pascheto (flauta) e Deise Hattum (piano) - selecionou um repertório especial que vai do nacionalismo de Villa-Lobos ao vanguardismo de Edino Krieger. Uma história brasileira contada através da música de autores como Guerra-Peixe, Radamés Gnatalli e Camargo Guarnieri, entre outros. Classificação indicativa: Adulto e terceira idade. Duração: 50 min.
Dia 27 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Um Homem Vestido de Sol
Quinteto Madureira Armorial
O espetáculo traz a cena musical de sonoridade instrumental baseada nos folguedos populares do nordeste, nos causos e nas cantorias dos repentistas, visando resgatar a cultura popular com uma formação camerística com viola caipira, violão, flautas, percussão, violino e marimbau, pífano e rabeca. O espetáculo é dividido em atos, composto de um cenário com uma atmosfera regional, cordéis autorais da Cidade Armorial e traz composições autorais que homenageiam o escritor Ariano Suassuna, que criou em 1970 o Movimento Armorial, uma organização de artistas em busca da construção de uma música erudita nordestina oriunda de raízes populares. O movimento abrangeu diversas formas de manifestação artística como pintura, música, literatura, dança e teatro. Classificação indicativa: Livre.Duração: 50 min.
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Belmonte
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Testando Conexões
Cientistas malucos fazem testes e conectam pessoas com autores.
Após a conexão é lido um trecho de poema ou história e a pessoa é "etiquetada" para expressar publicamente como está se sentindo com a conexão e com a descoberta do autor.
Alguns dos autores: Eva Furnari, Ilan Brenmam, Renato Moricone, José Paulo Paes, Victor Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Ítalo Calvino, Monteiro Lobato, Manuel de Barros e Marco Antonio Ponce. Classificação indicativa: a partir de 5 anos.. Duração: 60 min.
Dia 1º de outubro às 09h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 2 de outubro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Festa de Rei - Brincadeiras Culturais/Transmissão de Saberes:
O coletivo Festa de Rei, por meio de seus projetos, desenvolve aulas de capoeira, oficinas brincantes e intervenções artísticas a partir das manifestações da cultura popular no Cingapura do Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo.
O Coletivo Festa de Rei fomenta o acesso às culturas tradicionais e populares por meio de oficinas e vivências, despertando o contato com manifestações da cultura popular brasileira. O projeto existe há 06 anos com aulas regulares de capoeira além das oficinas e dias brincantes, coco e samba de roda que tem a proposta de unir gerações, pois o projeto é feito pela e para a comunidade e a ideia é criar propostas que superem as questões de idade e produzam uma forma de aprendizagem horizontal proporcionando nesse despertar um momento compartilhado por todos os envolvidos.Classificação Indicativa: Livre. Duração: 40 Min.
Dia 2 de outubro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
EXPOSIÇÃO
Florescer
Florescer é a nova exposição do grupo ARPA EXPO. A primavera é a estação das flores, onde a natureza se renova, um novo ciclo é composto de cores, perfumes e texturas que trazem alegria e renovação. Nós vamos através de pinceladas, reproduzir a vivacidade, a vibração e a leveza desta estação. Com a sensibilidade e o olhar artístico apurado, esta série de pinturas com técnicas variadas, beleza e riqueza de detalhes, com criatividade experimentações, abre a porta do imaginário e nos remete a uma profusão de cores e formas em homenagem à primavera.
Vernissage: Dia 14 de setembro às 10h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
De 2 a 28 de setembro – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
63 Anos de História
Exposição de fotos da Biblioteca Ricardo Ramos e do bairro da Vila Prudente em comemoração ao 63º aniversário da Biblioteca. Quer saber como era a Biblioteca na década de 1960? Ou conferir as várias programações culturais que aconteceram e ainda acontecem por aqui? Vem comemorar com a gente! Classificação indicativa: Livre.
Dia 6 de setembro a 31 de outubro – Biblioteca Ricardo Ramos
Nuances e Transparências da Aquarela
Pelo quinto ano consecutivo, a ABA (Associação Brasileira de Aquarela e Arte sobre Papel) vai expor produções de seus artistas na Biblioteca Mário Schenberg. O evento ocorrerá de 14 de setembro a 14 de outubro de 2019, com curadoria e organização de Maria Clarice Sarraf, Maria Inês Lukacs, Isabel Cardoso e Cassiano Pereira Nunes.
*A ABA - Associação Brasileira de Aquarela e Arte sobre Papel, fundada pela estimada Iole de Natale, em 1987, que é nossa parceira de longa data, é um grupo que apoia, congrega, incentiva e promove a divulgação da aquarela e de seus profissionais, visando a expansão, pesquisa e intercâmbio dessa Arte, através de exposições, cursos, workshops, palestras, pesquisa histórica e do aprofundamento técnico-educacional e da interação cultural.
De 14 de setembro a 14 de outubro - Biblioteca Mário Schenberg
ENCONTROS E OFICINAS
Oficina de Origami
Com a artesã Clarice Ota
Origami é a tradicional arte de fazer formas dobrando o papel. O praticante de origami exercita e desenvolve a observação do mundo, a concentração, a memorização, a coordenação motora fina, a precisão e a criatividade. A partir da prática constante aprimora-se sua técnica e pode-se criar novas figuras, como fazem pessoas pelo mundo. Classificação indicativa: Livre.
*Inscrições pelo telefone: (11) 2295-3447
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Palestra sobre Nietzsche
com o Prof. Adriano Alves
Mediação: Thomas Edison
Dia 28 de setembro das 9h às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Grupo de Estudo de Filosofia- Introdução ao pensamento do Filósofo moderno Michel Foucault (1926-1984)
Mediadores: Integrantes do Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia C.A.E.F.
Os encontros do Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades, trazem a possibilidade de realizar a introdução e assimilação dos pensamentos de filósofos clássicos e ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados com horários pré agendados e realizados por um mediador
diferente.
Neste referido encontro serão abordados e discutidos alguns aspectos principais do pensamento do Filósofo moderno Michel Foucault (1926-1984) e sua relevância filosófica para a atualidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 28 de setembro às 13h – Biblioteca Brito Broca
Grupo de Estudos Cativando Conhecimento
Com Renato de Souza
Esse Grupo de Estudos surge da vontade do Renato de Souza, juntos com Mestres, Contra Mestres, professores, professoras e alunos do Grupo Cativeiro Capoeira de fomentar a formação dos capoeiristas e demais interessados, partindo do pressuposto que, a Capoeira abre brecha para o entendimento da história da população negra em diversos âmbitos. Por esse motivo e tendo como norteador o lema do Grupo Cativeiro Capoeira – PARA NÃO SER CATIVO DE NINGUÉM – surge esta atividade, pois entende - se que é necessário o estímulo a apropriação e conhecimento da história, cativar capoeiristas, público em geral, especialmente pessoas afro-brasileiras a tomarem as rédeas sobre sua existência, fazê-las entender que cabe a elas o compartilhamento de saberes entre os seus. Se utilizando da dimensão pedagógica existente na capoeira para o resgate da história, que é rica e pouco sabida, visando a contribuição na construção da identidade da criança, jovem e do adulto brasileiros através do conhecimento da história de seus ancestrais. A proposta visa também o incentivo a leitura e a otimização do uso da biblioteca Paulo Duarte, que conta com um grande acervo a respeito da história e cultura africana e afro-brasileira. Classificação indicativa: Livre. Duração: 180 min.
Dia 28 de setembro às 13h – Biblioteca Paulo Duarte
Pegue, Leve e Leia
Distribuição gratuita de livros.
Todo último sábado do mês.
Classificação indicativa: Livre
Dia 28 de setembro às 9h - Biblioteca Gilberto Freyre
Oficina de Observação e Mapeamentos Lúdicos das Aves do Parque da Aclimação
Com Ângela Camargo e Cibele Gardin.
Na oficina de observação e desenhos de pássaros, realizada no dia 28 de julho, vimos 19 espécies desta fauna no parque da Aclimação. Nossa proposta para esta segunda oficina será uma nova observação das aves, seguida de um mapeamento lúdico das espécies encontradas.Seja um pequeno (ou grande) cientista cidadão e co-criador deste inventário das aves do nosso parque.
Ponto de encontro: em frente a biblioteca
Requisito: ter amor ao meio ambiente.
Sugestão: binóculo, água e muita animação.
Público alvo: crianças de 2 a 100 anos de idade. Duração: 2 horas.
Dia 29 de setembro às 8h - Biblioteca Raul Bopp
Aulas de Reforço: Redação e Elaboração de Currículo
Com Professora Juraci
Agende seu horário para participar das aulas de reforço de redação e auxílio para elaboração de currículos na Biblioteca. As aulas são personalizadas de acordo com as necessidades dos interessados. Classificação indicativa: Livre. Duração: até 120 min.
Dias 1º de outubro - Biblioteca Ricardo Ramos
Vivências para Primeira Infância
Com famílias da região
É um encontro de pais, mães e cuidadores de bebês e crianças 0 a 3 anos, com atividades sensoriais, leitura para bebês, música e troca de experiências entre mães pais e cuidadores. Duração: 120 min.
Dias 1º de outubro às 15h - Biblioteca Raul Bopp
Psicodrama Público na Biblioteca: Vida Cena Poesia
Venha participar conosco de uma experiência coletiva que envolve a criação literária e o teatro, inspirada nas diferentes situações cotidianas de vida. Com os psicodramatistas Pedro Mascarenhas, Cláudio Pawel e Cláudia Fernandes e mediação literária do poeta José Antonio Gonçalves. Realização: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – USP. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Todas as 1ª e 3ª quartas-feiras do mês
Dia 2 de outubro às 19h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Oficina Poesia é tudo! – Diego R’Bor
Instigar os participantes a criar poesias através das suas vivências cotidianas, porque escrever, além de libertar, pode relaxar a mente e com isso as nossas atitudes. No final das oficinas faremos um ZINE contendo todas as poesias dos participantes, incluindo desenhos, rabiscos, fotos e demais manifestações poéticas dos presentes.
FESTA DE ENCERRAMENTO DA OFICINA COM EXPOSIÇÃO DA CRIAÇÃO LITERÁRIA E POÉTICAS DOS PARTICIPANTES. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 horas.
Dia 2 de outubro às 15h – Biblioteca Érico Veríssimo
Confira também as OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS que acontecem semanalmente nas bibliotecas.
CINEMA
Cine-Literatura na Cora
Toy Story 2
EUA,1999, 95 min., DVD.
Direção: John Lassester. Elenco: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Don Rickles, Estelle Harris, Wallace Shawn, Jim Varney e John Ratzenberger.
Woody (Tom Hanks) é roubado de sua casa pelo comerciante de brinquedos Al McWhiggin (Wayne Knight) e seus amigos tentarão resgatá-lo. Mas, quando Woody fica sabendo que ele é uma peça de colecionador valiosa por causa de um antigo programa de TV, ele se vê reunido com outros amigos e não quer ir embora.
Dia 27 de setembro às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Ponte para Terabítia
Bridge to Terabithia, EUA, 2007, 94 min., DVD
Direção: Gabor Csupo. Elenco: Josh Hutcherson, AnnaSophia Robb, Zooey Deschanel.
Durante todo o verão Jess Aarons treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie Burke, que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos. Classificação indicativa: Livre.
Dia 3 de Outubro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina
O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br
Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk