Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo
Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. 2, n. 2, jul./dez. 2020 - Arquivo PDF completo e Tabelas MS- Excel
Em seu terceiro número, o Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo tem nos territórios o seu tema principal.
O artigo publicado na seção 1 traz ao debate o protagonismo do bibliotecário em seu papel de agente cultural decisivo na construção da interação biblioteca-território. Ao compreender as bibliotecas públicas paulistanas como "polos de arte, cultura e literatura espalhados pelas diversas regiões da cidade, cada uma com sua singularidade e com a particularidade de seus territórios", a autora estabelece com o leitor o necessário diálogo sobre a gestão de projetos socioculturais, buscando indicar possibilidades e caminhos para o planejamento, a execução e a avaliação das ações a serem desenvolvidas.
A seção 2 apresenta amplo conjunto de dados, organizados em sete tabelas e um quadro, úteis à reflexão em torno do alcance dos serviços quanto aos territórios de moradia do público usuário da nossa rede municipal. A amostra, relativa ao conjunto de 111 unidades que compõem a rede de serviços municipais de leitura, abrange 93.794 pessoas matriculadas durante 2018. O trabalho que envolveu desde a consulta à fonte primária até a elaboração das tabelas foi desenvolvido especificamente para esta publicação.
Complementam a seção um comentário analítico relativo à distribuição territorial do público leitor, e uma nota metodológica, de forma a que os interessados no tema sejam estimulados ao uso e abuso dos dados disponibilizados.
Veja também a publicação dos números anteriores do Boletim Estatístico de jul./dez. de 2019 e jan./jun. de 2020.