Secretaria Municipal de Cultura
Programação Cultural Biblioteca Viva de Novembro
TEATRO
A nova roupa do Rei
Coletivo Teatral Trupe Trio
Essa peça fala de um Rei, mas não de qualquer rei!
Manequim Stanislavski, governante do reino de plástico, é um rei cheio de superficialidades e que adora ter coisas novas, mas assim que as tem, não quer mais. Enjoa e joga fora. Não se importa com coisa nenhuma, porque acredita que tudo é descartável! Até que um dia, sentindo um grande vazio, decide que quer uma roupa nova e através de uma live chorosa, promove um concurso para ver quem cria uma roupa exclusiva para ele!
E não é que dois espertalhões resolvem participar do concurso, mesmo sem saber costurar? Percebem o consumismo do monarca e resolvem enganá-lo. É aí que começa a confusão da história toda! Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 1o de novembro às 9h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 17 de novembro às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 18 de novembro às 10h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 22 de novembro às 9h30 - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 29 de novembro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca *(Alteração de data)
Nós e a Repolheira
Siriema Spuleta Arte e Cultura
O que o calor humano pode fazer? E o afeto? Qual a extensão de um gesto de carinho? São apresentadas de forma lúdica e cativante duas histórias: "A Repolheira" - uma fábula sobre afeto de Claudia Nina e “Nós” - livro apaixonante de Eva Furnari - onde ambas propiciam uma análise do comportamento humano, dos sentimentos das pessoas e dos problemas. Trazendo de forma divertida e emocionante temas atuais como a reclusão/timidez, o preconceito e a autodescoberta através do afeto e de como desatar "nós". Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 24 de novembro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 29 de novembro às 9h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Contação de história: uma arte de ver e sentir o mundo
Isabela Vespoli
Conceituando o Braille para que conheçam sua importância, para as pessoas que leem com as pontas dos dedos e desenvolvam em si a empatia e atitudes inclusivas. Esta atividade tem por objetivo contar um pouco sobre o Braille e sua importância para as crianças e todas as pessoas com deficiência visual, mostrando assim que a contação de história é um importante instrumento que contribui, e muito, na construção de uma sociedade mais inclusiva. A atividade pretende demonstrar na prática para o público presente como é o Braille e como as pessoas que leem com as pontas dos dedos fazem para ler e aproximar esses mundos para além do visual.
Ela se dividirá em três etapas:
A primeira etapa é uma breve explicação sobre o Braille com o apoio de um jogo feito com garrafas pet que representam o Braille. Através dessa dinâmica vou contar um pouco sobre o alfabeto Braille e sua criação. A segunda etapa é ler uma história em Braille para o público. Depois da história, a terceira etapa, será conversar com eles, tirar dúvidas, saber o que acharam da história e fazer uma rodada de perguntas e respostas: o que aprenderam, se gostaram e como se sentiram com a experiência.Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Acessibilidade: Braille
Dia 4 de novembro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 11 de novembro às 12h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 18 de novembro às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 25 de novembro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
História de Timótia
Vanessa Ferreira / Paulinha França
Timótia, uma palhaça ouvinte, mas que adora se comunicar na Língua de Sinais. Histórias de Timótia é um projeto de Contações de Histórias que fala sobre o percurso dessa palhaça que adora viajar pelo mundo com sua mala acumuladora de histórias, é nela que guarda todas as suas aventuras. Timótia está voltando para a sua cidade natal e nesta aventura se perde pelo caminho e encontra os espectadores para pedir ajuda. Nessa jornada, aproveita para relembrar histórias da sua cidade e outras já vividas e nos convida a explorar o poder das histórias para nos conectar e pensar nas diferenças. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 30 minutos.
Acessibilidade: Libras
Dia 25 de novembro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo *(Alteração de data e horário)
O Fantasma de Canterville
Cia. Tagarela
Nessa adaptação do clássico da literatura infantil “O Fantasma de Canterville”, o medo de fantasma é desarmado por uma abordagem bem humorada. Uma família de estrangeiros se muda para uma casal mal assombrada, mas ao invés de o fantasma atormenta as pessoas, são elas que surpreendem e atormentam o fantasma. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 45 minutos.
Dia 16 de novembro às 13h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 17 de novembro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 24 de novembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 25 de novembro às 9h30 - Biblioteca Anne Frank
Dia 27 de novembro às 15h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
CULTURA POPULAR
O projeto Cultura Popular propõe um foco maior nas produções artísticas relacionadas à identidade regional, demonstrando a variedade do saber popular no âmbito artístico, social e cultural. O objetivo proposto é promover o reconhecimento e visibilidade das diversas linguagens presentes no território, com eventos que trazem a cultura o popular de todas regiões do país, com mestres da sabedoria popular e manifestações tradicionais como cordel, maracatu, umbigada, carimbó, cacuriá, coco, entre outros.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A Flor do Mamulengo
Mamulengo Água de Cacimba
O Mamulengo é um Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do país. Esse brinquedo é passado oralmente de geração em geração, de mestre a aprendiz.
Em “A Flor do Mamulengo”, os bonecos apresentam cenas poéticas da vida e do trabalho no campo, propondo reflexões através do lúdico e criando um espaço de interação com o público. O enredo encena o cotidiano familiar do vaqueiro Benedito, da agricultora Joaninha e de Dona Prazeres, parteira que vem ajudar o filho do casal a nascer. A personagem é uma homenagem a Maria dos Prazeres de Souza, parteira e enfermeira obstétrica, patrimônio vivo do estado de Pernambuco. A brincadeira também traz o boi e a cobra, além dos personagens “Janeiro vai-Janeiro vem”, “Palhaço da Vitória” e “Quitérias”, bonecos e bonecas tradicionais do mamulengo pernambucano. A maior parte das músicas que animam a brincadeira são de autoria do grupo, que traz também algumas canções populares, todas tocadas ao vivo. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 minutos.
Dia 1o de novembro às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 4 de novembro às 11h - Bosque de Leitura Parque do Carmo
Dia 8 de novembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 10 de novembro às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 16 de novembro às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 17 de novembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 18 de novembro às 11h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 21 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo *(Alteração de local)
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
POVOS ORIGINÁRIOS
O projeto Povos Originários traz povos indígenas de diversas regiões do país para mostrarem sua cultura e tradições nas bibliotecas, sendo protagonistas da própria história.
PERFORMANCE
Toré - Cantos e Danças com Sabuká Kariri - Xocó
Sabuká Kariri Xocó
O Toré é um conjunto de cantos e danças indígenas que expressam os acontecimentos históricos, culturais, apresentando em forma de arte os fenômenos naturais do universo tribal.
O grupo Sabuká convida a todos para que possam estar juntos honrando a memória e o contexto dos povos originários brasileiros. Transformando realidades através dos cantos sagrados, aproximando e curando a humanidade, com a identificação, união e a interação dos Torés. Trazendo compreensão sobre o propósito e a essência do povo Kariri- Xocó. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 1o de novembro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 8 de novembro às 14h30 - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 9 de novembro às 10h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 11 de novembro às 11h - Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares
Dia 14 de novembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
VOZES PERIFÉRICAS
O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias e de grupos marginalizados. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da acadêmica, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.
SARAU
Sarau DI Rainha
Manifesto Crespo
Mulheres negras nas artes é um Sarau-festa que promove o protagonismo feminino nas artes, integrando linguagens em um clima diverso e aconchegante. Com pinceladas poéticas, propõe que o público traga sua arte para engrossar o caldo do encontro. Misturando performance, artes visuais, literatura e microfone aberto, tem como atração musical uma apresentação- pocket de Denna Souza & As Mandingas de Ajé. Para a temporada nas Bibliotecas Municipais o formato contará com adequações sem perder a qualidade e muita inventividade. Classificação indicativa: Jovem (15 a 17 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 8 de novembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 17 de novembro às 10h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 22 de novembro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 24 de novembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 30 de novembro às 13h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
CULTURAS NEGRAS
O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Chiquinha Gonzaga, a Maestrina!
Núcleo Histórias de COmadres
Narração baseada na história da grande musicista e revolucionária negra brasileira, Chiquinha Gonzaga. Primeira maestrina brasileira, primeira compositora para peças de teatro e também defensora fervorosa do fim da escravidão, Chiquinha enfrentou o julgamento de muita gente para poder viver sua própria vida como bem entendia, dedicando-se à música que foi o seu grande amor. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 45 minutos.
Dia 1o de novembro às 10h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 18 de novembro às 11h - Bosque de Leitura Parque do Carmo *(Local alterado)
Dia 21 de novembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 22 de novembro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 24 de novembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 30 de novembro às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
O baú de memórias de Aimée
Movimento Vem Brincar
Representatividade, pertencimento, ancestralidade e muito mais. A contação de história gira em torno de Aimée, uma menina que queria ser princesa e nunca se via representada em suas buscas. A contação de história se baseia no livro “Aimée e a coroa que não conseguia ver", que apresenta um impasse comum entre meninas e crianças negras a identificar sua beleza.
Trata-se de uma história afrocentrada emocionante sobre beleza, identidade, autoestima e escuta aos mais velhos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 7 de novembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 9 de novembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 17 de novembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
CIRCO
Eranko
Circo de Ébanos
O Circo de Ébanos apresenta um espetáculo técnico e criativo Eranko, com uma narrativa que mescla o circo contemporâneo com elementos da cultura afro-brasileira como a dança, percussão e capoeira, considerando a bagagem e o repertório dos artistas, todos negros, que trazem performances inovadoras em aparelhos como bambolê, perna de pau, roda cyr e coreografias diferenciadas. A companhia existe há 14 anos com um repertório de vários espetáculos e uma trajetória de mais de 150 apresentações. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 45 minutos.
Dia 1o de novembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 8 de novembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 23 de novembro às 10h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 23 de Novembro às 15h - Biblioteca Paulo Duarte *(Alteração de data e local)
LITERATURA
Roda de Leitura - Voa Besouro
Israel Neto
A roda de leitura “Voa Besouro” promove por meio da leitura dos livros da coleção Literária Besouro, prática de jogos africanos e atividades lúdicas um encontro de crianças e adolescentes com as culturas africanas, afrobrasileiras e dos povos originários. A mediação do encontro é feita pelo autor Israel Neto. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 1o de novembro às 9h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 7 de novembro às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 8 de novembro às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 9 de novembro às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 10 de novembro às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 16 de novembro às 15h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 17 de novembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 23 de novembro às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 29 de novembro às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 30 de novembro às 10h - Biblioteca Raul Bopp
MÚSICA
Shosholoza – Uma Viagem Sonora [Em referência à Semana da Música e Dia do Músico - entre 16 e 22 de novembro]
Cia. Deodara
Deodara em "Shosholoza - Uma Viagem Sonora" tenta, pretensiosamente, ressignificar os valores étnicos hoje presentes em nossa sociedade. Em sua criação busca ressignificar conteúdos e manifestações artísticas referentes às nossas raízes africanas que contribuíram integralmente para o processo de construção do Brasil.Para tanto, parte de estudos de contos da mitologia negra, fábulas de civilizações periféricas e africanas.canções de resistência negra, de boas vindas à Mãe África e das diferentes regiões do Brasil.
No espetáculo há um repertório de canções de diversos países africanos e da nossa cultura negra brasileira, conceituando uma releitura utilizamos canções de África do Sul, Congo, Moçambique e das manifestações artísticas regionais a cultura popular negra brasileira, como ciranda, jongo, cacuriá, maracatu, ijexá entre outros. Contudo o projeto visa celebrar a essência africana e afrodescendente, ou seja, as brasilidades na África e as africanidades no Brasil. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 16 de novembro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 16 de novembro às 15h - Biblioteca Anne Frank
Dia 17 de novembro às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 21 de novembro às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
IMIGRANTES
Com o objetivo de proporcionar uma maior multiculturalidade, o projeto Imigrantes convida artistas e a arte imigrante a partilharem com os nossos equipamentos a herança cultural, a dança, a língua e seus dialetos, a música, a literatura e outras linguagens de artistas/grupos pertencentes em diversas nacionalidades.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
TAÍ - Território Artístico Imigrante Itinerante: Contando Áfricas
Visto Permanente - Prudence Kalambay / Isidro Sanene / Aboubacar Sidibé
Áfricas são muitas e muito diversas e através dessa hora de contação de histórias escutaremos memórias e sabedorias vindas desse outro lado do Atlântico, principalmente desde as Áfricas central e ocidental, sobretudo da República Democrática do Congo, de Angola e da Guiné Conacri. Pela voz de Prudence Kalambay, Isidro Sanene e Aboubacar Sidibé, escutaremos múltiplas vozes vindas destas regiões enormes e tão ricas, ressoando nas bibliotecas municipais da nossa cidade de São Paulo, semeando novas histórias entre as crianças, jovens, adultos e anciões de mais de treze bairros paulistanos, nas quatro zonas da capital. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 7 de novembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 8 de novembro às 10h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 21 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 22 de novembro às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos
BEBÊLÊTECA
O projeto BebêLêteca é uma vertente do projeto Primeira Infância, que é composto por eventos voltados ao público com faixa etária de 0 a 6 anos. BebêLêteca será desenvolvido nas salas de primeira infância instalados em algumas Bibliotecas Municipais de São Paulo (CSMB), um espaço afetuoso com livros e histórias para os bebês e seus cuidadores. O foco deste projeto é na primeiríssima infância, trazendo a contação de histórias e a mediação de leitura com muito cuidado e ludicidade para os pequeninos terem o quanto antes o contato com os livros e a literatura, estimulando a imaginação, enriquecendo o vocabulário e o processo cognitivo dos bebês auxiliando no desenvolvimento do raciocínio.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
BebêLêteca Do Conto ao Livro com Sendero Cultural
Do Conto ao Livro é um projeto pensado para Primeira Infância, que trabalha com elementos sonoros e visuais para apresentar contações de histórias e mediação de leitura, ricas em cores e formas inspiradas nos mais conhecidos clássicos do “Era Uma vez” e nas cantigas infantis que atravessam gerações. Pelos olhares e mãos de uma criança, tudo se torna um brinquedo; com ritmos, sons e formas; um pedaço de madeira vira a torre de um castelo ou um avião, um tecido vira um dragão ou uma fada, das nuvens que viram seres, sendo esse olhar lúdico e criativo extremamente enriquecedor para os pequenos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 18 de novembro às 11h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 25 de novembro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
BebêLêteca com Cia. Circo de Trapo
O trabalho traz histórias infantis como A CRIANÇA E AS CORES, ELEFANTES NA TEIA DA ARANHA e DONA BARATINHA. Histórias narradas com músicas e brincadeiras seguidas de leituras partilhadas através do acervo de livros para a primeira infância.Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 10 de novembro às 15h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 18 de novembro às 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 25 de novembro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
BebêLêteca Cia Passarinho Contou
No começo de tudo...
Éramos bebês!
E o começo de tudo...
Fazemos com histórias.
E para embalar os bebês no mundo da leitura, vamos de contação de histórias, parlendas e cantigas, com livros gostosinhos pra por na boca e experimentar. Com a Cia passarinho
Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 18 de novembro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 25 de novembro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
BebêLêteca com O casulo viajante
BebêLêteca - um espaço de afeto entre livros e histórias para os bebês e seus cuidadores. As histórias e mediação de leitura serão acompanhadas de músicas e acalantos que permeiam a cultura da infância, materiais de uso cotidiano e objetos que possibilitam a experimentação sensorial dos pequenos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 8 de outubro às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 11 de outubro às 11h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 18 de outubro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 25 de outubro às 11h - Biblioteca Castro Alves
O(A) ESCRITOR(A) NA BIBLIOTECA
O projeto O(a) Escritor(a) na Biblioteca consiste em encontros com escritores nacionais nas Bibliotecas Municipais da cidade de São Paulo. No encontro, o escritor apresenta sua obra e relata suas experiências, promovendo a aproximação com os leitores. Além de estimular a criação literária e o gosto pela leitura, o projeto contribui com a divulgação das obras dos autores nacionais. Esta edição é uma parceria da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas com a Editora Panda Books, que sempre nos atendem nessa tarefa de incentivar e democratizar o acesso à literatura na cidade.
Encontro com CRIS EICH
Cris Eich nasceu em Mogi, interior paulista, em 1965. Ainda adolescente mudou-se para São Paulo onde frequentou ateliês de gravura, pintura, cerâmica e aquarela, técnica pela qual tem predileção. A ilustração de livros infantis possibilitou a união de duas paixões: o desenho e a literatura, e Quem perde ganha é a sua quinquagésima segunda colaboração em livros para garotada. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 7 de novembro às 14h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 8 de novembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Encontro com MARCELO JUCÁ
Marcelo Jucá é escritor, jornalista e artista-educador. Desenvolve suas obras a partir do lúdico e do tempo, e também ministra oficinas relacionadas à literatura. Já escreveu vários livros para o público infantil e infantojuvenil. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 9 de novembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Encontro com MADALENA MONTEIRO
Madalena Monteiro é uma dessas Educadoras-artistas como tantas que encontramos por esse Brasil.
Formou-se em Pedagogia pela PUC/SP e no início de sua experiência como professora descobriu-se “Contadora de histórias” e foi se aperfeiçoar nessa Arte. Depois de experimentar durante dezessete anos a docência como “professora alfabetizadora”, de contar muitas histórias por esse Brasil afora e de trabalhar na formação de muita gente que queria contar histórias, decidiu se especializar em Didática da Alfabetização. A partir daí concentrou suas atividades na formação de professores em Língua (Leitura, Escrita e Comunicação Oral), na formação de aventureiros na Arte de Contar História e na produção e realização de espetáculos de narração de contos. Atualmente é formadora da Comunidade Educativa CEDAC, do CENPEC, da Movimenta Educação. Também é colaboradora na produção de material de apoio ao educador e demais interessados no incentivo à leitura na Plataforma do Letramento, iniciativa do CENPEC e da Fundação Volkswagen. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 10 de novembro às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 10 de novembro às 13h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Encontro com CAIO TOZZI
Caio Tozzi é escritor, roteirista e jornalista. Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Roteiro Audiovisual pela PUC-SP. Atua há mais de 10 anos na criação de histórias e conteúdos para projetos de arte, cultura e entretenimento – além de também produzir para publicidade e mercado corporativo. Como escritor, reuniu seus contos e crônicas nos livros “Postal e outras histórias” e “Quando éramos mais”. Para os jovens leitores escreveu “Tito Bang!”, “Fabulosa Mani” “Procura-se Zapata”, entre outros. Como documentarista, codirigiu e roteirizou os filmes “Ele era um menino feliz – O Menino Maluquinho, 30 anos depois” e “A vida não basta”. No teatro, tem montado “Vic Triunfo” e “Os Lunáticos”, espetáculo destinado para o público infantojuvenil. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 24 de novembro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
VEJA TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE NOVEMBRO DAS BIBLIOTECAS COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.
Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas