Secretaria Municipal de Cultura
Destaques da Semana - 1 a 7 de março
MÊS DAS MULHERES
CIRCO
A andarilha
Rainhas do Radiador
A palhaça Rufina vem chegando em algazarra com seu carrinho de bebê. Ao deparar-se com uma sanfoneira sentada, decide fazer um show. Muito carismática, a palhaça revela um universo bastante peculiar de memórias, sonhos e humanidades. É cômico, trágico, sensível e fantástico. O espetáculo ainda utiliza recursos circenses como acrobacia, magia cômica, malabares e instrumentos excêntricos. Conta com uma trilha sonora executada ao vivo por uma sanfona com repertório autoral. Classificação indicativa: Livre. Duração: 35 minutos.
Dia 1o de março às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 5 de março às 10h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 6 de março às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 7 de março às 10h - Biblioteca Marcos Rey
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Contos de Mulheres Fortes para uma Terra sem Males
O espetáculo reúne quatro contos de tradição oral que ressaltam o protagonismo feminino, narrados de forma lúdica, envolvente e interativa pelas narradoras Andréa Sousa e Ivani Magalhães, as narrativas de diferentes culturas homenageiam e enaltecem a força da mulher. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 1o de março às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 2 de março às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 6 de março às 10h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 7 de março às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
O Bibliotecário e o Livro de todas as histórias
Cia. Teatro InComum
Houve um tempo em que nesse mundo existia apenas uma biblioteca. Nela, todos os livros do planeta e um altivo funcionário: O BIBLIOTECÁRIO.
Com o passar do tempo, os livros começaram a aumentar. Muitas e muitas histórias
chegavam de toda parte do globo. E a biblioteca foi acumulando, acumulando e
acumulando livros. Até que, de repente, o chão não aguentou, cedeu e abriu-se um buraco imenso (quase) sem fim.
Lá no fundo, era só O BIBLIOTECÁRIO e os LIVROS. E assim, muitos e muitos anos se passaram. Nesse tempo, o dedicado funcionário foi em busca de respostas nos... LIVROS!! Claro!! E encontrou. Não se sabe bem ao certo como isso se deu, mas ele leu todos os exemplares da antiga biblioteca e, assim que acabou, um grande livro mágico surgiu na sua frente e o tirou de lá, era O LIVRO DE TODAS AS HISTÓRIAS Hoje, O BIBLIOTECÁRIO viaja pelo mundo com O LIVRO DE TODAS AS HISTÓRIAS, contando o que sabe e, também, colocando novas histórias para dentro do seu livro, pois, afinal, toda história merece existir. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 1o de março às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 5 de março às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 6 de março às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 7 de março às 14h - Biblioteca Roberto Santos
A Mulher pode ser o que ela quiser
Coletivo Cafuzas
Você sabe quem foi a poeta que tinha um sonho de criar uma biblioteca infantil? E a mulher que escrevia diários em pedaços de papéis velhos e tinha o sonho de ser uma grande escritora? Um pirulito para quem acertar esta: quem escrevia poemas tão doces quanto os doces que fazia? E quem era a menina que brincava com os vaga-lumes e brilhou como eles no palco? Para saber essas respostas e também conhecer ou redescobrir algumas das mais brilhantes artistas brasileiras, o Coletivo Cafuzas convida para um encontro entre versos, canções, cadernos de receitas e histórias de grandes mulheres. As narrativas foram baseadas no livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, de Débora Thomé. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 5 de março às 9h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 6 de março às 10h - Biblioteca Belmonte
Dia 7 de março às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Roda de Histórias Saberes da vovó
Cia Palavras Andantes
O livro Saberes da vovó foi lançado em 2017, narra a trajetória de uma menina e a sua avó, numa troca amorosa de saberes entre gerações. E desde então, Célia Gomes e Mauricio Maas têm espalhado esses saberes para crianças de todas as idades em uma apresentação cheia de humor e momentos de pura emoção!
Os diálogos da história são entrelaçados por provérbios e ditados populares, criando a partir dos mesmos, uma história poética e divertida que valoriza a sabedoria popular e elementos ricos do folclore brasileiro. A narração da história acontece entremeada por cantigas populares, brincadeiras e outros elementos do folclore brasileiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 5 de março às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 6 de março às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos
Mulheres de Sabedoria
Cia Duo Encantado
Os contos deste repertório são protagonizados por mulheres que carregam a força, a resiliência e a sabedoria ancestral para os tempos de hoje. As histórias são da tradição oral de diversas partes do mundo e serão recontadas entre cantos tradicionais entoados na poética e na força simbólica que carrega cada um dos contos Classificação indicativa: + 10 anos. Duração: 60 minutos.
Dia 7 de março às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
CULTURA POPULAR
O projeto Cultura Popular propõe um foco maior nas produções artísticas relacionadas à identidade regional, demonstrando a variedade do saber popular no âmbito artístico, social e cultural. O objetivo proposto é promover o reconhecimento e visibilidade das diversas linguagens presentes no território, com eventos que trazem a cultura o popular de todas regiões do país, com mestres da sabedoria popular e manifestações tradicionais como cordel, maracatu, umbigada, carimbó, cacuriá, coco, entre outros.
MÚSICA
FOLIAS BRASILEIRAS
Grupo Folias e Folguedos-Inimar dos Reis
Folias Brasileiras leva ao público uma viagem ao imaginário popular com danças, músicas e brincadeiras do ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil. É um retrato cênico e musical dos elementos marcantes da riqueza desta festividade nacional. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 1o de março às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 2 de março às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 5 de março às 14h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 6 de março às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 7 de março às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Acontecendo e tecendo histórias
Forró Acontecido
O show do Forró Acontecido proporciona ao público diversão, troca de energia e um diálogo cultural através de um espetáculo que celebra a cultura popular brasileira ao som do forró, pé de serra, xote entre muitos outros ritmos brasileiros.
A banda apresenta uma característica sonora específica quando une a potência da sanfona com o encanto da rabeca, que estão sempre muito bem acompanhadas da batida ritmada da zabumba e do tilintar único do triângulo.
Por ser um grupo composto por artistas mulheres multifacetadas, o show flerta com outras linguagens da arte como a poesia, o teatro e a brincadeira lúdica. Se dedica em interagir espontaneamente com os presentes e gera conexão com alegria e música, criando um clima leve e aconchegante, assim como a descontração do forrozear. O repertório é recheado de plurais sonoridades, entoando releituras dos grandes clássicos do Forró até canções mais contemporâneas que dialogam com as diversas essências de cada integrante e também com a diversidade do universo do forró e da cultura popular. Com essa receita de amor e música só há uma opção: Dançar muito forró pelo salão! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 5 de março às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
TEATRO
A Botija: um pequeno inventário de histórias fantásticas do Nordeste brasileiro
Cia Fabulinhando
Três contadores de histórias viajam para o sertão do Nordeste Brasileiro encontrando paisagens, cidades e histórias na busca por encontra a botija de ouro narrada por sua avó quando crianças. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 2 de março às 11h - Biblioteca Anne Frank
Dia 5 de março às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 6 de março às 10h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
LITERATURA VIVA
BATE-PAPO
Literatura Viva: conversa com Janaína de Figueiredo
As comunidades caiçaras vêm sofrendo, ao longo da história, um processo de apagamento de suas memórias. Janaina de Figueiredo, caiçara, antropóloga e escritora de literatura infanto-juvenil, vem escavando essas memórias subterrâneas em sua escrita. Assim, em Literatura Viva buscaremos criar um espaço de escuta e de fala sobre esse universo pouco representado na literatura brasileira e, em especial, na literatura infanto-juvenil. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 1o de março às 16h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 2 de março às 10h30 - Biblioteca Roberto Santos
CULTURAS NEGRAS
O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
AYO E AS FORMIGUINHAS
Xirê de Quintal
Ayo, é uma menininha sapeca de pele retinta como a cor brilhante da noite, e Simba, o seu cachorrinho e companheiro de aventuras também é pretinho e tão sapeca quanto ela.
Ayo aparece e desaparece quando menos esperamos, mas é só o berimbau tocar que ela surge como um furacão não importa onde esteja!
E o que Ayo apronta tanto para a chamarem de sapeca?
Nesta contação de história, Tamis Ferreira e Marcela Sabá te levarão para um mundo onde as formiguinhas guiarão as sapequices de Ayo, ao som de instrumentos ao vivo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 6 de março às 14h30 - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 7 de março às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
CULTURA POPULAR
O projeto Cultura Popular propõe um foco maior nas produções artísticas relacionadas à identidade regional, demonstrando a variedade do saber popular no âmbito artístico, social e cultural. O objetivo proposto é promover o reconhecimento e visibilidade das diversas linguagens presentes no território, com eventos que trazem a cultura o popular de todas regiões do país, com mestres da sabedoria popular e manifestações tradicionais como cordel, maracatu, umbigada, carimbó, cacuriá, coco, entre outros.
MÚSICA
Brincadeiras cantadas de cá e de lá - Ciranda
A Tribo Recreativa
Durante a apresentação um precioso repertório de brincadeiras musicais e tradicionais serão vivenciadas pelos participantes, faremos um passeio pelo universo lúdico e brincante da criança. Resgataremos as brincadeiras de lá, do Maranhão, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e as brincadeiras de cá, do nosso cotidiano que marcaram nossa infância. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 6 de março às 14h30 - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
VEJA TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE MARÇO DAS BIBLIOTECAS COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.
Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas