Secretaria Municipal de Cultura
O Escritor na Biblioteca 2010
Criado em 1981, o projeto O Escritor na Biblioteca coloca os escritores em contato pessoal com os leitores. Através de um painel de debates, o escritor apresenta sua obra e relata suas experiências, promovendo a aproximação com os leitores e estimulando a criação literária e o gosto pela leitura.
A edição 2010 do projeto será encerrada em dezembro na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, com uma mesa-redonda seguida pela apresentação musical baseada na obra do poeta Fernando Pessoa.
ENCONTROS
Ricardo Azevedo
Escritor e ilustrador, Ricardo Azevedo já publicou mais de cem livros infantis, que trazem sempre ao fundo a cultura popular brasileira. Algumas de suas obras são: O homem no sótão, O leão Adamastor e Aula de carnaval e outros poemas.
- Biblioteca Anne Frank
Dia 3 às 10h
- Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 3 às 14h30
Xico Sá
Escritor e jornalista, Xico Sá é dono de um humor afiado e apaixonado pela vida boemia. Seus livros falam dessa alma encantadora das ruas e dos bares e trazem temas como a atual relação entre homens e mulheres. Algumas de suas obras são: Modos de macho & Modinhas de fêmea, Divina Comédia da Fama e Chabadabadá – aventuras e desventuras do macho perdido e da fêmea que se acha.
- Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 3 às 14h30
- Biblioteca Helena Silveira
Dia 4 às 14h30
Regina Drummond
Autora de livros infantis, contadora de histórias e tradutora, Regina Drummond desenvolve projetos de estímulo à leitura e eventos direcionados a professores e alunos. Algumas de suas obras são: Destino: Transilvânia, Histórias de Arrepiar, Receitas Práticas de Magia e Tudo que uma jovem bruxa precisa saber.
- Biblioteca Prof. Arnaldo Giácomo
Dia 8 às 10h
- Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 9 às 10h
- Biblioteca Narbal Fontes
Dia 10 às 10h
- Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 10 às 14h30
- Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 11 às 10h
- Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 12 às 10h
- Biblioteca Brito Broca
Dia 12 às 14h30
Heloísa Prieto- Heloísa Prieto é autora infanto-juvenil, pesquisadora, professora e já escreveu para teatro, cinema e televisão, tendo participado no programa Castelo Rá-Tim-Bum. Algumas de suas obras são: Mil e um fantasmas, De primeira viagem, Vida crônica e O Imperador Amarelo.
- Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 9 às 10h
- Biblioteca Thales Castanho
Dia 9 às 14h30
Kátia Canton
Escritora, jornalista e crítica de arte, Kátia Canton encanta a crianças e adultos com sua narrativa. Tem diversos livros infantis e juvenis publicados, como Maria Martins, mistério das formas; Moda: uma história para crianças e Bicho de artista. Várias publicações suas ganharam o selo Obra Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além de outros prêmios.
- Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 10 às 10h
-Biblioteca Mário Schenberg
Dia 10 às 14h30
- Biblioteca Milton Santos
Dia 12 às 10h
- Biblioteca Cora Coralina
Dia 12 às 14h30
André Vianco
Com histórias cheias de fantasia, terror, suspense e romance, André Vianco conquistas leitores de todas as faixas etárias. Sua temática favorita é vampiros e outros seres fantásticos. Algumas de suas obras são: Os sete, O senhor da chuva, Sementes no gelo, O vampiro-rei e A turma da noite.
- Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 10 às 14h
Fernando Vilela
Escritor, ilustrador, artista plástico e educador, Fernando Vilela já fez exposições no Brasil e no exterior. Algumas de suas obras são: Lampião e Lancelote (ganhador do Prêmio Jabuti como Melhor Livro Infantil e Melhor Ilustração), Toalha vermelha e O que cabe num livro.
- Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 11 às 10h
- Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 11 às 14h30
- Biblioteca Castro Alves
Dia 18 às 10h
- Biblioteca Pref. Prestes Maia
Dia 18 às 14h30
- Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 19 às 9h
Daniel Munduruku
Filósofo e também o maior escritor indígena do país. Com sua obra, quer transmitir para crianças e jovens a realidade do índio brasileiro, sem estereótipos. Algumas de suas obras são: A velha árvore, As peripécias do jabuti e Coisas de índio (versões adulta e infantil).
- Biblioteca Jovina Rocha
Dia 11 às 14h30
- Biblioteca Belmonte
Dia 12 às 10h
- Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 12 às 14h30
Rodrigo Garcia Lopes
Poeta, tradutor, jornalista e compositor, Rodrigo Garcia Lopes escreve sobre temas contemporâneos advindos de sua experiência em seu estado natal, o Paraná, e de suas viagens pela Europa. Algumas de suas obras são: Nômada, O navegante, Solarium e Polivox.
- Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 16 às 14h
- Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 17 às 14h
- Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 17 às 19h
- Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 18 às 14h
- Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 19 às 14h
Fernando Bonassi
Escritor, roteirista e cineasta, Fernando Bonassi é conhecido nacional e internacionalmente. O autor foi diretor e roteirista do filme Castelo Rá-Tim-Bum e também escreveu a peça teatral As coisas ruins de nossa cabeça. Algumas de suas obras literárias são: A incrível história de Naldinho, um bandidinho ou um bandidão?, 100 coisas, Declaração universal do moleque invocado e O amor é uma dor feliz.
- Biblioteca Jovina Rocha
Dia 16 às 15h
- Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 17 às 15h
- Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 18 às 15h
Ungulani
Ungulani Ba Ka Khosa é o nome tsonga (grupo étnico do sul de Moçambique) do escritor e professor Francisco Esaú Cossa. Suas obras ficcionais retratam a realidade de seu país. Ualalapi, seu livro de estreia, nos transporta ao passado histórico moçambicano como colônia de Portugal. Outras obras são: Orgia dos loucos, No reino dos abutres e Os sobreviventes da noite.
- Biblioteca Brito Broca
Dia 17 às 10h
- Biblioteca Belmonte
Dia 17 às 14h
Ruth Guimarães
Escritora, filósofa, jornalista e tradutora, Ruth Guimarães foi a primeira autora brasileira negra a ganhar projeção nacional, com sua obra Água Funda (1946). A escritora é grande apreciadora e pesquisadora do folclore e da cultura popular brasileira. Algumas de suas obras são: Os filhos do medo, Mulheres Célebres, Lendas e fábulas do Brasil e Medicina mágica: as simpatias.
- Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 17 às 14h30
- Ponto de Leitura Jardim Lappena
Dia 18 às 10h30
- Ponto de Leitura Vila Mara
Dia 18 às 14h30
- Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 19 às 14h30
Alberto Martins
Poeta, escultor e gravurista, Alberto Martins transforma as rotinas das cidades em poesia e figura. Algumas de suas obras são: Em trânsito, Café-com-leite e Feijão-com-arroz, Beleza e tristeza e A história dos ossos.
- Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 22 às 10h
- Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
Dia 24 às 10h
- Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 25 às 10h
Mariana Ianelli
Poeta, jornalista e crítica literária, Mariana Ianelli tem uma obra vasta, apesar da pouca idade. Sua literatura funciona por meio do excesso (de adjetivação, de termos abstratos, de palavras à deriva) e da junção do clássico com o novo. Algumas de suas obras são: Trajetória de antes, Passagens, Almádena e Treva Alvorada.
- Biblioteca Castro Alves
Dia 22 às 14h
- Biblioteca Clarice Lispector
Dia 23 às 14h
- Biblioteca Helena Silveira
Dia 24 às 14h
- Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 25 às 14h
Mário Prata
Escritor, dramaturgo e jornalista, Mário Prata já escreveu para teatro, televisão e cinema. Ganhou fama por suas telenovelas, como o sucesso Estúpido Cupido e a recente Bang Bang, que teve coautoria de Carlos Lombardi. Algumas de suas obras literárias são: O morto que morreu de rir, Fábrica de Chocolates, 100 crônicas e Chapeuzinho vermelho de raiva.
- Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 24 às 14h
- Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 25 às 10h
- Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
Dia 25 às 14h
- Biblioteca Pedro da Silva Nava
Dia 26 às 10h
- Biblioteca Mário Schenberg
Dia 26 às 14h