Secretaria Municipal de Cultura
Dicas de Leitura - Consciência Negra no Brasil
Em 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O dia foi escolhido por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, herói da resistência à escravidão.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro em 1594. A data é celebrada desde a década de 1960, mas as comemorações só ganharam notoriedade nos últimos anos.
Apesar de o Brasil ser um país de todas as nacionalidades, de rica miscigenação, os negros ainda sofrem preconceitos no dia de hoje. Aproveite a data para ler sobre a rica cultura negra e sua vida na nossa sociedade atual.
20 de novembro: a consciência nasceu na luta - Alfredo Boulos Júnior
As datas comemorativas são momentos importantes na formação de uma memória Nacional, têm um sentido político e cultural profundo. Os títulos desta coleção querem contribuir para que as datas cívicas se tornem momentos de reflexão e reavaliação do nosso passado à luz da experiência do presente. Este exemplar traz como título o 20 de novembro que é o dia nacional da consciência negra, abordando vários assuntos pertinentes ao tema.
Datas especiais - Brasil - Dia da Consciência Negra - Negros - Brasil - Ativistas políticos negros
A cor do preconceito - Carmen Lucia Campos, Sueli Carneiro e Vera Vilhena
Mira é uma garota negra cheia de entusiasmo que acaba de ingressar numa escola bem-conceituada. Porém, essa euforia se desmancha quando ela descobre o preconceito das pessoas ao seu redor no colégio, onde estudam muitos brancos de uma classe rica. Ao mesmo tempo, Mira vai ter de enfrentar o sentimento de intolerância que surge dentro de si própria. O livro ainda traz páginas complementares com cultura africana, letras de música e infográficos.
Racismo - Negros - Brasil - Literatura infantojuvenil
História e cultura afro-brasileira - Regiane Augusto de Mattos
O ensino da história e cultura afro-brasileira se tornou obrigatório nas escolas. Esse fato foi considerado um importante passo pelos movimentos de luta dos negros em todo o país. Com linguagem fácil, a obra mostra que, apesar dos obstáculos impostos pela escravidão no Brasil, os africanos e seus descendentes encontraram meios para se organizar e manifestar suas culturas e, assim, influenciaram profundamente a sociedade brasileira como um todo.
Negros - Escravos - Comércio - Civilização - Influências africanas - Escravidão - Brasil - História
O negro no Brasil de hoje - Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes
A construção do Brasil é centrada no encontro de várias civilizações. Nisto está a importância de se estudar a história dos negros e mestiços no país, focando em sua rica bagagem cultural e nas desigualdades sociais que ainda enfrenta em território nacional.
Negros - Civilização - Influências africanas - Condições sociais - Brasil - História
Racismo: a verdade dói. Encare - Conceição Lourenço
Constantemente ouvimos falar sobre a igualdade racial presente no país, que gera oportunidade independente da etnia. Mas será que essa é realmente a realidade? Tanto a mídia, quanto as autoridades insistem em propagar esse ideal de democracia, o que acaba encobrindo o problema, fazendo com que a prática do racismo se torne velada e quase sem punições.
Discriminação racial - Racismo - Negros - Condições sociais - Brasil
Tramas da Cor: Enfrentando o preconceito no dia-a-dia escolar - Rachel de Oliveira
Jéssica é uma menina negra. Em seu ambiente escolar, é constantemente zombada por meio de expressões pejorativas. Tendo seus sentimentos feridos, ela sente que luta em vão contra a agressividade dos outros alunos. Entretanto, ela também nega tudo o que envolva os valores afro-brasileiros. De forma sensível, a autora Rachel de Oliveira mostra os estereótipos e preconceitos que existem no universo escolar.
Discriminação na educação - Crianças negras - Educação - Negros - Biografia - Literatura infantojuvenil
Veja outras Dicas de Leitura.
Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB.
Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Consulte a lista das bibliotecas das regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.
ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade