Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação Cultural Biblioteca Viva de Abril
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Pânico na Biblioteca
Arô Ribeiro
Marcos e Eduardo, os mais velhos de cinco irmãos, eram levados à biblioteca várias vezes por semana para dar um pouco de sossego à casa. No início, tinham medo da bibliotecária Ângela, apelidada de "dona Batata", por um boato de que lançava batatas nas crianças. Porém, ao explorar a biblioteca, descobriram o prazer da leitura e viajaram por mundos fantásticos nos livros. Depois de lerem todos os títulos da seção infantil, tentaram pegar um livro da seção adulta, mas foram flagrados por dona Batata. Em vez de puni-los, ela lhes deu um cartão azul, permitindo que pegassem livros de qualquer área, desde que adequados à idade dele. Classificação indicativa: 10 anos - Adolescente. Duração: 60 minutos.
Dia 1o de abril às 14h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 8 de abril às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 9 de abril às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 10 de abril às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 11 de abril às 14h - Biblioteca Clarice Lispector
Histórias Encantadas
Com Ivani Magalhães
Em “Histórias Encantadas” crianças e adultos são conduzidos pela narradora Ivani Magalhães, ao universo mágico dos Contos de Fadas que, ao serem narrados de forma envolvente e interativa, provocam encantamento a partir da exploração de recursos visuais, como tecidos, bonecos e objetos animados, além de recursos sonoros e canções, numa verdadeira celebração das infâncias e dos contos tradicionais. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 2 de abril às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
PARA QUE SERVE UM LIVRO?
Companhia Bisclof
Se seu filho lhe perguntasse: “para que serve um livro?”, o que você responderia? Que o livro serve para ler, certo? Mas, será que é só para isso? Livros servem para viajar, imaginar, sonhar, brincar, cantar, sentir e muito mais! Desde cedo, os livros nos ensinam a ler o mundo! A Companhia Bisclof convida crianças de primeira infância junto com seus responsáveis para desbravarem o mundo lúdico e colorido dos livros com histórias, brincadeiras, músicas, objetos e muita imaginação! Venha se divertir com a gente!
Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima infância. Duração: 90 minutos.
Dia 5 de abril às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 26 de abril às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Aniversário da Biblioteca - São Paulo de Tantas Histórias
Cia. LUARNOAR
Uma viagem pelas tantas histórias da cidade de São Paulo através dos nomes de seus bairros e rios. Histórias que resgatam a magia e sensibilidade da cultura indígena, contos de tradição oral da cultura paulistana com suas lendas urbanas, produções literárias que falam sobre a cidade e seus rios. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 8 de abril às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Histórias de um Cavaquinho
Rafael de Barros
A livre adaptação da história inusitada sobre o choro “Brasileirinho”.
Vamos descobrir como o seu sobrinho e um Cavaquinho quebrado, ajudaram Waldir Azevedo a compor essa música tão importante para a cultura brasileira. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 11 de abril às 14h - Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares
Dia 12 de abril às 11h - Bosque de Leitura Cidade de Toronto
Dia 16 de abril às 14h - Ponto de Leitura Jardim LaPenna
Dia 17 de abril às 14h - Ponto de Leitura Olido
Dia 19 de abril às 11h - Ponto de Leitura Juscelino Kubitschek
Dia 26 de abril às 11h - Ponto de Leitura Praça Bambuzal
CULTURA POPULAR E TRADICIONAL
Cortejo de Cultura Popular
Cordel Cantante
Convidamos o público para participar de um lindo cortejo passeando por estações onde alguns momentos da nossa linda cultura popular são relembrados por meio da linguagem do Cordel, um gênero literário que se tornou patrimônio cultural imaterial brasileiro, em 2018. Apresentaremos personagens icônicos como o boi-bumbá, a burrinha e os bonecões por meio de leituras, cantigas, dramatizações e coreografias. A partir desta perspectiva, pretendemos valorizar tal integração entre essas personagens e o Cordel, uma poesia que acolhe leitores pelo seu ritmo e leveza. Proporcionando ao público perceber a importância do Cordel e sua diversidade cultural. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 45 minutos.
Dia 2 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 5 de abril às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 8 de abril às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 9 de abril às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
SARAU
SARAUZIM
CASA POÉTICA
SARAUZIM (Sarau Infantil): é a festa da poesia para a molecada. Palco aberto, microfone nas mãos, crianças no centro como protagonistas da intervenção. Pode cantar, ler, recitar, brincar de trava-línguas, cirandar e dançar, de maneira espontânea, inclusiva e interativa. Com lirismo e alegria e muita poesia. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 3 de abril às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 4 de abril às 14h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 9 de abril às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 10 de abril às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 15 de abril às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 17 de abril às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 23 de abril às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 29 de abril às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
CIRCO
Circopoético
Mizael Alves
O espetáculo Circopoético mistura o riso com emoções, mistura a infância com o futuro, o brincar e o refletir. Consiste na junção de duas linguagens que Mizael Alvez, o palhaço Tóin-Tóin, traz a partir de seu repertório brincando com circo e poesia. O intuito é estabelecer uma brincadeira com o público tentando resgatar o repertório humano que cada ser traz consigo, repertório esse voltado para o imaginário circense e poético. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 45 minutos.
Dia 10 de abril às 14h - Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi
Dia 11 de abril às 10h30 - Bosque de Leitura Parque Lajeado
Dia 12 de abril às 11h - Bosque de Leitura Parque do Trote
Dia 26 de abril às 11h - Bosque de Leitura Parque Anhanguera
Dia 13 de abril às 14h - Ponto de Leitura Parque São Rafael
Dia 15 de abril às 10h30 - Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio
Dia 16 de abril às 14h - Ponto de Leitura Graciliano Ramos
MÚSICA
Viveiro de Cantigas
O grupo musical “Viveiro de Cantigas” nasceu em 2024 e surge com o objetivo de potencializar, estimular e exaltar a música brasileira. Fazendo isso, seus integrantes se colocam como guardiões que agem para difusão da riqueza sonora do nosso país atrelada à performances poéticas que fazem referência e se inspiram na tradição das cantigas populares brasileiras, possibilitando espaços onde manifestações da identidade cultural floresçam e abracem novas gerações.
Unindo músicos, cantores, atores e atrizes, o grupo se apresenta no formato cortejo e valoriza a música e a poesia como ferramentas de transformação social, destacando a importância das artes na promoção da saúde e do bem-estar. Ao proporcionar um viveiro onde cantigas possam crescer, multiplicar e nutrir-se não apenas de música, mas também de memória ancestral. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 10 de abril às 14h - Ponto de Leitura Chácara do Jockey
Dia 12 de abril às 11h - Bosque de Leitura Parque do Carmo
Dia 13 de abril às 11h - Bosque de Leitura Parque Ibirapuera
Dia 19 de abril às 11h - Ponto de Leitura Parque Piqueri
Dia 26 de abril às 11h - Ponto de Leitura Ponto de Leitura Butantã
Dia 27 de abril às 14h - Ponto de Leitura Severino do Ramo
DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril, em homenagem a Hans Christian Andersen, que nasceu nesse dia em 1805. E o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia em 1882.
BATE-PAPO
A Biblioteca da minha infância
Mediador: Giba Pedrosa
O projeto "Biblioteca da Minha Infância" traz uma conversa com autores e autoras da literatura infantil sobre suas infâncias e suas primeiras relações com os livros, com a leitura e a oralidade. É um passeio sobre as infâncias e de como essas memórias afetivas permeiam as suas obras. Os relatos são previamente contados para o mediador que os transforma em textos de prosa poética. A partir daí são contadas as histórias em tons de humor, poesia e invenção. Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos.
Com Lúcia Hiratsuka
Dia 3 de abril às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 4 de abril às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 10 de abril às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 11 de abril às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Com Penélope Martins
Dia 15 de abril às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 16 de abril às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 17 de abril às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 30 de abril às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
POVOS ORIGINÁRIOS
O Projeto Povos Originários traz povos indígenas de diversas regiões do país para mostrarem sua cultura e tradições nas bibliotecas, sendo protagonistas da própria história.
PERFORMANCE
DANÇAS INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO
Grupo de Artes Dyroá Bayá
Performance de danças indígenas do alto Rio Negro, é uma proposta pensada com intuito de oferecer aos participantes um momento de encontro com a sua ancestralidade através dos movimentos de danças. Esses passos que foram ensinados pelo próprio Yurupari, o Deus da música, onde ele nos ensina a levar o nosso corpo de volta no nosso lugar de origem para o encontro com o nosso ancestral.
Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos.
Dia 1o de abril às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 2 de abril às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 3 de abril às 10h- Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 4 de abril às 11h- Biblioteca Mário Schenberg
Dia 8 de abril às 14h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 9 de abril às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 12 de abril às 11h - Ponto de Leitura Parque Piqueri
Dia 15 de abril às 10h- Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 16 de abril às 14h- Biblioteca Malba Tahan
Dia 17 de abril às 10h - Biblioteca Milton Santos
Dia 25 de abril às 14h- Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 26 de abril às 11h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 29 de abril às 14h - Biblioteca Chácara do Castelo
DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS AUTORAIS
VOZES PERIFÉRICAS
Os encontros do projeto "Vozes Periféricas" têm como objetivo principal promover debates literários e culturais que amplifiquem as vozes de autores periféricos e de grupos marginalizados, criando um espaço de inclusão e troca de experiências e sarau de poesias.
SARAU
Vozes Periféricas: Sarau de Surdes
Slam de Surdes
O Slam de Surdes é um coletivo que utiliza a poesia como manifesto poético, dando visibilidade à arte surda e promovendo a inclusão de diversas vozes, como a comunidade negra, feminista, LGBTQIAPN+, e de mães surdas.
A interpretação em Libras, no contexto deste sarau, vai além de uma simples tradução. As intérpretes de Libras não apenas traduzem as falas para a língua de sinais, mas também participam de forma cênica e artística, integrando a performance ao evento. Elas traduzem as poesias e falas dos participantes ouvintes para Libras, garantindo acessibilidade plena e promovendo uma troca inclusiva e enriquecedora entre o público surdo e ouvinte. A presença das intérpretes é fundamental para que o sarau seja uma experiência completa e acessível a todos. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos. Acessibilidade: Libras.
Dia 1o de abril às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 2 de abril às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 3 de abril às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 9 de abril às 10h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 10 de abril às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 16 de abril às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 17 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 23 de abril às 10h - Biblioteca Anne Frank
CULTURAS NEGRAS
O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.
ABRIL PRA DANÇA
2.0 REQUEBRAR
Diladim
Na intervenção “2.0 Requebrar”, o espaço cênico se converte em um vibrante cenário de celebração, onde a diversidade dos movimentos se entrelaça com as ricas sonoridades do funk. A performance exalta uma corporeidade vibrante, com movimentos cativantes que convidam o público a se perder e se redescobrir nesta experiência. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 8 de abril às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 9 de abril às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 16 de abril às 10h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 22 de abril às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 29 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 30 de abril às 10h- Biblioteca Amadeu Amaral
TEATRO
Somos todos Chico Rei
Núcleo Preto de Artes Afro-diaspóricas
Embarque conosco nesta jornada emocionante pela vida de Chico Rei, o monarca africano cujo legado ecoa nas montanhas de Ouro Preto, Minas Gerais. “Somos Todos Chico Rei” revela a história de Chico Rei tal como é transmitida nos dias de hoje: a saga deste homem-rei que emergiu da África e conquistou a sua liberdade, bem como a de seus companheiros, através da aquisição de sua alforria com o ouro extraído das minas. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 2 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 3 de abril às 10h- Biblioteca Clarice Lispector
Dia 4 de abril às 15h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna
Dia 8 de abril às 10h - Biblioteca Milton Santos
Dia 9 de abril às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 10 de abril às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 16 de abril às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 24 de abril às 13h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 26 de abril às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 30 de abril às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
O Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo é celebrado em 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Um amiguinho diferente!
Trupe Imagina como é
A história intitulada "O Amiguinho Diferente" narra a jornada de um menino que, ao descobrir que é autista, recebe de sua mãe um livro especial. Através dessa leitura, ele começa a compreender melhor o universo da neurodiversidade, aprendendo a valorizar as diferenças e a construir novas amizades baseadas no respeito, na empatia e na aceitação. Este conto foi criado para sensibilizar o público infantil sobre a importância da inclusão de pessoas neurodivergentes. De forma leve e divertida, promove um aprendizado significativo, permitindo que tanto crianças quanto adultos compreendam e interajam com naturalidade e afeto no mundo da neurodiversidade. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 2 de abril às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 3 de abril às 13h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 4 de abril às 14h- Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 8 de abril às 10h- Biblioteca Belmonte
Dia 9 de abril às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 10 de abril às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 16 de abril às 9h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 22 de abril às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 23 de abril às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 24 de abril às 14h - Biblioteca Pedro Nava
IMIGRANTES
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Território Artístico Imigrante: Contando América Latina
VISTO PERMANENTE
Visto Permanente - coletivo audiovisual e de confluência artística migrante apresenta mais um Território Artístico Do Migrante Itinerante pelas bibliotecas municipais da cidade de São Paulo, desta vez CONTANDO AMÉRICA LATINA! Narramos a América Latina pelas vozes de mulheres migrantes em São Paulo, vindas do Chile, Bolívia e Venezuela. Com contos e cantos sobre mar, trabalho e vida, elas resgatam tradições indígenas e femininas latino-americanas. Convidamos Beatriz Morales, Fran Castellar, Macarena Rozic e Renata Espoz para compartilhar histórias e músicas autorais e tradicionais, viajando por cantos de trabalho venezuelanos, resistência andina e contos musicados em espanhol e quéchua. O Território Artístico Imigrante convida à escuta dessas vozes que ecoam a diversidade cultural latino-americana na cidade.
Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 8 de abril às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 9 de abril às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 16 de abril às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 22 de abril às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 23 de abril às 10h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 30 de abril às 10h - Biblioteca Anne Frank
LITERATURA VIVA
O Projeto Literatura Viva tem por objetivo colocar escritores e escritoras diante de seu público nas Bibliotecas Municipais para um bate papo, visando a aproximação do público à produção literária, incentivando a leitura, o público a frequentar bibliotecas e também o ato de escrever. A médio e longo, o projeto contribui para a formação de público frequentador de bibliotecas e amplia o público leitor, democratizando a literatura e o acesso aos livros.
PALESTRA
Conversa com Jussara Miller
"A Escuta do Corpo" é uma palestra com a autora de livros de dança, a bailarina e coreógrafa Jussara Miller, que compartilhará com o público a sua ampla experiência na Dança em celebração ao Dia Internacional da Dança.
Sobre a Artista: Jussara Miller é bailarina, coreógrafa, diretora, preparadora corporal e professora de dança e educação somática, com atuação artística em processos colaborativos de criação entre linguagens: dança, teatro, literatura, fotografia e vídeo. É Doutora e Mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e graduada em Dança pela mesma instituição. É docente do Curso de Pós-Graduação lato-sensu em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP, em São Paulo. Classificação indicativa: 14 anos - Adultos. Duração: 60 minutos.
Dia 22 de abril às 14h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 23 de abril às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 24 de abril às 10h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 25 de abril às 14h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 26 de abril às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 29 de abril às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 30 de abril às 10h - Biblioteca Brito Broca
BEBÊLETECA
A Bebêleteca é um projeto do Sistema Municipal de Bibliotecas dedicado ao incentivo da leitura na primeiríssima infância.
Com esse projeto a cidade de São Paulo deixa sua marca como uma das primeiras cidades a pensar a formação leitora e a construção de vínculos afetivos com a literatura.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
BebêLêteca com a Cia Passarinho Contou
A Cia Passarinho Contou tem a honra de fazer parte em 2025, compondo o projeto e circulando pelas bibliotecas, levando através de contação de histórias e mediação de leitura, um bonito chamado ao universo literário.Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima Infância. Duração: 90 minutos.
Dia 12 de abril às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 26 de abril às 11h - Biblioteca Érico Veríssimo
BebêLêteca com a Cia. Pé do Ouvido
Neste encontro dedicado à primeira infância, a Cia. Pé do Ouvido apresenta aos bebês e suas famílias dois contos cheios de ritmo e musicalidade. Entre as narrativas, a dupla de artistas interpreta cantigas tradicionais brasileiras e canções autorais. Além da contação de histórias, com duração de 30 minutos (ou duas sessões de 15 minutos), a Cia. realiza uma hora de mediação de leitura, convidando os bebês a conhecerem, de maneira lúdica e sensível, os livros do acervo da biblioteca adequados à faixa etária. Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima Infância. Duração: 90 minutos.
Dia 16 de abril às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 26 de abril às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
BebêLêteca com o Jardim dos Bebês
O Jardim dos Bebês é uma intervenção cênico-literária para bebês de 0 a 3 anos, que acompanha a jornada de uma criança pelo jardim da avó, descobrindo seres encantados, aromas e elementos naturais. A obra estimula a conexão com a natureza, ancestralidade e família por meio de experiências sensoriais. A música ao vivo cria um ambiente sonoro acolhedor, evocando sons do útero, do vento e dos animais. Inspirada na relação dos bebês com a natureza, a peça constroi microcosmos para incentivar a interação e a descoberta dos pequenos com o mundo ao seu redor.
Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima Infância. Duração: 90 minutos.
Dia 26 de abril às 11h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 30 de abril às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
CONFIRAM TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE MARÇO DAS BIBLIOTECAS COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE DE SMB.
Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas
Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk