Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025 | Horário: 07:35
Compartilhe:

Programação Cultural Biblioteca Viva de Maio

Em Maio de 2025, programação cultural presencial Biblioteca Viva nas Bibliotecas, Pontos e Bosques de Leituras com Contação de Histórias, Teatro, Performance, Conversa/Bate-Papo, Sarau, Música, Circo, Culturas Negras, Povos Originários, Imigrantes, Literatura Viva, Vozes Periféricas, Cultura Popular, Bebêleteca e Semana Mundial do Brincar.

BATE-PAPO

A Biblioteca da minha infância

A Biblioteca da minha infância
Giba Pedrosa conversa com Penélope Martins
O projeto "Biblioteca da Minha Infância" traz uma conversa com autores e autoras da literatura infantil sobre suas infâncias e suas primeiras relações com os livros, com a leitura e a oralidade. É um passeio sobre as infâncias e de como essas memórias afetivas permeiam as suas obras. Os relatos são previamente contados para o mediador que os transforma em textos de prosa poética. A partir daí são contadas as histórias em tons de humor, poesia e invenção. Classificação indicativa: Livre - Adultos.  Duração: 60 minutos.
Dia 6 de maio às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Novas páginas - Os caçadores de borbolivros 2

Novas páginas - Os caçadores de borbolivros 2
Cia Navega Jangada
Mais uma vez alguns livros empoeirados na estante, se sentiram esquecidos e saíram voando. Outros 8 borbolivros precisam ser encontrados, para que suas histórias possam ser conhecidas por todos! Músicas, objetos, tecidos que se transformam em personagens, NOVAS PÁGINAS: OS CAÇADORES DE BORBOLIVROS seguem em mais uma missão de resgatar histórias cheias de imaginação. Classificação indicativa: Livre - Primeira Infância. Duração: 60 minutos.
Dia 14 de maio às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 15 de maio às 13h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 20 de maio às 14h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 27 de maio às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 27 de maio às 10h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 29 de maio às 10h - Biblioteca Belmonte
Dia 29 de maio às 14h30 - Biblioteca Chácara do Castelo

São Paulo de Tantas Histórias
Cia. LUARNOAR
Uma viagem pelas tantas histórias da cidade de São Paulo através dos nomes de seus bairros e rios. Histórias que resgatam a magia e sensibilidade da cultura indígena, contos de tradição oral da cultura paulistana com suas lendas urbanas, produções literárias que falam sobre a cidade e seus rios. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 17 de maio às 10h30 - Biblioteca Álvaro Guerra

A Semente da Verdade

A Semente da Verdade
Cia. Pinambeta
Seguir a voz do coração e a própria intuição mesmo nos momentos mais desafiadores pode ser tudo o que precisamos e podemos contar para encontrar o que queremos.
Narração livremente inspirada no conto chinês O Pote Vazio. Classificação indicativa: Livre - Primeira Infância. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de maio às 10h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 22 de maio às 14h- Biblioteca Malba Tahan
Dia 23 de maio às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 26 de maio às 10h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 27 de maio às 14h - Biblioteca Jayme Cortez (CCJ)
Dia 28 de maio às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 29 de maio às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 30 de maio às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Peixe que dorme, a poluição leva!!

Peixe que dorme, a poluição leva!!
Trupe Imagina Como é        
A história se passa no fundo do mar e acompanha a saga de um cardume de peixes em meio à degradação ambiental e às dificuldades de viver em grupo. A narrativa nos leva a refletir sobre como a poluição e a ganância humana afetam os pequenos seres marinhos. Além disso, a história demonstra maneiras de ajudar a natureza, como reduzir o descarte de materiais nas águas e rios. Com a colaboração de todos, podemos diminuir a poluição, começando pelas nossas próprias comunidades. Um dos principais objetivos de abordar o meio ambiente na educação infantil é aproximar as crianças da natureza, estabelecendo uma conexão para que elas possam observar e compreender nossa fauna e flora como resultado de diversas interações de causa e efeito. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos. 
Dia 22 de maio às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 27 de maio às 10h - Biblioteca Anne Frank 

TEATRO

Contos, Histórias e Cantoria

Contos, Histórias e Cantoria
Cia Balaio D'Arte
O espetáculo traz à cena fábulas da tradição popular brasileira narradas por um simpático caipira, personagem que conduz o público por histórias cheias de humor, encantamento e sabedoria. Com base em textos de autores como Luís da Câmara Cascudo, Clarice Lispector e Vera do Val, a montagem reúne causos protagonizados por figuras como o sapo e a raposa, que habitam o imaginário de muitas gerações de crianças. A trilha sonora, executada com voz, violão e pequenas percussões, mergulha nas raízes da música tradicional brasileira, enquanto a manipulação de objetos cênicos enriquece a narrativa, criando um ambiente acolhedor e cheio de poesia. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 13 de maio às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 20 de maio às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 21 de maio às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade 
Dia 22 de maio às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes

Anas, Miquitas, Coras e outras mulheres - Aniversário da Biblioteca
Coletivo Dolores 
Fui mais doceira do que poeta”, Cora Coralina. O espetáculo “Ana, Miquitas, Coras e outras Mulheres” apresenta um recorte narrativo de mulheres trabalhadoras de periferias, relatos das atrizes do espetáculo e trechos das escritoras Cora Coralina, Carolina Maria de Jesus e Pagu. As narrativas abordam questões como patriarcado, machismo, o mundo do trabalho, construção social da mulher, maternidade, o trabalho doméstico e sua invisibilidade, sexualidade e padronização dos corpos femininos. As narrativas apresentadas trazem um olhar sobre a materialidade feminina, desejos, angústias, violências, façanhas e submissões vividas por mulheres em diferentes tempos e corpos. Classificação indicativa: 12 anos - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de maio às 15h - Biblioteca Cora Coralina

CULTURAS NEGRAS
O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.
DIA DA ÁFRICA (25 de maio)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

África Iya

África Iya        
Djali Oralidades        
Você sabia que o Brasil é o país com maior número de negros fora da África? E que a nossa cultura, a nossa língua, o nosso jeito de ser têm muito a ver com as histórias que os africanos trouxeram para cá? Histórias de sabedoria, de magia, de resistência, de amor. Histórias que se misturaram com as nossas e criaram um imaginário rico e diverso. Para resgatar e valorizar essas histórias, a cia Djali Oralidades vem apresentar “África Yia” um espetáculo de contação de histórias africanas e afro-brasileiras que convida o público a viajar pelas lendas e conhecimentos dos sábios do Egito, das Arábias, de Angola e de muitas outras Áfricas. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 6 de maio às 10h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 7 de maio às 9h - Biblioteca Padre José de Anchieta 
Dia 13 de maio às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 14 de maio às 14h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 27 de maio às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

POVOS ORIGINÁRIOS
O Projeto Povos Originários traz povos indígenas de diversas regiões do país para mostrarem sua cultura e tradições nas bibliotecas, sendo protagonistas da própria história.

PERFORMANCE

DANÇAS INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO

DANÇAS INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO
Grupo de Artes Dyroá Bayá
Performance de danças indígenas do alto Rio Negro, é uma proposta pensada com intuito de oferecer aos participantes um momento de encontro com a sua ancestralidade através dos movimentos de danças. Esses passos foram ensinados pelo próprio Yurupari, o Deus da música, onde ele nos ensina a levar o nosso corpo de volta ao nosso lugar de origem para o encontro com o nosso ancestral. Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos.
Dia 6 de maio às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 7 de maio às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 8 de maio às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 15 de maio às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 16 de maio às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 23 de maio às 15h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 27 de maio às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 30 de maio às 15h - Biblioteca José Paulo Paes 

IMIGRANTES
Com o objetivo de proporcionar uma maior multiculturalidade, o projeto Imigrantes convida artistas e a arte imigrante a partilharem sua herança cultural.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Território Artístico Imigrante: Contando América Latina

Território Artístico Imigrante: Contando América Latina
VISTO PERMANENTE
O coletivo audiovisual Visto Permanente apresenta mais uma edição do Território Artístico Do Migrante Itinerante nas bibliotecas municipais de São Paulo, desta vez com o tema "Contando América Latina". A proposta dá voz a mulheres migrantes do Chile, Bolívia e Venezuela, que compartilham contos e cantos marcados pela ancestralidade, pelo trabalho e pela vida cotidiana. Com repertórios autorais e tradicionais, em espanhol e quechua, artistas como Beatriz Morales, Fran Castellar, Macarena Rozic e Renata Espoz conduzem o público por narrativas que celebram a diversidade cultural latino-americana. A iniciativa valoriza a escuta e a expressão de histórias femininas e indígenas, promovendo conexões afetivas entre culturas através da arte. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos. 
Dia 7 de maio às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 8 de maio às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 9 de maio às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 14 de maio às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 15 de maio às 14h - Biblioteca Cora Coralina

LITERATURA VIVA
O Projeto Literatura Viva tem por objetivo colocar escritores e escritoras diante de seu público nas Bibliotecas Municipais para um bate papo, visando a aproximação do público à produção literária, incentivando a leitura, o público a frequentar bibliotecas e também o ato de escrever. A médio e longo, o projeto contribui para a formação de público frequentador de bibliotecas e amplia o público leitor, democratizando a literatura e o acesso aos livros.

BATE-PAPO

LITERATURA VIVA

Conversa com Felipe Castilho
Em um bate-papo descontraído e inspirador, o escritor Felipe Castilho compartilha sua trajetória no universo dos games, quadrinhos e livros, utilizando suas experiências como ponto de partida para refletir sobre a linguagem, cultura brasileira e o papel das narrativas no nosso dia a dia. A conversa é aberta ao público e indicada para todos que apreciam boas histórias, independentemente da mídia. Autor best seller da duologia Ordem Vermelha e finalista do Prêmio Jabuti com Serpentário e Savana de Pedra, Castilho já participou das principais feiras literárias e eventos de cultura pop do país, além de colaborar com grandes empresas do entretenimento como Warner, Riot Games e Garena. Classificação indicativa: Livre - Adolescentes. Duração: 60 minutos.
Dia 6 de maio às 14h - Biblioteca Milton Santos 
Dia 7 de maio às 10h - Biblioteca Prestes Maia
Dia 8 de maio às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 10 de maio às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 13 de maio às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo 
Dia 14 de maio às 14h - Biblioteca Jayme Cortez 
Dia 15 de maio às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 17 de maio às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre

Conversa com Lucas Afonso
Entre histórias, músicas e poesias, Lucas Afonso conta como uma atividade escolar o levou a lançar um livro, a atuar em filmes, séries e até se tornar representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesias, na França. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos. 
Dia 13 de maio às 10h30 - Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio
Dia 14 de maio às 14h - Ponto de Leitura Juscelino Kubitschek
Dia 15 de maio às 10h30 - Bosque de Leitura Parque Lajeado
Dia 16 de maio às 14h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna
Dia 17 de maio às 14h - Ponto de Leitura Chácara das Flores
Dia 18 de maio às 14h - Bosque de Leitura Parque do Carmo
Dia 20 de maio às 19h - Ponto de Leitura Parque São Mateus(São Rafael)

Conversa com Michel Yakini
Neste encontro o escritor Michel Yakini-Iman conversa com o público sobre sua trajetória literária e como organizador Sarau Elo da Corrente em Pirituba, promovendo a prática da poesia falada, por meio de textos autorais, do repertório da literatura negra e periférica e interagindo com o público a partir de jograis e exercícios de "pergunta e resposta". Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos. 
Dia 13 de maio às 14h - Ponto de Leitura Chácara do Jockey
Dia 14 de maio às 14h - Ponto de Leitura Olido
Dia 15 de maio às 14h - Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares
Dia 17 de maio às 11h - Bosque de Leitura Cidade de Toronto
Dia 18 de maio às 14h - Bosque de Leitura Parque Anhanguera
Dia 21 de maio às 15h - Ponto de Leitura Ponto de Leitura Butantã

Conversa com Kiusam Oliveira
Neste encontro, Kiusam compartilhar com o público sua trajetória na educação e na literatura, com intervenções, interação direta, perguntas e respostas e muito mais. KIUSAM DE OLIVEIRA é conhecida, nacional e internacionalmente, pela força e representatividade de suas obras, com histórias que trazem uma abordagem extraordinária de questões étnico-raciais e diversidade de gênero. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 15 de maio às 14h - Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi
Dia 17 de maio às 11h - Bosque de Leitura Parque Ibirapuera
Dia 21 de maio às 14h - Ponto de Leitura Parque Piqueri
Dia 22 de maio às 10h - Ponto de Leitura Praça Bambuzal
Dia 24 de maio às 11h - Bosque de Leitura Parque do Trote
Dia 27 de maio às 10h - Ponto de Leitura Graciliano Ramos

VOZES PERIFÉRICAS
Os encontros do projeto "Vozes Periféricas" têm como objetivo principal promover debates literários e culturais que amplifiquem as vozes de autores periféricos e de grupos marginalizados, criando um espaço de inclusão e troca de experiências e sarau de poesias. 

SARAU

Sarau Verso em Versos

Sarau Verso em Versos
O sarau "Verso em Versos" apresentará diversas manifestações artísticas que refletem temas das periferias, como cultura popular, urbana, negra, indígena, LGBTQIAP+ e digital. Com um enfoque socioeducativo, nossas apresentações buscam aprimorar os processos culturais, fortalecendo a autoestima dos moradores periféricos e criando vínculos sociais. Acreditamos no poder transformador da cultura para combater a violência e promover a educação. Atuamos em áreas como Campo Limpo, Jardim São Luiz, Capão Redondo e outras, realizando intervenções artísticas que são depois transformadas em conteúdos audiovisuais. Nas bibliotecas, traremos poetas locais para atrair a população e incentivar as atividades desses artistas. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 8 de maio às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 14 de maio às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 15 de maio às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 21 de maio às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 28 de maio às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

CULTURA POPULAR
MÚSICA

Carimbodélic convida Mete Ficha - Aniversário da Biblioteca
Carimbodélic e Mete Ficha trazem a força do carimbó para São Paulo em apresentações que misturam tradição e inovação. Carimbodélic é um projeto solo que une música amazônica e eletrônica, com canções autorais e performance ao vivo em que o artista toca diversos instrumentos, incluindo o banjo amazônico, criando uma experiência sonora e dançante. Já o grupo Mete Ficha, formado por quatro paraenses, valoriza o carimbó de pau e corda inspirado nos mestres da tradição, levando aos palcos a batida do curimbó e a energia contagiante da dança como forma de manter viva essa expressão cultural na cena urbana. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 19 de maio às 10h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

BEBÊLETECA
A Bebêleteca é um projeto do Sistema Municipal de Bibliotecas dedicado ao incentivo da leitura na primeiríssima infância.
Com esse projeto a cidade de São Paulo deixa sua marca como uma das primeiras cidades a pensar a formação leitora e a construção de vínculos afetivos com a literatura.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

PARA QUE SERVE UM LIVRO?

PARA QUE SERVE UM LIVRO?
Companhia Bisclof
Se seu filho lhe perguntasse: “para que serve um livro?”, o que você responderia? Que o livro serve para ler, certo? Mas, será que é só para isso? Livros servem para viajar, imaginar, sonhar, brincar, cantar, sentir e muito mais! Desde cedo, os livros nos ensinam a ler o mundo! A Companhia Bisclof convida crianças de primeira infância junto com seus responsáveis para desbravarem o mundo lúdico e colorido dos livros com histórias, brincadeiras, músicas, objetos e muita imaginação! Venha se divertir com a gente!   Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima Infância. Duração: 90 minutos.
Dia 10 de maio às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca José Paulo Paes

BebêLêteca com a Cia Passarinho Contou

BebêLêteca com a Cia Passarinho Contou
A Bebêleteca é um projeto do Sistema Municipal de Bibliotecas dedicado ao incentivo da leitura na primeiríssima infância. Com esse projeto a cidade de São Paulo deixa sua marca como uma das primeiras cidades a pensar a formação leitora e a construção de vínculos afetivos com a literatura. A Cia Passarinho Contou tem a honra de fazer parte em 2025 compondo o projeto e circulando pelas bibliotecas, levando através de contação de histórias e mediação de leitura, um bonito chamado ao universo literário. Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima Infância. Duração: 90 minutos.
Dia 10 de maio às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Érico Veríssimo

BebêLêteca com a Cia. Pé do Ouvido

BebêLêteca com a Cia. Pé do Ouvido
Neste encontro dedicado à primeira infância, a Cia. Pé do Ouvido apresenta aos bebês e suas famílias dois contos cheios de ritmo e musicalidade. Entre as narrativas, a dupla de artistas interpreta cantigas tradicionais brasileiras e canções autorais. Além da contação de histórias, com duração de 30 minutos (ou duas sessões de 15 minutos), a Cia. realiza uma hora de mediação de leitura, convidando os bebês a conhecerem, de maneira lúdica e sensível, os  livros do acervo da biblioteca adequados à faixa etária. Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima Infância. Duração: 90 minutos.
Dia 14 de maio às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 31 de maio às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

BebêLêteca com o Jardim dos Bebês

BebêLêteca com o Jardim dos Bebês
O Jardim dos Bebês é uma intervenção cênico-literária voltada para bebês de 0 a 3 anos. A partir da jornada de uma criança pelo jardim da avó, a atividade desperta sentidos e memórias por meio de elementos como insetos, folhas, frutas, aromas e seres encantados. A trilha sonora executada ao vivo utiliza sons que remetem ao útero, à natureza e aos animais, criando um ambiente acolhedor e sensorial. A proposta busca conectar os pequenos à natureza, à ancestralidade e à família por meio da observação e interação com microcosmos que habitam o jardim. Classificação indicativa: Livre - Primeiríssima Infância. Duração: 90 minutos.
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 28 de maio às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2025
TEMA: PROTEGER O ENCANTAMENTO DAS INFÂNCIAS  
O brincar é fundamental para o desenvolvimento integral e garantia de relações saudáveis e afetivas para as crianças, seus cuidadores e sua rede de apoio.  Proteger o encantamento da infância é um agir com profundo respeito e valorização, garantindo que as crianças possam existir no mundo com potência, preservando sua essência com plenitude e dignidade.

TEATRO

O Jogo do Folclore

O Jogo do Folclore
Evoé Cia de Teatro
Após passarem pelo temível leão Tibério, que guardava a sala secreta do dono do circo, três palhaços encontram uma caixa com bonecos, acompanhada de um velho manuscrito no qual se lê o nome de uma brincadeira: “O Jogo do Folclore”. Essa brincadeira os leva a contar as lendas e mitos, utilizando os bonecos e muita imaginação. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 7 de maio às 9h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 9 de maio às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 14 de maio às 14h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 15 de maio às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 20 de maio às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 21 de maio às 14h30 - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 27 de maio às 9h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 28 de maio às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 29 de maio às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre

Eugênio, Pãopim e a Princesa de Luz

Eugênio, Pãopim e a Princesa de Luz
Cia. de Teatro Compacto
Eugênio é um gênio que sofre por suas magias durarem apenas poucos segundos. Pãopim é um palhaço sem nariz vermelho e sem graça, que só pode se alimentar da cor vermelha. Cada um deles, solitariamente, deseja ver seus graves problemas solucionados. A força desses desejos faz com que seus destinos se cruzem e que eles recebam a ajuda da Princesa de Luz, filha de um raio de Sol e de um raio de Lua. A solução que encontram não é nada convencional: um PUM!. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 50 minutos.
Dia 14 de maio às 14h - Ponto de Leitura Graciliano Ramos
Dia 15 de maio às 10h - Ponto de Leitura Parque Piqueri
Dia 16 de maio às 14h - Ponto de Leitura Praça Bambuzal
Dia 17 de maio às 14h - Ponto de Leitura Chácara das Flores
Dia 18 de maio às 11h - Ponto de Leitura Chácara do Jockey
Dia 20 de maio às 14h - Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio
Dia 22 de maio às 10h30 - Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi
Dia 24 de maio às 11h - Bosque de Leitura Cidade de Toronto

MÚSICA

Espaço Musical

Espaço Musical
Coletiva Ana Gira Sol
"Que som é esse? kum dum ti, kum dum pá, kum dum ti, kum dum pá". No Espaço Musical, a curiosidade é o que nos guia. Ana Cristina Anjos, Jajá Batista e Tati Limas estão prontos para conduzir o público por uma experiência cheia de descobertas sonoras. Neste ambiente lúdico, repleto de objetos que ecoam sons inusitados, cada batida é uma oportunidade de explorar novos ritmos e sensações. Junte-se a nós para uma aventura musical onde a pesquisa e a brincadeira se encontram, criando momentos de diversão e cantoria para os pequenos e seus cuidadores. Classificação indicativa: Livre - Primeira Infância. Duração: 60 minutos.
Dia 13 de maio às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 14 de maio às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 15 de maio às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 21 de maio às 10h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 22 de maio às 16h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 28 de maio às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 29 de maio às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 30 de maio às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

SARAU

Palavras, passarinhos e piruetas

Palavras, passarinhos e piruetas 
Conto em Cantos
Um Sarau lítero-sensorial voltado para o 1o setênio (de 2 a 7 anos) junto com seus cuidadores ou responsáveis. Através de cantigas, poesias, histórias e brincadeiras os pequeninos vivenciam seu primeiro Sarau. Neste Sarau três artistas se revezam em atividades sensório-motoras, declamação de poesias, pequenas histórias, brinquedos de palavras e muita música. Cantigas populares, canções tradicionais da infância, placas sensoriais, livros, movimentos coletivos e muitas brincadeiras de palavras compõem de forma lúdica, intimista e delicada. Classificação indicativa: Livre - Primeira Infância. Duração: 60 minutos.
Dia 13 de maio às 10h - Biblioteca Belmonte
Dia 14 de maio às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 14 de maio às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 27 de maio às 15h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 27 de maio às 10h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 28 de maio às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 28 de maio às 10h - Biblioteca Prestes Maia 
Dia 29 de maio às 9h30 - Biblioteca Marcos Rey
Dia 29 de maio às 16h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 30 de maio às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 31 de maio às 11h - Biblioteca Nuto Sant'Anna

CIRCO

O Circo da Lona Preta

O Circo da Lona Preta
Trupe Lona Preta
“O Circo da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense. Os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos do picadeiro, atualizando e dando novo vigor às clássicas cenas do circo tradicional e mambembe, nas picadilhas do imaginário periférico. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de maio às 14h - Ponto de Leitura Olido
Dia 23 de maio às 10h30 - Bosque de Leitura Parque Lajeado
Dia 24 de maio às 11h - Ponto de Leitura Juscelino Kubitschek
Dia 25 de maio às 11h - Ponto de Leitura Butantã
Dia 31 de maio às 14h - Ponto de Leitura Parque São Rafael

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Helena Black em Meu avô Samantha

Helena Black em Meu avô Samantha
Era uma vez um avô, um gato e sua neta Helena, ambos tinham algo em comum ou procuravam algo em comum. A peruca do avô Samantha. Nesta casa mágica os três descobrem o que é ajuda e desejos, assim fica fácil saber qual a parte mais lhes cabe? Será que é possível encontrar algo que talvez nem perdemos só não sabemos onde está? Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 50 minutos.
Dia 14 de maio às 10h - Biblioteca Paulo Duarte 
Dia 15 de maio às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal 
Dia 17 de maio às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 21 de maio às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 23 de maio às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda 
Dia 27 de maio às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 28 de maio às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 29 de maio às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 30 de maio às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Palavra brinquedo – feituras do corpo

Palavra brinquedo – feituras do corpo
Cia. Hespérides
Para entrar nessa aventura, tem que bater palmas, tem que bater os pés, dar um giro, dar um pulinho, gritar e fugir do lobo e ter muita energia, além de conhecer animais pra lá de especiais como o sapo Honório que acende a leitura por onde passa. E como toda leitura ilumina e nos mostra vários caminhos, ainda vamos conhecer a faminta jiboia Clotilde que usa de todas as artimanhas para abocanhar um coelho, mas será que ela consegue? Por que com fome e esperteza não se brinca, e brinca? E se depois disso tudo, ainda pode nascer uma improvável amizade entre os filhos de... Clotilde e Honório? Uma serpente e um sapo? Por que criança é assim, só quer brincar, pular, rastejar e contar histórias? Classificação indicativa: Livre - Primeira Infância. Duração: 60 minutos.
Dia 24 de maio às 14h - Bosque de Leitura Parque do Carmo
Dia 25 de maio às 14h - Bosque de Leitura Parque Anhanguera
Dia 28 de maio às 10h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna
Dia 29 de maio às 11h - Bosque de Leitura Parque Ibirapuera
Dia 30 de maio às 14h - Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares
Dia 31 de maio às 11h - Bosque de Leitura Parque do Trote

VEJA AQUI, MAIS PROGRAMAÇÕES DA SEMANA MUNICIPAL DO BRINCAR 2025 nos equipamentos  da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

 

CONFIRAM TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE MAIO DAS BIBLIOTECAS COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE DE SMB.

Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebook e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

collections
Galeria de imagens