Secretaria Municipal de Cultura

Cursos


ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA
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A proposta básica de iniciação é determinada pela integração de linguagens, que acontece no curso regular, nosso único percurso obrigatório. Ao ingressarem na EMIA, as crianças de 5 e 6 anos vêm à escola uma vez por semana e passam duas horas com uma dupla de artistas professores.

Aos 7 e 8 anos os encontros passam a durar três horas, ainda com dois professores.

Aos 9 e 10 anos as crianças têm a experiência do QUARTETO, três horas e meia com quatro artistas professores, um de cada linguagem, música, dança, artes visuais e teatro, atuando simultaneamente e de forma colaborativa.

Aos 11 e 12 anos as crianças podem escolher aprofundar sua experiência em uma das quatro linguagens, em encontros de três horas.

Esta é a “estrada principal”, de onde se abrem simultaneamente diversas bifurcações, conexões, entradas e saídas, a serem trilhadas pelas crianças a partir de suas afinidades, desejos e escolhas. Neste universo, cada um constrói seu próprio currículo, acumulando e diversificando experiências.

Paralelamente ao curso regular, a partir dos 7 anos, as crianças podem optar por diversas atividades, entre as quais:

Aulas optativas de dança, teatro e artes visuais: existem como possibilidade de se vivenciar essas linguagens no que têm de mais específico.

Estudo de um instrumento musical: piano, flautas doce e transversal; violino, viola e violoncelo; guitarra, violão e cavaquinho; percussão e bateria.

Orquestra Infanto-juvenil da EMIA: composta por alunos, ex-alunos e comunidade.

Corais: são diversos agrupamentos que abrangem todas as idades, além de ex-alunos, mães e comunidade. O repertório é bastante variado e inclui outras linguagens.

Oficinas: também abertas à comunidade em geral (mães, ex-alunos, jovens), são de todas as linguagens, mas têm a especificidade de projetos apresentados pelos professores e a duração de uma ano ou um semestre.

Dentro dessa conformação, uma criança pode frequentar a EMIA de um a cinco dias por semana e traçar seu próprio caminho nesta cartografia, criando, assim, sua história pessoal de iniciação à arte.