Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 1 de Maio de 2025 | Horário: 05:00
Compartilhe:

Primeira edição de maio do CENTRÔ! apresenta festas de rap e eletrônica no pós-feriado

Festas Punga e Grau vão rolar neste sábado (3), a partir das 15h, na Praça Antônio Prado, no Centro Histórico de São Paulo
Festa GRAU, de música eletrônica, acontece neste sábado (3), na Praça Antônio Prado. Foto: divulgação

São Paulo, 1° de maio de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta mais uma edição do CENTRÔ!, programação que traz shows e dança para os espaços abertos do centro da cidade, nesta sexta-feira (2) e sábado (3).

O evento da primeira semana de maio, que vem seguida pelas comemorações e eventos do feriado do Dia do Trabalhador (1°), reunirá shows do Pagode da 27, com a Festa Punga!, de rap, e a festa GRAU, de eletrônica, na Praça Antônio Prado, no sábado (3).

O Pagode da 27 foi criado há 15 anos, no Grajaú e é famoso por juntar rodas de samba em vários bares conhecidos de São Paulo. Já a Festa Punga reúne vários nomes do rap nacional com apresentações intercaladas, em um esquema semelhante de batalha. A GRAU é uma festa independente de música eletrônica com raízes periféricas, que desta vez conta também com artistas do rap.

Os artistas que querem participar do CENTRÔ! podem se cadastrar pela plataforma Porta de Entrada e inscrever o perfil no projeto. Mesmo que a arte ou intervenção não seja selecionada para a programação, os dados continuarão no banco de artistas da prefeitura. Em caso de dúvidas sobre a plataforma é possível acionar o e-mail de suporte: suporteportadeentrada@prefeitura.sp.gov.br.

CENTRÔ!”

Lançado no dia 14 de março, o “CENTRÔ!” leva programação cultural gratuita semanalmente às ruas e praças do Centro de São Paulo, e ocorre regularmente para celebrar a arte de rua, impulsionando o desenvolvimento técnico e profissional de artistas locais e levando mais democratização do acesso à cultura por meio de intervenções itinerantes em pontos icônicos do centro histórico, nas varandas e calçadas. Assim, tais lugares ganham um novo significado, transformando-os em palcos públicos.

Com foco nos artistas de rua, a programação reúne teatro, circo, música e diversas linguagens para a dinâmica das ruas, oferecendo novas experiências aos munícipes. As intervenções acontecem às sextas e sábados, em diferentes horários, transformando o centro histórico em um circuito de descobertas artísticas.

A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.

Lembrando: Vem aí Virada Cultural 2025 nos dias 24 e 25 de maio. A maior virada cultural da história! 20 anos em 24 horas.

Serviço:

Picanha de Chernobill

Quando: sexta-feira (2), 12h

Onde: Praça Antonio Prado, Centro

Sinopse: Há 12 anos a Picanha de Chernobill sustenta um trabalho gigante, ligado diretamente à vida das pessoas na cidade de São Paulo. Desde 2012, o trio fez das ruas da capital paulista seu principal palco, reunindo grandes públicos e integrando grandes artistas em colaborações nas suas apresentações e, como resultado desse trabalho, este mesmo público financiou, acompanhou e participou da produção de 4 discos lançados pela banda através de crowdfundings.

Cortejo das Manas

Quando: sexta-feira (2), 13h

Onde: Rua XV de Novembro, 194, Centro

Sinopse: Em um espetáculo que une a magia do circo às ruas da cidade, a Trupe Las Manas tem o prazer de apresentar o Cortejo das Manas, um evento itinerante repleto de palhaças malabaristas, acrobatas, pernaltas e musicistas, destinado a encantar e divertir um público diversificado.

Engrenagem Urbana

Quando: sexta-feira (2), 13h

Onde: Largo do Café, Centro

Sinopse: Fundada em Itaquera, bairro que tem movimentado o rap nacional, a Engrenagem Urbana nasce da parceria de músicos inquietos envolvidos com a movimentação cultural da Zona Leste. A banda completa 15 anos em 2025 com grande estilo, voltando aos seus primórdios, misturando o bom e velho rap com o sofisticado e audacioso jazz.

Pagode da 27

Quando: sábado (3), 12h às 14h30

Onde: Praça Antônio Prado, Centro

Sinopse: O Pagode da 27 nasceu em 2005 da reunião de sambistas do Grajaú na Rua 27 (R. Manoel Guilherme dos Reis). Considerada nos anos noventa uma das ruas mais perigosas da zona sul, hoje ela é considerada uma rua de patrimônio cultural. O samba é tocado na rua todos os domingos e desde o início tem chamado a atenção de muitos amantes do samba.

Festa Punga!

Quando: sábado (3), 15h às 17h30

Onde: Praça Antônio Prado, Centro

Sinopse: Punga! é uma festa que reúne de forma independente vários nomes do rap nacional e da cena desde Novembro de 2016. Com formato singular, as apresentações acontecem intercaladas, criando turnos em que cada artista ou grupo apresenta uma música e passa o microfone para o próximo, repetindo assim a ordem, num esquema semelhante de batalha.

GRAU

Quando: sábado (3), 17h30 às 20h

Onde: Praça Antônio Prado, Centro

Sinopse: A GRAU é uma festa independente realizada em São Paulo desde 2022, voltada à difusão de gêneros da música eletrônica com raízes periféricas, como UK Garage, grime, jungle e drill. Esta edição especial propõe um intercâmbio entre artistas da cena eletrônica e do rap, reunindo nomes que representam diferentes territórios e linguagens urbanas.

Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens