Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025 | Horário: 14:04
Compartilhe:

Teatro é destaque na Virada Cultural 2025

Comemorando 20 anos de edição, evento terá palcos 24 horas de stand-up comedy e de monólogos na região central, e reunirá peças renomados em teatros municipais e equipamentos culturais parceiros

São Paulo, 14 de abril de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, leva mais de 100 apresentações de artes cênicas para todas as regiões da cidade como parte da programação especial da 20ª Virada Cultural, nos dias 24 e 25 de maio. Além dos teatros municipais, bibliotecas e equipamentos culturais parceiros como SESC, o evento conta com dois palcos 24 horas na região central: stand-up comedy, no endereço Ipiranga-Copan, e Monólogos na Praça Roosevelt.

Entre as atrações teatrais confirmadas na maior Virada Cultural da história de São Paulo estão peças premiadas, que levam ao palco atores conhecidos do público, como Osmar Prado, Isabel Teixeira, Claudia Ohana, Juliana Knust, entre outros.

No Teatro Paulo Eiró, as peças “Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro”, inspirado no livro homônimo de Gilberto Freyre, no dia 25, às 19h, e a montagem infantil “Zebra Sem Nome”, dia 24, às 16h, são os destaques.

Já o Teatro Arthur Azevedo reúne no dia 25 as peças “Miragens na Caixa”, do Grupo Teatro do Imprevisto, às 16h; “O Veneno do Teatro”, uma peça clássica do dramaturgo espanhol Rodolf Sirera, estrelado pelos atores Osmar Prado e Maurício Machado, às 19h;  e o “Jogo de Imaginar”, peça que aborda a origem do teatro, produzida pelo núcleo de criação espetáculos infanto-juvenis Barracão Cultural, às 11h.

Em Santana, a atriz Isabel Teixeira se apresenta no Teatro Alfredo Mesquita domingo (25), às 19h, com a peça intimista “Jandira - Em Busca do Bonde Perdido”, dirigida por Marcos Caruso. No mesmo teatro, às 20h, a peça de Fernando Duarte e Rita Êlmor “Parabéns Senhor Presidente - in Concert” traz as atrizes Claudia Ohana e Juliana Knust, interpretando Maria Callas e Marilyn Monroe nos bastidores da festa do Presidente Kennedy, destacando a diferença entre as duas mulheres mais famosas da história, suas complexidades, feminilidades e semelhanças.


Também pela zona norte, na Casa de Cultura Tremembé, às 10h, “A Vovó Tá On!”, da Cia Do Miolo, conta uma divertida história de três idosos solitários e cansados de suas vidas monótonas que decidem conhecer novos amigos em um ”Aplicativo de Amizade para a Melhor Idade”.

Já o Centro Cultural Teatro Flávio Império leva o espetáculo "Cabaré Tertúlia", um encontro cênico e circense com dois palhaços viajantes que, por meio da linguagem corporal e da palhaçaria, conduzem um show interativo com números de acrobacia, malabarismo e arremesso de facas. A apresentação acontece no dia 25 de maio, às 14h, na Lona Miss Jujuba.

No Museu da Cidade de São Paulo, a peça "Marquesa de Santos: Verso & Reverso" traz um monólogo de 45 minutos no qual a Marquesa de Santos,  questiona o porquê de sua trajetória pessoal ter sido ofuscada pelo seu relacionamento com D. Pedro I, destacando as lutas e desafios enfrentados pela personagem histórica. A apresentação acontece no Solar da Marquesa de Santos, no dia 24 de maio, às 19h.

Por falar em monólogos, o gênero teatral, assim como o stand-up comedy ganha palcos 24 horas na região central. Monólogos reconhecidos, como "Frida Kahlo — Viva la Vida", terão um palco dedicado na Praça Roosevelt, enquanto grandes nomes da comédia nacional se apresentam em espaço especial montado na Avenida Ipiranga, perto do Edifício Copan.

 

Os bons filhos aos teatros retornam

Nos equipamentos culturais municipais, “Dinossauros do Brasil”, “O Avesso da Pele”, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, “Frida Kahlo — Viva la Vida” e “O Mágico Di Ó - O Clássico em Forma de Cordel” retornam aos teatros municipais com sessões especiais para a Virada Cultural 2025.

No sábado (24), no Teatro Arthur Azevedo, o espetáculo “Dinossauros do Brasil”, da cia. Pia Fraus, baseado no livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil”, trilha toda a história do território brasileiro até a sua formação atual, citando desde os dinossauros até o surgimento da Cultura Popular, com muita trilha sonora de Forró, Chorinho e Xaxado, às 16h. Já a peça “O Avesso da Pele”, baseada no livro homônimo vencedor do Prêmio Jabuti em 2022, aborda o racismo e violência pela ótica de Pedro, que refaz os passos de seu falecido pai, com sessão única às 21h.

A peça “Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” – uma adaptação do romance de Jorge Amado, que conta sobre um amor “impossível” entre um gato e uma andorinha, tem sessão gratuita no Teatro Paulo Eiró, dia 25, às 16h.

Enquanto a contação de história “O Mágico Di Ó - O Clássico em Forma de Cordel” chega no Teatro Alfredo Mesquita no dia 24, às 16h, com a versão abrasileirada da clássica história do “Mágico de Oz”, de Frank Baum, narrando a história de amizade das personagens Dorotéia, Mamulengo, Cabra-de-Lata e Leão pela estrada de tijolinhos, rumo à capital paulista em busca de uma vida melhor.

 

Teatro nas bibliotecas municipais

As bibliotecas Hans Christian Andersen, Cora Coralina, Brito Broca, Raimundo de Menezes, Lenyra  Fraccaroli, Menotti Del Picchia e Alceu Amoroso Lima recebem performances cênicas especiais para a Virada Cultural 2025. Entre as atrações já confirmadas da programação, estão o espetáculo de dança e balé clássico “Tempo de Primaverar”, “Ciranda de Mundaréu”, “I-Magia”, os espetáculos infantis “O Saci que Queria Voar”, “Sementeiras” e “De Férias no Sítio” e as adaptações literárias homônimas dos contos infantis “A menina que bordava estrelas” e “Árvore de Histórias”.

 

Teatros nos equipamentos parceiros


Para enriquecer a programação de teatros da Virada Cultural 2025, há mais de 20 atrações da sétima arte nos equipamentos parceiros que compõem o time de espaços culturais para aproveitar na cidade entre os dias 24 e 25 de maio.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos conta com o show “Mel Lisboa canta Rita Lee”, em um formato intimista de voz e violão, das 13h às 14h no domingo (25), na Oca. No Centro Cultural Coreano no Brasil, ocorrerá a “Oficina de Máscaras do Teatro Coreano”, das 13h às 15h, com a atriz e pesquisadora Bruna Inoue.

O Centro Cultural FIESP leva os espetáculos “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” - dia 24 de maio às 20h e dia 25 às 19h - e a peça infantil “A incrível Viagem do Quintal” - tanto dia 24 quanto 25 das 14h às 15h15. No Itaú Cultural, no mesmo dia, leva o espetáculo infantil “A botija: um pequeno inventário de histórias fantásticas do Nordeste brasileiro” apresenta duas sessões no domingo (25): às 15h e às 17h.

Já o Pateo do Collegio recebe a oficina “Do Pateo ao Palco: o teatro no coração de São Paulo” com início às 14h também no domingo. A Unesp leva o seu Instituto de Artes com a peça-poema “Sete verbos para manter corpo viva” no dia 25 de maio às 18h30.

No Sesc, as atrações incluem “Guardiões: Um Conto de Cordel”, das 11h às 17h, “Chão de Pequenos” nos dois dias da Virada - no sábado (24) às 18h e no domingo (25) às 17h - e “Máquina de fazer poemas”, das 13h às 17h45, além de do espetáculo infantil de teatro de animação e música ao vivo “Bach, Bebês e Beatles” às 15h, unindo a obra do compositor alemão Bach com as canções da épica banda britânica Beatles numa atmosfera suave e acolhedora de (re) descobertas sensoriais e de afetividade.


Outras atrações destacam-se como “Great Fake”, no dia 24 de maio às 20h e às 18h no dia 25 de maio, no Sesc Avenida Paulista; “Caravana Zona Leste”, às 12h, no Sesc Belenzinho; e “2POR4”, às 16h, no Sesc Campo Limpo. No Sesc Consolação, o projeto “Cine e TV Brasil - Nossa dramaturgia em Cordel” ocorre das 13h às 17h30, com acessibilidade de tradução em Libras, audiodescrição, recursos táteis, banheiros acessíveis. No Sesc Interlagos, a peça “O Menino de Lugar Nenhum” será apresentada às 15h.

O SESC Ipiranga exibe o espetáculo “Cartas Libanesas: Ayuni” que ocorre às 20h no dia 24 de maio e às 18h no dia 25 de maio, assim como a peça de Hilda Hist “ESBOÇO” exclusivamente no sábado (24), às 18h30. Enquanto a unidade em Pinheiros traz a peça “Barco Mundo”, que será exibida às 15h. No Sesc Pompeia, o espetáculo “Número Sanfônico” acontecerá às 12h30; já no Sesc Santana, há a apresentação “Alice no Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas” às 12h, e o espetáculo “Big Bang”, às 21h no dia 24 de maio e às 18h no dia 25 de maio. O Sesc Santo Amaro não fica de fora, levando o “Monstro e Cia” no dia 25 de maio às 16h, e o musical “Literatura em Cena: Dom Casmurro” no sábado (24) das 20h às 22h

 

Stand-up comedy e monólogos 24h no Centro de São Paulo

Para uma boa risada, o stand-up comedy, show em formato tradicional de microfone aberto realizado por comediantes e humoristas, será pulsante na Virada Cultural 2025, com palco 24 horas de apresentações de grandes nomes da comédia nacional. O espaço especial será montado na Avenida Ipiranga, perto do Edifício Copan.

Enquanto os fãs de teatro, além de peças, espetáculos e performances cênicas, também podem contar com monólogos 24h em um palco dedicado sediado na Praça Roosevelt.

 

A programação completa está no site viradasp.com.br. Para conferir as atividades do SESC na Virada, acesse: sescsp.org.br/sescnavirada.
Veja tudo o que foi anunciado na Virada Cultural 2025.

Acompanhe as redes sociais @smculturasp e fique por dentro das novidades.

Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues

 

 

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens