Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Plano de Negócios

  Mas como saber e demonstrar que uma empresa será sustentável e lucrativa?
Plano de negócios

A forma mais eficaz de se demonstrar que um negócio é viável, sustentável e que possuir condições de sucesso ainda é através do um plano de negócios.
O plano de negócio consiste na elaboração do projeto para exploração de uma atividade onde serão analisados aspectos mercadológicos, operacionais, jurídicos e financeiros desse empreendimento. Tal analise é realizada de uma forma sistêmica, ou seja, de uma forma lógica, estruturada e profissional.

O plano pode ser definido como um resumo escrito da maneira como o empreendedor pretende atingir suas metas e administrar os recursos necessários para que obtenha o sucesso desejado, transformando-o num plano de sucesso.

O formato e o conteúdo do plano de negócios variam bastante em função do público-alvo para o qual ele foi desenvolvido (capitalistas de risco, incubadoras, bancos etc.). Em termos gerais, o plano de negócios deve conter, no mínimo, as seguintes informações: sumário executivo, planejamento estratégico do negócio, descrição da empresa, produtos e serviços, análise de mercado, plano de marketing e plano financeiro.

Esta etapa tem por objetivo servir como um instrumento de apresentação do negócio de forma concisa, englobando todas as suas principais características. Em função disso, o plano de negócios é um importante guia que norteará todas as ações da empresa. Além disso, o plano de negócios é uma boa ferramenta de marketing da empresa.

Etapas:
identificar riscos e propor planos para minimizá-los/evitá-los;
identificar pontos fortes/fracos em relação à concorrência;
conhecer o mercado/definir estratégias de marketing para produtos e serviços;
analisar o desempenho financeiro do negócio; e
avaliar investimentos e retorno sobre capital investido.

O plano de negócios analisará os riscos e oportunidades existentes no mercado onde o empreendedor irá atuar; o plano de vendas; a localização; equipamentos; o investimento realizado e o seu retorno; o fluxo de caixa; a formação dos custos e do preço de venda dos produtos e serviços relacionados ao empreendimento entre outros.

Mas por que elaborar um plano de negócio ?


Ele traz os seguintes benefícios para um negócio:

- reúne as idéias ordenadamente e permite uma visão de conjunto de todas as alternativas possíveis sobre o negócio, evitando uma visão incompleta dos problemas e decisões erradas
- impõe a avaliação de crescimento e de lucro potencial da empresa, bem como as necessidades de recursos materiais, financeiros e humanos da mesma
- examina as conseqüências de diferentes estratégias competitivas
- permite que todas as avaliações e experiências sejam realizadas com base em simulações devidamente registradas, evitando gastos desnecessários no início das operações
- trata-se de um documento básico e indispensável na atração de sócios e investidores
- funciona como uma apresentação do negócio para fornecedores e clientes
- importante ferramenta para a contratação de empregados, mostrando a correta perspectiva do negócio e as possibilidades de crescimento
-
orienta-os na execução de tarefas de acordo com as diretrizes definidas para o negócio


O objetivo maior do plano de negócios é garantir e demonstrar a viabilidade do empreendimento, alcançando a maior lucratividade possível.

E qual o ganho do empreendedor com tudo isso?
O fato de uma empresa ser uma startup traz pelo menos duas vantagens imediatas para seus empreendedores:
1ª) – facilidade para uma startup encontrar investidores;
2ª) – a empresa que segue a receita aqui apresentada possuiu maiores chances de sucesso, exatamente por ela ter não só um plano, mas também um modelo de negócios previamente elaborado.


Fonte(s):

SEBRAE,http://www.mundosebrae.com.br/2011/01/o-que-e-uma-startup/, 27 de janeiro. Página consultada em 22 de dezembro de 2011.

“iDisc: infoDev Incubator Support Center”, < http://www.idisc.net/en/Publication.316.html>, 15 de agosto. Página consultada em 9 de janeiro de 2012.

“iDisc: infoDev Incubator Support Center”,http://www.idisc.net/en/Document.316.doc, 15 de agosto. Página consultada em 9 de janeiro de 2012.

“BLOG ADMINSTRAÇÃO”, http://administracaoempresas.blogspot.com/, 13 de abril. Página consultada em 9 de janeiro de 2012.