Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
O que é um ambiente de pré-incubação
O principal objetivo da fase de pré-incubação é oferecer apoio para que os empreendedores transformem suas idéias em uma empresa formalizada juridicamente e com um produto pronto para ser comercializado. A pré-incubação deve prover ferramentas, serviços e apoio institucional à idéias promissoras e com viabilidade técnica e mercadológica que possam evoluir para futuros negócios e empreendimentos abrigados, preferencialmente, em incubadoras de empresas. A grande contribuição do processo de pré-incubação é garantir que as empresas que entram para o processo de incubação estejam "prontas para se desenvolver".
Em geral, as pré-incubadoras estão localizadas em universidades e têm como foco o apoio a empresas de base tecnológica. No entanto, isto não é uma regra geral.
Ao entrarem na fase de pré-incubação, os empreendedores não possuem uma empresa formalizada, um plano de negócios formalizado e consistente, nem um produto pronto para ser comercializado ou serviço a ser oferecido. A fase de pré-incubação, portanto, deve estar organizada de forma a atingir três objetivos principais:
• empresa formalizada juridicamente;
• plano de negócios formalizado e consistente;
• produto ou serviço pronto para ser oferecido ao mercado (ou pelo menos um protótipo).
Uma vez atingidos estes três objetivos, a empresa está pronta para iniciar a fase de incubação. Torna-se importante ressaltar que estas duas fases (pré-incubação e incubação) podem ser oferecidas por uma mesma entidade (incubadora) ou por entidades diferentes (pré-incubadora e incubadora).
Um ambiente de pré incubação aumenta potencialmente o nível de excelência da oferta de projetos para as incubadoras de empresas, contribuindo para elevar as chances de sucesso de empresas graduadas. São disponibilizados aos projetos selecionados para pré-incubação infra-estrutura comum de desenvolvimento (laboratório de microinformática, por exemplo) e de apoio (serviço de fax, central de cópias, correios etc).
Adicionalmente, provê-se consultoria de desenvolvimento de negócios
(identificação de oportunidades, estudo de viabilidade técnica e econômica,
elaboração de planos de negócios, elaboração de planos de marketing,
elaboração de projetos para atração de recursos financeiros não reembolsáveis etc.). A pré-incubação enfatiza o planejamento, detalhando o gerenciamento estratégico das tecnologias agregadas a protótipos, produtos e serviços, elementos vitais à sustentabilidade futura dos empreendimentos.
Durante a fase de pré-incubação são oferecidos cursos e consultorias que permitem aos empreendedores o desenvolvimento do plano de negócios, a formalização da empresa e o desenvolvimento do produto ou serviço.
Dentro deste contexto, uma boa estratégia é utilizar a elaboração do plano de negócios como "fio condutor" de toda esta fase.
Fonte(s):
“iDisc: infoDev Incubator Support Center”, < http://www.idisc.net/en/Publication.316.html>, 15 de agosto. Página consultada em 9 de janeiro de 2012.
LEMOS, Paulo; GRIZENDI, Eduardo; LOTUFO, Roberto. Empreendedorismo, Empresas Juniores e Cadeia de Inovação: a Experiência de Pré- Incubação da INOVA/UNICAMP. São Paulo. 2005
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk