Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Coordenação de Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais

Conheça a coordenação que zela pelo patrimônio, expressões culturais negras e as comunidades tradicionais da cidade

A coordenação tem como objetivo principal, por meio da criação e implementação de políticas públicas, promover e preservar os bens culturais, materiais e imateriais das comunidades tradicionais.
Entendemos comunidades tradicionais, os povos e comunidades de matriz africana, os indígenas, os imigrantes e a população cigana.
No que se refere à expressão cultural negra contemporânea, a essa coordenação cabe promover o diálogo com os órgãos que promovem a programação cultural na cidade.

Atribuições

I - Formular políticas de promoção da defesa dos direitos e interesses das comunidades tradicionais, reduzindo as desigualdades e eliminando todas as formas de discriminação identificadas;
II – promover a preservação da memória histórica dos grupos étnico-raciais;
III – promover o diálogo com comunidades de expressões culturais tradicionais vinculadas com os grupos étnico-raciais, buscando o reconhecimento e respeito ao patrimônio histórico e cultural, como forma de combate à discriminação racial;
IV – desenvolver atividades voltadas aos três pilares do patrimônio cultural, material sobre africanidades;
V – colaborar com o Conselho Municipal dos Povos Indígenas na consecução dos objetivos estabelecidos na Lei 15.248, de 26 de Julho de 2010.