Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Matriz Africana

É papel da Coordenação de Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais zelar pelo acervo cultural, memória e ancestralidade da população negra na cidade, assim como os territórios em que estes aspectos se encontram. Neste sentido faz-se essencial o diálogo e a preservação dos saberes e costumes das comunidades de matriz africana na cidade.

São comunidades tradicionais de matriz africana - "grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição". Também denominados de povos de terreiro ou povo do santo, estas comunidades originadas predominantemente das etnias, Ewe- fon, Yorubá e bantu desenvolvem e seus territórios uma série de hábitos que são parte de tradições de matriz africana ligadas à ancestralidade na música, alimentação e na maneira de lidar com o meio ambiente e a espiritualidade.

Cabe a Coordenação de Patrimônio Cultural estabelecer políticas afirmativas para criação de mais espaços de diálogo e fortalecimento da identidade cultural destes povos e preservação destes territórios.

 

Acesse o edital aqui