Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025 | Horário: 13:00
Compartilhe:

A Copinha chegou na reta final: confira curiosidades sobre a competição

55° edições de muitas goleadas, campeões e jogadores que viraram ícones no profissional

na imagem, arte produzida pela SEME, sobre curiosidades da Copinha.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, histórica competição de base brasileira, chega a mais uma reta final. O torneio teve início em 1969, contando somente com 4 equipes: Juventus, Nacional, Corinthians e Palmeiras, com o jogo de abertura sendo uma goleada do Nacional em cima do Verdão, por 4x1, e o Corinthians se sagrando campeão. Ao longo dos anos, o torneio foi ganhando notoriedade, aumentando o números de equipes participantes, expandindo a competição para todo o estado de São Paulo e, posteriormente, ao Brasil inteiro. 

Um fato interessante sobre o início da competição é que duas escolas já disputaram o torneio a convite da organização. Em 1971 foi a Escola Estadual Brigadeiro Veloso. E, um ano depois, a Escola Estadual Professor Andrônico de Mello. Ambas caíram na fase de grupos.

Em 2025, a Copinha completará 55 edições, se consolidando cada vez mais como o maior torneio de base da América Latina. A partir de 2017, a competição conta com número recorde de equipes participantes, somando 128 ao todo. Durante todos esses anos, o Corinthians se isolou como o maior campeão, com 11 títulos, seguido por Internacional e Fluminense com 5, Flamengo e São Paulo com 4. 

O torneio que é famoso por ter grandes goleadas, já contou com um sonoro 14x0, na partida entre  Cruzeiro e  Vasco de Itapecerica, em 1974. Para efeito de comparação, somente na primeira fase da Copinha 2025, já tivemos 192 jogos, e  558 gols, com uma grande goleada de 9x0 aplicada pelo Palmeiras sobre o Náutico-RR.

A Copinha funciona como vitrine para que os atletas mais jovens possam mostrar seu talento e buscar uma vaga no time profissional. A competição foi responsável por revelar alguns grandes jogadores, como Kaká, que fazia parte da equipe do São Paulo em 2001 e, no mesmo ano, já subiu para o elenco principal. Em 2002, foi convocado para a Copa do Mundo e conquistou o penta para o Brasil. Outro atleta que teve destaque pelo São Paulo, em 1998, foi o Cafu, que também integrou o time campeão do mundo pela Seleção Brasileira. Além deles, Dida foi mais um no elenco do penta descoberto através da Copinha, em 1993.

O torneio ganhou tanta visibilidade nacional e internacionalmente que teve algumas participações inusitadas, como o Providencia, do México, em 1980, sendo o primeiro clube estrangeiro a disputar o campeonato. O Bayern de Munique, da Alemanha, foi outro que já participou da competição, em 1985, sendo, até então, o único europeu da lista. Além de alguns clubes inesperados, a Seleção Japonesa trouxe um time universitário para competir, em 1995. Outra seleção que deixou sua marca foi a da China, em 1997.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é o maior campeonato de base do mundo, dando visibilidade para atletas jovens que sonham em jogar em alguma equipe profissional e mostrando que ainda temos muitas joias a serem lapidadas, podendo, até mesmo, levar um dos garotos ao título de melhor do mundo, como aconteceu com Kaká em 2007. 

A final da 55ª edição da Copinha acontece neste sábado (25), na Mercado Livre Arena Pacaembu, com os times São Paulo x Corinthians  brigando pela taça.


Texto: João Bueno | jbcastro@prefeitura.sp.gov.br e Layza Mascarenhas | layzamota@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Franklin da Silva | fsmaciel@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens