Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo

O papel da SEME

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME) tem como função formular políticas, fomentar e apoiar projetos e ações que incorporem atividades físicas, esporte e lazer aos hábitos de vida saudável da população. Baseada em estudos que indicam a inatividade física entre adultos como quarto maior fator de risco de mortalidade e a falta do hábito na prática da atividade física do paulistano, a principal missão da Secretaria é a de equacionar as dificuldades naturais de atender a grande demanda da capital e gerar atividades diversas que melhorem esses números. A importância nessa linha de pensamento pode gerar impacto não apenas na qualidade de vida da população, mas também em custos e investimentos em saúde, que podem gerar economia de R$ 12 bilhões por ano.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer assumiu a missão de democratizar o acesso ao esporte e às atividades físicas em todas as regiões da cidade, através dos 46 Centros Esportivos, 236 Clubes da Comunidade e demais equipamentos esportivos como o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e o Parque das Bicicletas, que oferecem aos munícipes a oportunidade de praticar diversas modalidades, além dos espaços recreativos e de convivência que aproximam a comunidade através de suas atividades. Além de apoiar eventos esportivos de grande magnitude, a SEME é responsável por idealizar e dar seguimento a inúmeros programas de sucesso, com a intenção de contemplar diversas camadas da sociedade e incluir diversas atividades, como a Virada Esportiva, Rede Olímpica, Vamos Trilhar, Circuito Popular de Corridas de Rua, Jogos da Cidade, JOMI, Vem Dançar e muitos outros. 

A SEME também realiza eventos e projetos de incentivo que estimulam a prática de atividade física para atingir a meta de governo e aumentar em 20% a taxa de atividade física na cidade de São Paulo. 

Na imagem, o brasão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.