Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Brasil atropela o México e levanta a taça do Torneio
Janaína Vieira
Fotos: Janaína Vieira
Neste último domingo (20), no Estádio do Pacaembu, aconteceu uma grande festa brasileira com um placar de 5 a 2 contra a seleção do México. O Brasil garantiu o título invicto do I Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino.
Marta, Cristiane, Maurine, Aline, Érika e companhia fizeram uma belíssima campanha no torneio. Na fase classificatória, ganharam do Chile por 3 a 1, do México por 3 a 2 e da China por 3 a 0. Na decisão fez 5 a 2 diante das mexicanas, levando quase 25 mil torcedores ao delírio.
A partida começou equilibrada, com o time brasileiro buscando, na pressão, chegar à área do adversário. As mexicanas faziam poucos contra-ataques, mas tinham bons chutes de fora da área, sendo que aos 11 minutos, a atacante Dinora Garza arriscou da entrada da área, acertou um belo chute e a bola encobriu a goleira do Brasil, marcando o primeiro gol do jogo.
Entretanto, a equipe mexicana não foi páreo para a seleção brasileira, apoiada pelos quase 25 mil torcedores que estiveram no Pacaembu. O Brasil com seu futebol arte, ainda no primeiro tempo conseguiu virar o jogo com o gol de Marta, que ganhou na velocidade de duas zagueiras adversárias e, livre, tocou cruzado no canto esquerdo da goleira Sophia Perez.
No segundo tempo, a supremacia brasileira prevaleceu e, aos 9 minutos, Érika Cristiano recebeu na área e chutou cruzado. A goleira mexicana rebateu, a bola tocou em uma defensora e entrou calmamente no gol. As meninas do Brasil tinham mais precisões nas jogadas com belos passes e lançamentos.
O quinto e último gol, veio aos 28 minutos, com uma arrancada sensacional de Cristiane pela esquerda, que cruzou nos pés da camisa 10. Marta deu um drible de corpo na goleira adversária e chutou para fazer seu terceiro gol no jogo. "As arquibancadas cheias mostraram que o futebol feminino é uma realidade, não é mais algo passageiro. Precisamos agora, dar continuidade a esse trabalho", declarou Marta, artilheira da competição com sete gols.
Muitas jogadoras brasileiras se emocionaram ao final da partida, pois receberam muitos aplausos e gritos de “é campeão” da torcida. “Temos que aplaudir um bom futebol, que a tempo não via. Com certeza essas meninas estão nos restaurando a ética e o bom futebol brasileiro”, declarou Henrique, 27 anos, que assistiu pela 1ª vez no estádio a uma partida de futebol feminino.
O Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino 2009 foi uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o objetivo de incentivar o futebol feminino e continuar o programa de instalar diversas escolinhas de futebol para mulheres em São Paulo. Hoje, o município conta com 28 locais para as mulheres praticarem futebol, que atende 720 atletas.
O torneio contou também com a promoção da Sport Promotion e o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Federação Paulista de Futebol e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que transmitiu as oito partidas da competição ao vivo pelos canais BandSports e TV Bandeirantes.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk