Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
26 de fevereiro: Dia do Handebol – o esporte em ascensão no Brasil
Nesta quinta-feira, dia 26 de fevereiro, é comemorado o Dia do Handebol na cidade de São Paulo, como prevê a Lei 14.485, de 19 de julho de 2007. Neste ano, o dia escolhido marca o 75º aniversário da Federação Paulista de Handebol, que foi fundada justamente na mesma data, em 1940.
Apesar de a principal entidade do Estado ter sido criada há 75 anos, o esporte já era praticado há bastante tempo no Brasil e no mundo. De acordo com estudos, o “jogo praticado com as mãos” já é citado em documentos antigos dos primeiros séculos depois de Cristo.
Hoje difundido em quase todos os países, a modalidade demorou para ficar da forma como a conhecemos atualmente. Um fato que exemplifica bem isso é que em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, o handebol fez sua estreia na principal competição do mundo sendo disputada em um campo, com 11 jogadores de cada lado.
Na época, o esporte era praticado tanto no gramado como no salão. Atualmente, sua forma mais conhecida é na quadra, superfície na qual são disputados os principais campeonatos, porém também há adaptação para a prática na areia.
O handebol brasileiro no mundo – A última grande competição que atraiu os olhares de todo o mundo foi o Campeonato Mundial Masculino, realizado no Catar no início deste ano. Ainda com pouca experiência no torneio, a Seleção Brasileira repetiu o desempenho de 2013 e parou nas oitavas de final após perder para a Croácia, por 26 a 25. Até o momento, o resultado é o melhor do país na competição.
Enquanto o time masculino ainda luta para figurar entre os melhores da modalidade, a Seleção Brasileira Feminina está em ótimo momento e espera ainda mais conquistas. A equipe é a atual campeã mundial, conquista garantida na Sérvia, em 2013. Manter o posto é o próximo objetivo das brasileiras, que lutarão pelo bi no Mundial da Dinamarca, em dezembro deste ano.
A melhor do mundo é brasileira – Além de ser a atual campeã, a Seleção chegará com moral para a competição, já que conta com ninguém menos do que a melhor jogadora do mundo. Após eleição realizada pela Federação Internacional nesta semana, a brasileira Duda Amorim foi eleita a melhor atleta da modalidade da atualidade. Com o feito, Duda se torna a segunda jogadora do país a conquistar a premiação, repetindo o que fez Alexandra Nascimento em 2012.
O Handebol e a SEME – Aos interessados, o handebol pode ser praticado em alguns Centros Esportivos da cidade de São Paulo, como o CERET (zona leste), CEs de Pirituba e Parada de Taipas (zona oeste), CE da Vila Guarani (zona sul) e CE da Brasilândia (zona norte). Além disso, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação administra o Centro Olímpico, um dos principais formadores de atletas de capital paulista e que se destaca com seus times de handebol feminino em competições de base.
Texto: Lucas Mariano- lucasmariano@prefeitura.sp.gov.br
Foto1: Wander Roberto/Photo&Grafia
Foto 2: Thiago Parmalat/Photo&Grafia
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk