Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 9 de Março de 2015 | Horário: 16:15
Compartilhe:

Mulheres são homenageadas no Centro Esportivo Pirituba

O Dia Internacional da Mulher Esportista aconteceu em cinco centros esportivos espalhados pela cidade

Neste sábado, 7, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) celebrou o Dia Internacional da Mulher em grande estilo esportivo. Cinco Centros Esportivos espalhados pela cidade receberam a presença de comunidades locais e convidados para a comemoração.

Fundado em 1967, o Centro Esportivo Pirituba recebeu cinco grupos do entorno da Zona Norte. Segundo o Coordenador do C.E Pirituba, Edimilson Macedo, há uma sensibilização e a necessidade da presença feminina nas atividades físicas. "A mulher tem o poder de socialização, dedicação e comprometimento. Um gênero que estimula as pessoas ao seu redor a praticarem exercícios” avalia Macedo.

Os esportes mais procurados no Clube de Pirituba pelo público feminino são: Boxe, Ginástica, Tênis e Handebol. “Uma mulher que pratica esportes não perde sua feminilidade” conta Macedo. “A mulher hoje é respeitada dentro de um espaço que antes era de caráter masculino”, complementa o coordenador.

O evento também contou com a presença de coordenadores de outros clubes. A união pelo dia Internacional da Mulher tornou o evento especial. “Todos os dias devemos valorizá-las. As mulheres estão mostrando suas forças”, conta o coordenador de Esportes do C.E Jaçanã, João Almeida dos Santos. A Gestora Local, Sandra Cordeiro, recepcionou a todos os grupos e incentivou a prática de exercícios físicos.

A programação contou com aulas de diversos segmentos: basquete, vôlei, zumba, futsal e hidroginástica. A aula de zumba fitness, dança que tem como princípio a perda de peso, fez sucesso entre a mulherada.

Dentro de quadra, as “Poderosas Masters” abriram o dia festivo. Às 8 horas, o basquete esteve representado pelas avós, mães e filhas. As atletas da modalidade participam de campeonatos promovidos pela SEME e algumas das jogadoras do clube chegaram a compor a equipe profissional da Seleção Brasileira. A idade média das jogadoras era de 50 anos.

Às 9 horas, a dança entrou em ação. O Zumba fitness, uma modalidade de dança com mistura de festa, atraiu centenas de pessoas, em grande maioria a terceira idade, para uma aula em que não existe passo certo nem errado. A animação durou cerca de 80 minutos. A aula fez com que as pessoas participassem de forma animada para perder peso sem sentir dores.

O vôlei adaptado atraiu o público no final da manhã. O ginásio disponibilizou três quadras adaptadas para a disputa. Diferente do tradicional, as jogadoras pegavam a bola, passavam a duas colegas de quadra e em seguida lançavam para a quadra adversária.

Mesmo com o mal tempo, as mulheres participaram da aula de hidroginástica. A aluna Rodete Andrade, do C.E Casa Verde, estava animada ao participar da aula, “A hidroginástica aumentou minha auto-estima” declara. O professor do clube, Daniel Palácio, incentivou o desenvolvimento físico e a qualidade de vida. “Independente do sexo, o esporte é uma criação cultural que deve beneficiar todos” ressalta Palácio.

Ao decorrer da festa, mudas de plantas foram distribuídas, gratuitamente, como forma de recordação do Dia Internacional da Mulher Esportista e do despertar da consciência ambiental. A entrega das mudas foi acompanhada pela Quick Massagem. Uma equipe formada por profissionais alegrou a tarde do público com uma massagem relaxante e inspiradora.

Para encerrar a festa, a banda “Atividade Social” também incentivou a prática esportiva. Ao estilo do rock romântico, os garotos apresentaram suas composições autorais, todas com finalidade social.

 

Mulheres Esportistas

 

O reconhecimento do público no Centro Esportivo de Pirituba está ligado a atletas que atuaram pelo clube e conquistaram seu espaço no esporte, em especial, na Seleção Brasileira. Uma das grandes revelações foi a jogadora de Pólo Aquático, Natasha Sicko.

Apesar de sua carreira não ter sido longa, a jogadora “Bel”, que iniciou a prática esportiva em 1969, foi revelada no C.E Pirituba. Com o passar dos anos, ela foi convidada a jogar pela Seleção Paulista e Brasileira. A atleta conquistou junto com a Seleção Brasileira o Campeonato Panamericano Juvenil de Basquete, em 1976, ao lado de uma das maiores estrelas do basquete, Hortência Marcari. Outras jogadoras, como Tinona e Perninha, também conseguiram desenvolver performances de alto nível. “Assim como o homem, a mulher tem o desafio de vencer seus próprios limites” ressalta Bel, que avalia o esporte como uma maneira de cuidar da saúde física, mental e profissional.

Texto e fotos – Tatiane Fornari Nelli - tfnelli@prefeitura.sp.gov.br

 

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!

collections
Galeria de imagens