Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Adrenalina toma conta do Centro de Esportes Radicais em evento de BMX
Sobre duas rodas, diversas manobras audaciosas dominaram as pistas do Centro de Esportes Radicais, no Bom Retiro. Frequentemente utilizado por skatistas, desta vez as bikes foram a atração do espaço, que recebeu um encontro de BMX para lá de especial, no domingo (07).
O Bicycle Moto Cross (BMX), também conhecido como bicicross, surgiu informalmente quando crianças e adolescentes começaram a imitar manobras de seus ídolos do motocross com bicicletas. Marcado pela ousadia e coragem, o BMX desafia a gravidade com saltos, manobras e giros no ar.
Hoje, já caracterizado como o mais novo esporte dentro do ciclismo, possui divisão de categorias e modalidades. No Centro de Esportes Radicais rolaram apresentações de quatro modalidades diferentes: bowl, street, park e pump track, todas em modo estilo livre.
Os amigos Werley Fernando, 30 anos, e Arlindo Henrique, 24 anos, vieram de Guaratinguetá para participar do encontro. Ambos praticam a modalidade street, que inclui manobras em corrimãos e escadas. Apesar de se considerarem iniciantes, eles estão há 15 anos no BMX e fazem de tudo para ganhar experiência nesses eventos. “O melhor é estar entre a galera, sentir a vibe e a positividade. Novas amizades, experiências, vivências. Todo mundo compartilhando conhecimento”, explica Arlindo.
A ideia do evento surgiu após uma reunião na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com parceiros. O objetivo era fazer a bike ser vista não só como meio de locomoção, mas como grande protagonista de algumas atividades esportivas, como o BMX.
Em paralelo à atração principal, aconteciam a oficina de skate para crianças e a Viradinha Cultural, que, com suas bandeirinhas coloridas, ganhou destaque em meio à raça e ao preto das roupas dos corajosos praticantes do BMX.
Texto: Beatriz Gois- beatrizgois@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk