Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Pacaemtour leva torcedores para comemorar o aniversário do Pacaembu
Um dos pontos mais charmosos e simpáticos para o paulistano, o Estádio do Pacaembu, completou 79 anos, no último sábado, dia 27 de abril, mas quem ganhou o presente foi a população que pode participar do evento Pacaemtour.
Nesta primeira edição, o passeio pelas áreas que normalmente não são visitadas pelos frequentadores do estádio* proporcionou aos participantes a chance de conhecer os vestiários, a tribuna de honra, o salão nobre, o campo de treino e a emoção de poder passar pelo túnel de acesso ao gramado do estádio.
César Sampaio, jogador que se destacou na Seleção Brasileira e clubes como o Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians, além de La Coruña, da Espanha; Persma Manado, da Índia e Kashiwa Reysol, Sanfrecce Hiroshima e Yokohama Flugels, do Japão, esteve presente ao evento e pode compartilhar com os visitantes histórias e curiosidades do futebol.
O ex-volante destacou diversos momentos marcantes no estádio como torcedor e atleta. Honrado com o convite para o evento de aniversário, César destaca a importância do Pacaembu em sua carreira “São 79 anos de um estádio que está dentro do meu coração, da minha alma e da minha história no futebol”, conta.
Os torcedores presenteados com essa experiência tinham muitas histórias curiosas e afetivas com o estádio para compartilhar, como é o caso do carioca Rafael do Nascimento Rodrigues, de 31 anos.
Rafael é torcedor do Flamengo, morador da região de Pinheiros, professor de educação física e já foi sócio do Complexo Esportivo do Pacaembu. “Este local significa muito na minha vida. Tive bons momentos aqui e sempre fui muito feliz neste lugar que vinha para praticar esporte”, afirma.
O casal Luiz Felipe Pelosi, 35 anos, e Mariana Duchewiski Boruchosas, 34 anos, tem uma ligação especial com o estádio. Afinal de contas, eles se conheceram em uma partida entre Corinthians e Portuguesa, no ano de 2013. Junto dos filhos Mathias Besson Pelosi, 10 anos, e Mariana Fernanda Pelosi, 7 anos, aproveitaram para criar novas memórias no local.
Inaugurado no dia 27 de abril de 1940, o estádio do Pacaembu já foi palco de grandes eventos esportivos e musicais, como a Copa do Mundo (1950), Pan-Americano (1963) e shows com as bandas de rock The Rolling Stones e U2, além do tenor italiano Luciano Pavarotti, entre outras atrações.
O primeiro jogo foi disputado no dia 28 de abril de 1940, entre Palestra Itália (atual Palmeiras ) e o Coritiba. A partida terminou 6 a 2 para a equipe paulista. Zequinha, do Coritiba, teve a honra de marcar o primeiro gol da história do estádio.
O local que é administrado pela Secretaria de Esportes e Lazer, fica na Praça Charles Muller, s/nº.
Mas o Pacaembu não é só futebol. Dentro do estádio funciona o Complexo Esportivo que atende o munícipe de forma gratuita. “Esse é um espaço nosso! O Pacaembu foi o primeiro campo de muitas equipes e agora com arenas, é o segundo”, destaca César Sampaio.
O secretário de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr., destacou a importância da primeira edição do Pacaemtour: “Abrir as portas do estádio, com direito à visita em áreas que não são de acesso público, reforça a importância que a administração pública dá à vocação de um equipamento tão simbólico para a cidade como o Pacaembu”, ressaltou.
Texto e fotos: Carlinho Araújo acaraujo@prefeitura.sp.gov.br e Laís de Oliveira laisfoliveira@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk