Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Projeto de massificação de tênis vai beneficiar 2500 crianças
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e o Rede Tênis Brasil (RTB) firmaram em novembro de 2021 um acordo para a massificação do tênis na cidade de São Paulo, beneficiando crianças de baixa renda.
Pelo acordo, o projeto é desenvolvido nas quadras dos CE Ibirapuera - Mané Garrincha, CE Lapa - Edson Arantes do Nascimento, CE Jardim São Paulo - Alfredo Inácio Trindade, CE Freguesia do Ó - Aurélio Campos, CE Mooca - Salim Farah Maluf e CERET, além de 4 escolas públicas. A meta, prevista em contrato de atender 2.500 crianças no período de 5 anos vem sendo cumprida com folga, pois até novembro de 2022 já beneficia 1.156 meninos e meninas.
Em relação aos Centros Esportivos, o maior número de beneficiários está no CE Ibirapuera, que conta com 6 quadras. Como todo equipamento público, as quadras, além das crianças do projeto desenvolvido pelo RTB, são destinadas ao uso da população em geral, incluindo os usuários que integram a Associação Amigos do Tênis do Ibirapuera (SATI), de acordo com escala de horários.
Parceria RTB e SEME
O projeto é idealizado para atender crianças nos CEs e também nas escolas da cidade de São Paulo. As escolas fazem parte do processo introdutório ao tênis, na medida em que o tênis é apresentado de maneira lúdica e a partir daí, espera-se que as crianças interessadas sigam aprendendo a modalidade com o esporte nos CEs.
As atividades nos respectivos C.Es foram iniciadas em meados de 2022, haja visto que se faz necessário apresentar o projeto de massificação aos coordenadores dos CEs nas escolas, também há um trabalho de alinhamento junto às Diretorias, professores de educação física, coordenadores pedagógicas para que as atividades sejam desenvolvidas nas aulas de educação física dos colégios e a partir daí, analisar a possibilidade de inclusão de atividades de tênis dentro das demais oferecidas pelo espaço.
Atualmente, atuamos com cerca de 1.156 beneficiários ativos. São 922 crianças e jovens impactados em 04 colégios estaduais de São Paulo (E.E Gomes Cardim; E.E Pedro Voss; EMEF Fabio Prado e E.E Antônio Lisboa) e 234 crianças e jovens impactados nos 06 Centros Esportivos.
Número de beneficiários por local de execução (esse número é referente ao total de impactados que fazem ou já fizeram parte das atividades desde o início do projeto):
- CE Ibirapuera - 69 beneficiários;
- CE Lapa - 50 beneficiários;
- CE Jardim São Paulo - 49 beneficiários;
- CE Freguesia do Ó - 34 beneficiários;
- CE Mooca - 20 beneficiários;
- CERET - 10 beneficiários;
- CE Santo Amaro | Joerg Bruder - 02 beneficiários;
- E.E Gomes Cardim - 374 beneficiários;
- E.E Pedro Voss - 351 beneficiários;
- EMEF Fabio Prado - 121 beneficiários;
- E.E Antônio Lisboa - 76 beneficiários.
Dias e horários das atividades:
- Segunda-feira | Centro Esportivo Jd. São Paulo | 09h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h;
- Terça-feira | Centro Esportivo Mooca | 09h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h;
- Quarta-feira | Centro Esportivo Lapa | 09h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h;
- Quinta-feira | CE Freguesia do Ó | 09h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h;
- Sexta-feira | CERET | 09h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h;
- Segunda a sexta-feira | CE Ibirapuera | 16h30 às 17h30 | Após as atividades em quadra, as crianças são contempladas com aulas de reforço escolar (português, matemática, inglês) das 17h30 às 19h30, com acompanhamento de uma professora.
Sobre o Rede Tênis Brasil
O Rede Tênis Brasil tem o objetivo de ser um fomentador do tênis brasileiro, desenvolvendo atletas e treinadores, investindo no esporte desde a apresentação da modalidade em escolas públicas até a formação de atletas de destaque no cenário mundial. Para ajudar na implementação das ações, o projeto conta com uma rede de academias e polos parceiros em todo o Brasil. O projeto nasce como uma evolução do Instituto Tênis, que desde 2002 utiliza a modalidade como uma ferramenta de transformação através do esporte.
O Rede Tênis Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que transforma e impacta a vida de jovens através do tênis.
Esse impacto é construído de duas formas:
- Através da ampliação da prática do tênis em todo o Brasil, apresentando a modalidade em escolas públicas, dando aulas gratuitas de tênis e capacitando profissionais. Além disso, oferecemos aulas de reforço escolar de português, matemática, inglês e inclusão digital;
- Apoiando tenistas que queiram seguir carreira ou cursar uma faculdade nos EUA.
Sobre o Projeto de Massificação Maria Esther Bueno
O Projeto Massificação tem como principal objetivo apresentar o esporte para alunos de escolas públicas, formando atletas e cidadãos através do tênis, ampliar a quantidade de praticantes de tênis e proporcionar uma continuidade na prática da modalidade. Em 2022, a iniciativa já atua em 29 cidades de 11 estados e mais o Distrito Federal.
A Massificação Maria Esther Bueno teve início no ano de 2014 e, desde então, já beneficiou mais de 50 mil crianças ao redor do país. Dessas, cerca de mil praticam tênis regularmente em academias parceiras. Além disso, 500 professores ligados à rede pública foram capacitados com a metodologia do RTB para replicar as aulas do projeto em mais locais de execução.
Na primeira fase, o projeto atende alunos da rede pública do Ensino Fundamental I, geralmente entre 6 e 12 anos, com aulas de apresentação ao tênis. Os que se destacam e mostram aptidão pelo esporte avançam à segunda fase, com aulas em academias parceiras e formação educacional.
As crianças do projeto também têm à disposição reforço escolar de matemática e português, ensino da língua inglesa e inclusão digital. Essa é uma iniciativa que pretende impactar os jovens principalmente no momento de ingressar no ensino superior e na busca do primeiro emprego.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk