Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Vem Dançar leva alegria e diversão ao público 60+ no Clube Esperia
A Prefeitura de São Paulo realizou nesta terça-feira (21), no Clube Esperia, na zona norte, mais um baile do Vem Dançar, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), que tem o objetivo de promover a dança entre os idosos para estimular a atividade física e o convívio social.
O Vem Dançar existe há 17 anos e já recebeu mais de 250 mil pessoas. É aberto a todo o público 60+. Para facilitar o acesso do público, a SEME oferece transporte a partir de determinados Centros Esportivos até os locais dos bailes. Há toda uma estrutura com professores de dança, banda ao vivo, ambulância, distribuição de água e decoração dos bailes temáticos. Os frequentadores têm entre 60 e 85 anos, renda média de três salários mínimos e vive na periferia da capital.
Diversos artigos científicos na área da gerontologia destacam a importância da dança para a qualidade de vida no envelhecimento. Dineia Cardoso, responsável pelas políticas públicas para idosos na SEME, diz que o trabalho também é no sentido de ampliar a atividade nos Centros Esportivos. "A dança tem atraído cada vez mais os idosos para a SEME. É uma forma de sair do sedentarismo, teremos um convênio para aulas de dança de salão nos Centros Esportivos para explorarmos vários ritmos e oferecer qualidade de vida ao público 60+", afirma Dineia Cardoso.
Rosana Soares, de 62 anos, moradora de Sapopemba, na zona leste, participou pela primeira vez do Vem Dançar. Soube do programa por meio das amigas que frequentam o CEU da região e disse que estava vivendo um momento único. "Nunca tinha participado do Vem Dançar e também não imaginava ter a oportunidade de conhecer um clube como o Esperia, estou muito feliz, quero dançar todos os ritmos".
O casal Mary e Laerte, ambos de 71 anos, era pura animação na pista no momento do forró. Frequentadores do Vem Dançar, não perdem o entusiasmo, principalmente seu Laerte. "Essa loira aqui, minha mulher, é linda e dança muito bem, adoramos gafieira. Poder passar a tarde dançando é um privilégio".
Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Vianna, o Vem Dançar, é um programa que tem o olhar no futuro diante do envelhecimento da população. "A estimativa é de que em 2040 metade da população adulta de São Paulo seja idosa, por isso estamos preparando a cidade para o futuro. São muitas vivências que o público 60+ tem em nossos bailes, desde sair de casa, conhecer novos lugares, outras pessoas, dançar, se divertir e depois contar tudo isso para a família, o que para nós é uma grande satisfação".
Neste início de ano já foram realizadas sete edições do Vem Dançar. Nesta terça-feira (21), a primeira-dama Regina Nunes conheceu o programa. Cerca de mil pessoas estiveram no Clube Esperia, segundo os organizadores. O próximo baile será no dia 28 de março, no Centro Esportivo Vila Manchester, na zona leste de São Paulo.
Texto: Paulo Rodolfo de Lima - prlima@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Giovanna Leite - giovannaleite@prefeitura.sp.gov.br / Jade Lopes - jguerrero@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk