Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Terça-feira, 25 de Junho de 2024 | Horário: 18:47
Compartilhe:

Pistas de skate gratuitas da SEME

Conheça os 5 parques com pista de skate disponíveis para os munícipes

Na imagem, arte sobre o Dia Mundial do Skate.

O skate fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos em 2021 em Tóquio, sendo agora uma modalidade olímpica com grandes nomes como os medalhistas brasileiros Pedro Barros, Rayssa Leal e Kelvin Hoefler.

A inclusão do skate nos jogos teve um impacto significativo na comunidade da modalidade, trazendo maior visibilidade ao esporte, permitindo que os skatistas compartilhassem sua paixão com uma audiência global maior. Além de ser um esporte inclusivo e mundial, com sua cultura valorizando a diversidade e criatividade.

“Achei que foi algo relativamente bom a cena em relação a visão em geral. Menos preconceito, mais pistas, mais gente andando e se inspirando. Cada skatista tem seu estilo, seu jeito de andar e não é julgando por uma nota que ele vai deixar de ser melhor ou pior que alguém, é algo mais como uma arte do que julgável” comenta Eduardo Xavier, skatista.

Incentivando a prática do esporte, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) possui 5 pistas de skate gratuitas, espalhadas pela capital, para utilização dos munícipes.

Centro de Esportes Radicais

Na imagem, skatista na pista do Centro de Esportes Radicais.

O Centro de Esportes Radicais José Wilton Oliveira Drac, localizado no Bom Retiro, na Zona Leste de São Paulo, possui aproximadamente 38.500 m². O local é um grande ponto de encontro de atletas que praticam a modalidade street nos esportes sobre rodas, sendo muito forte a presença de praticantes de skate, possuindo as famosas Pump Tracks, pistas street e bowls.

O espaço funciona de segunda a segunda, das 07h às 22h. A entrada e os equipamentos são gratuitos e fica localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 5.700. A SEME incentiva e orienta o uso de equipamentos de proteção e todas as pistas indicam a obrigatoriedade de utilização de capacete.

“A pista é ótima, tem um espaço de street bem legal, dois bowls bem interessantes também com a mini ramp. O skate ensina sobre a perseverança na vida, você consegue respeitar muito por conhecer muito tipo de gente.” comenta Rony Carvajal de 44 anos, skatista venezuelano que frequenta a pista do CER.

Pista do Chuvisco

Na imagem, pista de skate do Parque do Chuvisco.

A Pista do Chuvisco, situada dentro do Parque do Chuvisco, possui uma área de 1.420m² de pista plana e 750m² de pista inclinada, totalizando 2.170 m² o local é um dos maiores espaços públicos destinados à prática de skate na Cidade de São Paulo e fica localizado na Av. Jornalista Roberto Marinho x Av Doutor Lino de Moraes Leme, zona sul da Capital. A pista é aberta todos os dias das 07h às 22h para todo o público que queira frequentar o espaço e se divertir na prática da modalidade.

Para Rafaeli de Almeida, pedagoga e mãe do Rafael de 11 anos, autista nível um, “quando ele começou no skate, ajudou muito a desenvolver a coordenação motora dele, a parte de prolongar a memória. Somos de Sorocaba mas a gente vem duas vezes no mês andar aqui na pista do chuvisco para treino”.

Parque das Bicicletas

Na imagem, skatista na pista de skate do Parque dos Bicicletas.

Localizado na Alameda Iraé, 35, zona sul, o Parque das bicicletas possui uma Pump Track com 2 níveis técnicos: avançado e infantil. O espaço é um reduto verde dentro de uma região muito movimentada da cidade de São Paulo, funcionando diariamente das 06h às 22h.

CE Mooca

Na imagem, pista de skate do Centro Esportivo Mooca.

O CE Mooca, também conhecido como Salim Farah Maluf, localizado na zona leste da capital, possui uma pista street, bowl e pump tracks com diferentes níveis. A utilização da pista é gratuita, precisando realizar a carteirinha de forma presencial ou online. O funcionamento do clube é de 6h às 20h durante a semana e das 8h às 18h aos feriados e fins de semana.

CE Tietê

Na imagem, munícipe na pista de skate do Centro Esportivo Tietê.

Localizado na Avenida Santos Dumont, 843, no bairro da Luz, possui a primeira pista half pipe pública da capital, com 4,20 metros de altura e 20,5 metros de largura. A utilização da pista é gratuita com funcionamento de terça à sexta das 9hs as 21h e nos feriados até as 18h. O CE disponibiliza aulas para iniciantes com inscrição feita diretamente no local.


Texto
: Laura Bressan | laurabressan@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Laura Alves | lauraferreira@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens