Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Taça das Favelas 2024
A Taça das Favelas é o maior campeonato entre favelas do mundo, tendo seu primeiro jogo disputado em 2012. O torneio é realizado pela Central Única das Favelas (CUFA), produzido pela InFavela com apoio institucional da Secretaria de Esportes e Lazer de São Paulo.
A disputa tem como objetivo transformar vidas através do esporte, onde mais de 800 mil jovens já foram mobilizados. O impacto positivo acontece dentro e fora dos gramados, todos os estados que recebem o projeto oferecem aos jogadores e técnicos workshops que vão desde cuidados com a alimentação até educação financeira.
No mês de outubro a competição fez seu lançamento de 2024 no Museu do Futebol no Pacaembu, na capital paulista, que contou com apresentações de dança e do novo hino do projeto, e o discurso motivacional dos embaixadores Cafu, capitão do penta e Marta Sobral, ex-jogadora da seleção de basquete que ganhou duas medalhas olímpicas. O Secretário Adjunto, Rodrigo Fiori, expressou sobre a importância do esporte na vida dos jovens “estamos desde o início nesse projeto maravilhoso, e quando falamos de Taça das Favelas, não falamos apenas dos 800 mil jovens que são impactados, nós falamos de sonhos e oportunidades. Isso é muito importante.”
Junto ao evento de lançamento do campeonato deste ano, aconteceu também o sorteio do Favelão, competição entre comunidades de todo o Brasil. São 12 estados participantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Bahia e Piauí. Cada delegação será composta por equipes masculina e feminina, totalizando mais de 20 seleções.
Kauã Gonçalves, de 17 anos, sonha com o título: “Meu objetivo é chegar na final e conseguir ser campeão da taça.” O morador da comunidade de Castelão, localizada em Belford Roxo, no Ceará, foi destaque no campeonato do ano passado, sendo um dos Crias da Taça.
Geovana Borges, diretora executiva da CUFA comenta “estou na CUFA há 10 anos, então cada lançamento é um lançamento diferente, uma emoção diferente. É sempre épico, a Taça das Favelas é o maior meio de mobilização através do futebol. Isso precisa continuar acontecendo, e esse movimento precisa continuar sendo perene, para que esse meio de mobilização transforme esses craques das favelas que passamos aqui e para aqueles que não são craques, através do futebol possam ser aquilo que eles querem, treinador, advogado, médicos, porque dentro da favela nós temos tudo isso, o que falta é serem oportunizados.”
Texto: Laura Bressan | laurabressan@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Laura Alves | lauraferreira@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk