Secretaria Municipal de Gestão
Inventário de Bens Patrimoniais - 2022
Instruções básicas e resumidas para acessar o Sistema de Bens Patrimoniais - SBPM
Acessar o Sistema de Bens Patrimoniais - SBPM pelo Link:
http://sf9433.app.prodam/intranet
Tela – BENS PATRIMONIAIS – Login - selecione a hierarquia clicando na setinha lateral do campo, depois digite d+RF e a senha. “Confirmar”, e na próxima tela – Perfil 1 - UA, “confirmar” também.
Se aparecer a mensagem “login expirado” – encaminhe e-mail para: suporte@sf.prefeitura.sp.gov.br – solicite a reativação do login para o Sistema SBPM – informe o nome completo + RF e o e-mail corporativo, para que a equipe de suporte possa retornar - esta mensagem aparece quando ficam muito tempo sem acessar o Sistema.
Esqueceu a SENHA¿ Se tiver acesso ao SIMPROC, a senha será a mesma. Antes de solicitar nova senha tente a do SIMPROC. Se houver alteração mude as duas.
A opção “esqueceu a senha?” conforme informação no manual da SF/DICOC, só está valendo para SF/DICOC. Então, neste caso, encaminhe também e-mail para o suporte@sf.prefeitura.sp.gov.br e solicite nova senha para o Sistema SBPM, informe o nome completo + RF e e-mail corporativo para o retorno.
ACESSANDO o SISTEMA SBPM:
Na tela inicial há quatro GRUPOS de consulta (BPM – TRAMITAÇÃO – INVENTÁRIO e RELATÓRIOS), passando o mouse por cima de cada um, vai aparecer várias funções: na sequência;
1º - BPM - (TELA INICIAL e CONSULTAR FICHA CONTROLE):
A) - TELA INICIAL – mostra as atividades efetuadas de movimentação de bens patrimoniais entre as Unidades da mesma Secretaria, tanto efetuadas por você encaminhando um bem para outra Unidade, quanto recebendo o bem de outra Unidade.
Nesta tela irá aparecer o código e o nome da Unidade que está recebendo o bem - “Movimentações recebidas para aceite” - Para conferir, clique em “Mostrar Tramitações” – irá aparecer em cor mais clara, o nº do documento CIMBPM (controle interno de movimentação de bens patrimoniais móveis), a data e a Unidade que encaminhou – (este documento é gerado em uma atividade que será descrita em breve);
Clique no nº da CIMBPM que irá aparecer o nº da chapa patrimonial, a descrição do bem, e abaixo, um botão “Aceitar a movimentação”. Após conferir se está correto o bem recebido, clique no botão. O bem passa a fazer parte da relação da sua Unidade
Observação: podem aparecer diversos números de CIMBPMs, dependendo da quantidade de bens movimentados, e de diversas Unidades diferentes, o procedimento deverá ser efetuado um por um de cada vez (OBS: Estes dados somente aparecerão na “tela inicial” se houver movimentações de bens entre sua Unidade com outra, ou de outra com a sua. Caso não tenham, a “tela inicial” fica vazia, só mostrando os “quatro grupos de consulta” mencionado acima);
Observem frequentemente esta tela, pois há a necessidade de efetuar o aceite do bem no Sistema o mais breve possível, caso não seja dado o aceite, o bem fica com o status de “pendente de aceite”, e dependendo do tempo de demora, seremos cobrados por SF/DICOC e pelo TCMSP, fiquem atentos.
B) - CONSULTAR FICHA CONTROLE:
Serve para consultar o nº da chapa patrimonial, detalhes do bem e em que Unidade está registrado, atualmente temos vários tipos de chapas patrimoniais em metal (chapas mais antigas) e um novo formato em etiquetas autocolante, por exemplo: 001.051284259-0 – 001.003947121-6. São iniciadas com 001.0 e/ou 001.00 com um dígito no final, o nº da chapa é o que fica no meio deles, 51284259 - 3947121 o que corresponderia ao nº de uma chapa de metal (antiga).
Para se chegar a este formato de chapa, partindo do número de uma chapa antiga de metal, utilizamos uma “calculadora de dígitos” (formato EXCELL) – (que será encaminhada em breve para vocês), na qual, digitando o nº da chapa antiga a calculadora transforma no formato atual para que possa ser consultada no Sistema SBPM.
Exemplo: Ao digitar na calculadora os nºs 51284259 e o 3947121 – (caso estes nºs sejam de chapas em metal – antigas) - ela irá trazer os nºs 001.051284259-0 e 001.003947121-6 respectivamente, que poderão ser consultados no Sistema.
Há mais um detalhe para este tipo de consulta de chapas de metal, que irá funcionar para bens patrimoniais que foram adquiridos a partir do ano de 2002. Quando ao consultar a chapa patrimonial no Sistema, vai aparecer a mensagem “Número Patrimonial não encontrado”, pode significar que o bem é muito antigo, adquirido antes de 2002 ou o nº está incorreto. Dúvidas, consulte o Setor de Bens Patrimoniais. Os bens deste grupo não aparecerão registrados no SBPM, mas deverão ser controlados e informados separadamente.
Para consultar - Digite: 0010512842590 e clique em “Consultar”, não há necessidade de colocar ponto ou traço, ou também pode copiar o nº - ctrl+C e colar dentro da tela.
2º - TRAMITAÇÃO – com: (Aceite de Movimentação – Retorno de saída especial – Cancelamento de movimentação – Cancelamento de saída especial – Movimentar Bem – Saída Especial) – Vou utilizar aqui apenas os mais habituais, os outros itens, se necessário, podem ser consultados no “Manual da SF/DICOC”.
MOVIMENTAR BEM – é neste campo que é gerado o documento CIMBPM informado acima na “tela inicial” – este campo serve para efetuar a movimentação do bem patrimonial para outra Unidade da mesma Secretaria, se for para outra Secretaria o processo será de Transferência, que é efetuado pelo Setor de Patrimônio da Secretaria de Gestão.
- Clique em “movimentar bem, digite o nº da chapa patrimonial e clique em “adicionar ao quadro de movimentação, se houver outro continue da mesma forma em seguida, vai adicionando – digitou todos – escolha a “Unidade Administrativa destinatária”, ou seja, para onde será encaminhado, é só clicar na setinha da lateral do campo e escolher a unidade, clicando sobre ela.
- Escolheu a Unidade? É a Unidade correta? – há necessidade de alguma observação a fazer no campo “Observação”? , caso não seja necessário - clique em “Confirmar a movimentação” - Após isso irá aparecer o nº da CIMBPM gerado pelo Sistema.
- Clicando no número você terá a opção de imprimir. Imprima 02 vias, assine no campo “Responsável pela entrega” e colha a assinatura do “Responsável pelo recebimento”, ficando uma via com ele - “cobre o aceite”. Envie, o mais breve possível, no SBPM, ou salve em PDF e encaminhe, por e-mail, para o responsável da Unidade que está recebendo, solicitando que tome ciência e efetue o aceite no SBPM, economizando papel.
OBS: O Bem Patrimonial só vai sair da sua relação quando for efetuado o aceite.
- São estas atividades que irão aparecer na “tela inicial” descritas no início.
- ACEITE DE MOVIMENTAÇÃO – ao clicar neste item, aparecerá o número da chapa patrimonial e a descrição do bem movimentado, confira e se estiver tudo certo CLIQUE no botão “Aceitar a movimentação. Pronto!! O bem já irá constar registrado na sua Unidade.
- CANCELAMENTO DE MOVIMENTAÇÃO – (antes do aceite pela Unidade de destino) - Caso perceba que o bem foi movimentado para uma Unidade indevida, ou que tenha desistido da movimentação ou queira acrescentar mais algum item para não gerar mais documentos, a movimentação poderá ser cancelada a qualquer momento, desde que a Unidade não tenha dado o aceite e caso tenha algum bem movimentado para sua Unidade que você não precise mais. Você também poderá solicitar que a Unidade de “Origem” cancele a movimentação.
3º - INVENTÁRIO
Passe o mouse por cima do botão Inventário. Aparecerá os Grupos: (Gerenciamento de Inventário – Inventário Pendente de Conciliação – Identificação Física dos Bens)
IDENTIFICAÇÃO FÍSICA DOS BENS - Neste item você poderá gerar o relatório dos bens patrimoniais registrados no SBPM da sua Unidade, tendo a opção da emissão em PDF e/ou em planilha EXCELL para um controle diário.
É com este relatório que vocês poderão conferir e controlar a entrada e saída dos bens, para que no final do ano possamos efetuar o inventário de bens com mais precisão.
Imprimam, confiram todos os bens relacionados para saber se estão todos na sua Unidade, façam anotações de onde e com quem estão para facilitar uma possível identificação de busca. Caso haja algum bem que não conste na relação, mas que esteja sendo utilizado pela sua Unidade, inclua na planilha, se tiver a numeração de chapa, consulte no SBPM para saber se é da sua Unidade, ou consulte o Setor de Patrimônio, caso tenham dúvidas.
É a partir desta conferência que contamos muito com a ajuda de cada unidade, para que possamos efetuar o objetivo final que é o:
INVENTÁRIO DE BENS PATRIMONIAIS MÓVEIS – efetuados todos os anos – obrigatoriamente.
No passado, cada Unidade efetuava a abertura do Relatório de Inventário, que era feito pelo campo “gerenciamento de Inventário” – “novo Inventário”. Atualmente, quem abre o Inventário de todas as Unidades da Prefeitura é SF/DECON/DICOC.
Por isto, precisamos conferir todos os bens agora, ainda neste exercício, para que dê tempo de fazer as movimentações e alterações antes da abertura final, que é no final de Dezembro.
Depois só faremos observações, e a impressão dos relatórios para a entrega devidamente assinados.
O procedimento da impressão e entrega dos Relatórios de Inventário – exercício 2022 será a partir de 02/01/2023, com data final a ser informada por SF/DECON/DICOC, mas serão orientados posteriormente.
Utilizaremos o campo “INVENTÁRIO PENDENTE DE CONCILIAÇÃO” – sendo gerado um número correspondente para cada Unidade - onde estarão relacionados todos os bens registrados na Unidade, este relatório não poderá mais ser alterado, qualquer inconsistência será possível apenas efetuar observações, a impressão e a entrega.
Por isto, temos que fazer a conferência da melhor maneira agora, para que dê tempo de fazer as correções.
Contamos com vocês.
Dúvidas, consulte os Manuais da SF/DICOC. Este é apenas um breve resumo simplificado das atividades diárias. Para mais informações em contato com Setor de Patrimônio da SEGES.
SEGES/CAF/CAF/DOF-PATRIMÔNIO
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk