Secretaria Municipal de Gestão
Seminário: Modernização na Gestão de Cargos em Comissão
SOBRE O SEMINÁRIO
Revisar padrões na busca de um modelo ideal de gestão significa contemplar a modernização dos processos administrativos alinhados ao desenvolvimento organizacional e à cultura institucional como elementos táticos de apoio às resoluções das necessidades e demandas impostas ao serviço público.
Um novo modelo de gestão para cargos em comissão e funções de confiança que confere maior autonomia ao executivo na promoção e composição de estruturas organizacionais e cargos de confiança foi a solução encontrada pela Prefeitura de São Paulo como resposta a ao desafio de atender com excelência e agilidade os processos de reestruturação.
A proposta do Seminário: Modernização na Gestão de Cargos em Comissão é criar um espaço de compartilhamento e troca de experiências sobre este modelo de cargos e funções, a inter-relação entre modelagem organizacional e inovação/modernização, e por fim avaliar o quanto a implantação dessa mudança alcançou uma estrutura mais justa e flexível, e uma gestão de recursos que pudesse ser customizada para maior eficiência.
CONTEÚDOS ABORDADOS
Novo Modelo de cargos em comissão
- autonomia na modulação cargos e funções;
- simplificação dos processos com a diminuição das referências de pagamento;
- valorização do funcionalismo;
- enfrentamento à rotatividade e baixa retenção de talentos;
- otimização da ocupação dos cargos em comissão;
- estabelecimento de competências alinhadas com os níveis de responsabilidade para os cargos, de acordo com a natureza (Direção e Assessoramento);
Implementação
- definição de diretrizes;
- regulamentação do normativo inaugural;
- migração dos cargos para o novo modelo para toda a Administração Municipal;
- início da disseminação do novo modelo com a vigência das possibilidades inauguradas como a modulação de cargos.
Tipificação
- estudo sobre as unidades administrativas existentes;
- identificação de elementos e características particulares que possibilitem tipificar cada uma à luz do modelo de cargos de direção, chefia e assessoramento;
- novo marco na organização administrativa municipal.
ANOTE NA AGENDA
Data: 29/11/2023
Horário: 14h às 17h
Plataforma: Evento online - transmissão no Youtube
PROGRAMAÇÃO
14h00 | Abertura: Secretaria Municipal de Gestão
14h15 | Modelo conceitual e a nova abordagem de cargos em comissão e funções de confiança: Desafios e Superações
15h05 | Implementação
15h55 | Tipificação de unidades administrativas da Prefeitura de São Paulo
16h45 | Espaço para interação
17h00 | Encerramento
COMO SE INSCREVER
O link para inscrição consta no e-mail de divulgação do evento enviado ao público-alvo.
MAPA MENTAL - 2023
ORGANIZAÇÃO
Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional – COGEDI
Secretaria Municipal de Gestão - SEGES