Secretaria Municipal de Gestão

Programa de Residência em Gestão Pública - PRGP

O que é o PRGP?

O Programa de Residência em Gestão Pública da Prefeitura de São Paulo, instituído pela Lei Municipal nº 17.673/21, visa selecionar pessoas com formação de nível superior para uma experiência profissional no setor público municipal, a serem alocadas em diversos órgãos da Administração Municipal, proporcionando formação e desenvolvimento de competências em Gestão Pública

É uma oportunidade para pessoas com graduação completa em qualquer área, que desejam ter uma experiência no setor público e contribuir com as diversas políticas e temas ligados à gestão da maior cidade do Brasil.

 

Qual o objetivo?

O Programa de Residência em Gestão Pública, coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão, consiste em um treinamento em serviço, supervisionado por servidores municipais e com atividades de formação continuada.

O objetivo do Programa é formar novos talentos para o setor público, promover e estimular a qualificação e fornecer conhecimentos teóricos e práticos ao grupo de residentes.

Durante o Programa, os residentes participam de projetos e atividades em temas ligados a diversas políticas públicas dos distintos órgãos da Prefeitura do Município de São Paulo, sendo supervisionados por servidores municipais da área.

 

Valor da bolsa, duração e cotas

Os residentes têm jornada de atuação de 30 ou 40 horas semanais. O valor da bolsa mensal é R$ 3.449,49, para a jornada de 40 horas ou de R$ 2.587,12 para a de 30 horas, acrescido de vale-transporte e auxílio-refeição.

O programa tem duração mínima de 12 meses e pode ser renovado, a critério da administração, por igual período, mediante avaliação de desempenho, sendo assegurado o recebimento de um certificado de conclusão ao final.

No programa estão previstas 30% de cotas para pessoas pretas e pardas e 10% para pessoas com deficiência.

 

Formação e Trabalho de Conclusão da Residência

A Residência conta com programa de formação, composto por diversas ações com conteúdos inovadores e práticos. Os residentes também desenvolvem e apresentam um Trabalho de Conclusão da Residência, sob a orientação de servidores municipais, além de participarem de diversas atividades complementares e de extensão.

Vale destacar que a diversidade é um valor fundamental da residência. Para tanto, busca-se promover políticas e ações afirmativas voltadas a tornar a participação mais inclusiva e equitativa.

É esperado dos residentes capacidade de pensamento crítico e espírito cooperativo, bem como interesse em contribuir com a gestão e as políticas públicas da cidade de São Paulo.

Os interessados devem se inscrever no processo seletivo para participar do Programa.