Subprefeitura Guaianases
Ações e Programas
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e término.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica, estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
Acesse todos os Planos de Ação das Subprefeituras.
ORÇAMENTO - 2016*
Orçado |
Atualizado | Empenhado | Liquidado |
45.121.420,00 | 44.924.420,00 | 32.909.748,94 | 35.003.426,27 |
ORÇAMENTO - 2017*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
40.589.873,00 | 40.552.566,08 | 25.966.502,70 | 24.040.686,76 |
ORÇAMENTO - 2018*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
40.792.970,00 | 34.704.507,90 | 29.181.092,74 | 30.131.826,23 |
ORÇAMENTO - 2019*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
38.492.877,00 | 43.925.774,75 | 41.885.829,97 | 47.008.565,53 |
ORÇAMENTO - 2020*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
43.400.368,00 | 47.765.784,30 | 45.522.723,67 | 47.123.311,83 |
ORÇAMENTO - 2021*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
42.017.004,00 | 57.952.564,57 | 48.147.020,04 | 32.242.739,10 |
ORÇAMENTO - 2022*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
132.658.569,35 | 135.658.569,35 | 132.658.569,35 | 45.959.773,16 |
ORÇAMENTO - 2023*
Orçado | Atualizado | Empenhado |
Liquidado |
56.119.576,00 | 120.909.869,67 | 91.307.256,86 | 33.122.831,15 |
ORÇAMENTO - 2024*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
71.746.304,00 | 97.115.835,47 | 90.089.896,52 | 69.692.503,39 |
ORÇAMENTO - 2025**
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
61.500.410,00 | 61.500.410,00 | 23.182.875,53 | 1.897.475,26 |
* Informação atualizada ao final de cada ano.
** Informação atualizada até 10/02/2025
Passagens e Diárias
Para pesquisar as informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, acesse a página “Diárias e Passagens” no Portal da Transparência.
As informações são disponibilizadas de forma individualizada, de acordo com as seguintes legislações: Decreto Municipal n° 53.179/2012 (tabela de diárias para viagens internacionais); Portaria Secretaria da Fazenda nº 77/19 (dispõe sobre procedimentos para realização de despesas pelo adiantamento); Portaria Secretaria da Fazenda nº 74/19 (tabela de diárias para viagens nacionais), além do Manual do Regime de Adiantamento, elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda.
PROGRAMAS DE METAS
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas:
Programa de Metas 2021 - 2024
Acesse - Programa de Metas Completo
Meta 67 - SP GLOBAL E SUSTENTÁVEL
Secretaria Responsável: SMSUB
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Fortalecer a cadeia de gestão de resíduos sólidos e logística reversa
META:
Reduzir em 600 mil toneladas, a quantidade de resíduos enviados aos aterros entre 2021 e 2024.
INDICADOR:
Quantidade, em toneladas, de resíduos que deixarão de ser enviados aos aterros por meio das iniciativas adotadas.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Por meio de uma série de iniciativas de zeladoria, educação ambiental, incentivo à reciclagem e compostagem dos resíduos produzidos na cidade, que seja mensurada a estimativa de redução de envio destes resíduos a aterros sanitários. A meta será calculada conforme a contribuição de cada iniciativa, levando em consideração estimativas de redução específicas para cada item.
ODS VINCULADOS:
12 – Consumo e Produção Responsáveis
14 – Vida na Água
INICIATIVAS
a. Implantar 40 novos Ecopontos;
b. Permitir o recolhimento de 4 outros tipos de resíduos na rede de Ecopontos;
c. Implementar Ecopontos Móveis de grande e pequeno porte;
d. Eliminar 900 pontos viciados de descarte ilegal de lixo na cidade;
e. Implantar de 3.000 novos Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs) de material reciclável;
f. Implantar de 3 novos pátios de compostagem;
g. Integrar de 5.000 catadores ao programa de melhoria de zeladoria e limpeza;
h. Atingir 600 feiras livres com o Projeto de Compostagem em funcionamento;
i. Regulamentar lei específica que verse sobre o fornecimento
Projeto Diálogo Aberto promovido pela Coordenadoria de Governo Aberto, em parceria com a Subprefeitura Guaianases.
O Diálogo Aberto é um projeto anual que tem como objetivo principal prestar contas para a população sobre diferentes ações que foram realizadas na região ao longo do período proposto. A prestação de contas acontece através dapreparação e disponibilização de relatórios anuais, acesse:
>>>> Relatório Diálogo Aberto - Obras e Ações - 2023 / 2024 <<<<
>>>> Relatório Diálogo Aberto - Obras e Ações - 2022 <<<<
>>>> Relatório Diálogo Aberto - Obras e Ações - 2021 <<<<
PROGRAMA DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS - PIBP
O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando melhoria da gestão de recursos, para garantir a transparência, a lisura e a eficiência.
Conforme Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas - PIBP, estruturados nos seguintes eixos fundamentais:
- I - Comprometimento e apoio da alta administração;
- II - Existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
- III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
- IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.
Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: guaianases@smsub.prefeitura.sp.gov.br
Plano de Integridade de Boa Práticas da Subprefeitura Guaianases 1° Semestre/2024 Clique aqui
Plano de Integridade de Boa Práticas da Subprefeitura Guaianases 2° Semestre/2023 Clique aqui
Plano de Integridade de Boa Práticas da Subprefeitura Guaianases 1° Semestre/2023 Clique aqui
Plano de Ação da Agenda 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes acesse o Plano de Ação da Agenda 2030.
"A Subprefeitura Guaianases ainda não possui plano setorial vinculado a Agenda 2030.”