Hospital do Servidor Público Municipal

Terça-feira, 4 de Fevereiro de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

04 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer

O objetivo da data é disseminar informações sobre a prevenção, tratamento e controle da doença.
#PraTodosVerem   No cabeçalho:  Logo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo  04 de fevereiro - Dia Mundial do Câncer  O câncer é um nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células podem ser agressivas e incontroláveis, ocasionando em tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo. Não há uma causa única para essa enfermidade. Os fatores podem ser tanto externos (presentes no meio ambiente) quanto internos (hormônios, mutação genética e condições imunológicas). Portanto, entre 80% e 90% dos casos estão associados a causas externas, como mudanças no meio ambiente, hábitos e estilo de vida. A pesar de o fator genético ser importante, são raros os casos causados exclusivamente por fatores hereditários, familiares e étnicos. O Dia Mundial do Câncer, lembrado em 04 de fevereiro, procura disseminar informações sobre a prevenção e o controle dessa doença e levar questões atuais à população em geral, para garantir um tratamento digno a todos os pacientes. Fatores de risco mais comuns como uso do tabaco, baixa ingestão de frutas e verduras, uso prejudicial de álcool e falta de atividade física podem ser modificáveis. Colaboração: Dra. Marielle Tambellini - Coordenadora da Clínica de Oncologia do HSPM. Produção: Assessoria de Relações Institucionais  Embaixo, à esquerda do texto, temos a imagem ilustrativa do planeta Terra, todo na cor roxa, e, no canto inferior direito, temos a imagem ilustrativa de um laço roxo, símbolo da data. O cartaz tem fundo todo roxo.  No rodapé:  Lembre-se:

Arte: Jéssika Amorim
Texto: Thays Reis

O câncer é um nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células podem ser agressivas e incontroláveis, ocasionando tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo.

Não há uma causa única para essa enfermidade. Os fatores podem ser tanto externos (presentes no meio ambiente) quanto internos (hormônios, mutação genética e condições imunológicas). Portanto, entre 80% e 90% dos casos estão associados a causas externas, como mudanças no meio ambiente, hábitos e estilo de vida. Apesar de o fator genético ser importante, são raros os casos causados exclusivamente por fatores hereditários, familiares e étnicos.

O Dia Mundial do Câncer, lembrado em 04 de fevereiro, procura disseminar informações sobre a prevenção e o controle dessa doença e levar questões atuais à população em geral, para garantir um tratamento digno a todos os pacientes com câncer. Fatores de risco mais comuns que podem ser modificáveis, como uso do tabaco, baixa ingestão de frutas e verduras, uso prejudicial de álcool e a falta de atividade física.
 

collections
Galeria de imagens