Hospital do Servidor Público Municipal

HSPM recepciona Médicos Residentes do Município de São Paulo

          A Secretaria Municipal da Saúde promoveu no dia 30 de janeiro a cerimônia de boas-vindas aos novos residentes do município. O evento, realizado no auditório do Hospital do Servidor Público Municipal, contou com a participação de representantes do Ensino dos Hospitais do município, superintendentes, diretores, coordenadores e convidados.

         A superintendente do HSPM, Dra. Elizabete Michelete parabenizou os novos residentes pela importante conquista e desejou-lhes muito sucesso, lembrando do importante papel que irão desempenhar junto ao Serviço Público Municipal.

         Na cerimônia, o presidente do Conselho de Ensino Municipal, Dr. Adnan Neser ressaltou a importância da participação ativa dos novos profissionais da saúde no curso de aprimoramento sob o regime de Residência Médica. “A Residência Médica é a base para o melhor acolhimento ao paciente”, comenta Neser.

        Representando a Comissão Estadual de Residência Médica a Assessora Técnica do Conselho de Ensino Municipal Dra. Ana Zolner, diz que a Residência Médica está cada vez mais referenciada e reconhecida. “Peço a todos que participem com afinco e tenho a certeza que serão momentos que vão valer por toda a vida de vocês”, diz Zolner

        A aula inaugural com o tema SUS (Sistema Único de Saúde e a Rede Municipal) ficou por conta da superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal, Dra. Flávia Maria Porto Tersian, neste ato representou o Secretário Municipal da Saúde, Januario Montone. Segundo Tersian, a Rede de Atendimento em Saúde do município possui 470 Unidades Básicas de Saúde (UBS); 1.200 unidades do Programa Saúde da Família (PSF); 110 A.M.A.S (Atendimento Médico Ambulatorial); 15 A.M.A.S Especialidades e 35 Ambulatórios de Especialidades.

        Além disso, conta com 18 hospitais municipais, sendo quatro terciários e 14 secundários, 14 prontos-socorros municipais, quatro pronto-atendimento e o Hospital do Servidor Público Municipal. Toda essa estrutura comporta 17 mil leitos e juntos realizam 30 mil atendimentos ao mês.

       Mais de oito mil candidatos participaram do processo seletivo para Residência Médica organizado pelas Secretarias Estadual e Municipal da Saúde. O município ofereceu 191 vagas, sendo 70 do Hospital do Servidor Público Municipal.

       No final da Recepção aos Residentes, aqueles que escolheram o HSPM para nova trajetória, foram convidados a retornar para posse no dia em 01 fevereiro, ato que formaliza a chegada ao serem apresentados à Unidade de Saúde e aos futuros colegas de trabalho, além de checarem documentos necessários para o ingresso.

 Posse dos Residentes do HSPM

        O HSPM recepcionou os seus novos residentes no dia 1º de fevereiro. Em clima de muita descontração, as boas-vindas tiveram protocolo breve e acolhedor, contou com a presença da superintendente Dra Elizabete Michelete, dr. Ivo Pavanello Filho, Diretor do Departemento de Atenção à Saúde, do Diretor de Gestão de Talentos, Juarez Alves de Araujo, médicos preceptores, coordenadores, gerentes, representantes da Comissão de Residência Médica (COREME) e da Associação Médica dos Residentes(AMR).

       A Superintendente do HSPM, Dra. Elizabete Michelete parabenizou os novos residentes e agradeceu a eles por escolherem a Unidade Hospitalar para realização da Residência Médica.
“É uma satisfação recebermos representantes de 17 estados brasileiros para aprimorar seus conhecimentos aqui no HSPM – esta é uma importante missão, sucesso a todos!”, afirma a superintendente.

       Na cerimônia, a Gerente de Ensino e Pesquisa, Dra. Cláudia Maria Barros Helou, falou da importância do Ensino no HSPM.
“A Residência Médica é o carro-chefe do ensinar com excelência do HSPM, atualmente conta com 20 programas credenciados e há mais de 35 anos, vem se dedicando a aprimorar e aperfeiçoar o conhecimento dos jovens médicos”, comenta Helou.

       Com discurso breve, o presidente da (AMR) Associação dos Médicos Residentes do HSPM, Dr. Sergio Dias Couto diz que é um grande desafio a residência médica e que participar deste gigante HSPM é a grande recompensa, desejou saúde e sucesso aos colegas.

       Para o Presidente da COREME - Dr Rubens Wolfe Lipinski a comissão cumpri importante papel frente à Residência Médica. A busca é pelo aperfeiçoamento da formação médica através dos programas de treinamento em serviços no ambiente médico-hospitalar, desenvolvido sob a supervisão de profissionais médicos preceptores e integrantes do Corpo Clínico do HSPM, enfatizou a responsabilidade dos Residentes no processo individual de aperfeiçoamento e cuidado com o paciente.

     Durante toda a semana os residentes participaram de palestras e de visitas itinerantes em alguns setores para conhecerem as rotinas, fluxos internos e os principais serviços oferecidos pelo HSPM.