Hospital do Servidor Público Municipal
Perguntas Frequentes
Nesta seção, podem ser consultadas perguntas e respostas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pelo órgão.
A Controladoria Geral do Município de São Paulo disponibiliza o acesso à base de dados dos Pedidos Respondidos, contendo todos os pedidos de acesso à informação e todas as respostas dadas pelos órgãos da administração pública direta e indireta, desde a implantação do Sistema e-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão).
Acesse aqui a base de dados dos Pedidos Respondidos.
1) O que é o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)?
O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) é uma entidade pública, autárquica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e criada pela Lei nº. 7.736 de 26/05/1972. De acordo com a Lei nº 13.766/2004, alterada pela Lei nº 17.727/2021, o atendimento no HSPM é exclusivo para servidores públicos e empregados públicos municipais ativos e inativos, respectivos dependentes e pensionistas da Administração Direta, Autarquias Municipais, Câmara Municipal e Tribunal de Contas do Município (TCM), abrangidos pelo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Público do Município de São Paulo (RPPS).
2) Quem pode ser atendido no ambulatório do HSPM?
De acordo com a Lei nº 13.766/2004, alterada pela Lei nº 17.727/2021, o atendimento no HSPM é exclusivo para servidores públicos e empregados públicos municipais ativos e inativos, respectivos dependentes e pensionistas da Administração Direta, Autarquias Municipais, Câmara Municipal e Tribunal de Contas do Município (TCM), abrangidos pelo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Público do Município de São Paulo (RPPS).
São considerados dependentes dos servidores públicos municipais (Regulamentado pelo Decreto nº 50.564/2009):
- Cônjuge e a companheira ou companheiro;
- Filhos não emancipados de qualquer condição, menores de 18 (dezoito) anos ou inválidos;
- Filhos com idade entre 18 (dezoito) e 24 (vinte e quatro) anos que estejam matriculados e frequentando curso de ensino superior;
- Pai e a mãe inválidos;
- Irmãos não emancipados de qualquer condição, menores de 18 (dezoito) anos ou inválidos.
Veja legislação: Decreto nº50.564 de 041/09, Lei nº8.989 de 29/10/79 e Lei nº9.160 de 03/12/80.
3) Como faço para utilizar o HSPM?
É necessário fazer a matrícula para ter o registro hospitalar e cartão consulta. O número do registro hospitalar será sua identificação para utilizar os serviços do HSPM, portanto, sempre apresente o cartão consulta, RG (original) ou documento oficial com foto e um dos três últimos holerites (original, impresso da internet ou via portal no celular).
4) Onde faço a matrícula?
A matrícula pode ser feita de forma on-line ou presencial.
Para realizar a matrícula de forma on-line:
É necessário acessar o Portal Eletrônico, pelo link: https://portaleletronico.hspm.sp.gov.br.
No Portal Eletrônico está o passo a passo de como efetuar o cadastro e atualização de dados.
Cadastro: servidor preenche o formulário para realizar seu cadastro ou de seus dependentes, anexa os documentos listados abaixo e encaminha para validação. Após análise e aprovação dos documentos, o servidor receberá um e-mail com o seu Registro Hospitalar e o prazo de dois dias úteis para a retirada do cartão no setor de Matrícula, localizado térreo, saguão principal do HSPM.
Atualização cadastral: servidor preenche o formulário para atualizar o seu cadastro ou de seus dependentes, anexa os documentos listados abaixo e encaminha para validação. Após análise e aprovação dos documentos, o servidor receberá um e-mail confirmando a atualização de dados.
Para realizar a matrícula de forma presencial:
O setor de Matrícula está está localizado no térreo e o atendimento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 15h30. O atendimento presencial será por distribuição de 80 senhas diárias.
Cadastro: somente o servidor deverá comparecer para realização do seu cadastro e de seus dependentes, com as documentações originais listadas abaixo.
Atualização cadastral: o servidor ou seu dependente poderão comparecer para atualização de dados, com as documentações originais listadas abaixo.
Quais são os documentos necessários ?
Para titular, todos os documentos devem ser originais:
Documento de identidade com foto, CPF;
Um dos três últimos holerites (impresso da internet ou via portal no celular)
Contrato de trabalho - para servidores contratados com prazo determinado (original)
Cartão SUS
Comprovante de endereço
Para dependentes, todos os documentos devem ser originais:
Um dos três últimos holerites do titular (impresso da internet ou via portal no celular)
Documento de identidade com foto do titular
Cônjuge: Documento de identidade com foto, CPF e Cartão do SUS , Certidão de casamento original atualizada (máximo 24 meses)
Filhos até 18 anos: Documento de identidade com foto ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS
Filhos até 24 anos: Documento de identidade com foto, CPF, Cartão SUS e Declaração original da faculdade comprovando: matrícula, frequência, duração do curso.
União Estável: Decreto Lei nº 50.564 de 09 de abril de 2009, artigo 3º.
Observação: Não serão aceitos nenhum documento em cópia.
IMPORTANTE: As informações aqui descritas referem-se à legislação vigente e estão sujeitas a modificações de acordo com as alterações legais.
Observação: Nos dias programados para manutenção dos Grupos Geradores de Energia, o atendimento no setor de Matrícula acontece até as 14h30 por conta da interrupção de eletricidade. Em 2023, as datas previstas para a manutenção são: 27 de janeiro, 24 de fevereiro, 31 de março, 28 de abril, 26 de maio, 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 27 de outubro, 24 de novembro, 29 de dezembro (as datas podem sofrer oscilações ao longo do ano).
DÚVIDAS: (11) 3397-8010 ou pelo e-mail: hspmmatricula@hspm.sp.gov.br
6) Como agendo uma consulta nova?
O agendamento de consultas novas acontece por meio da central telefônica SP156, de terça a sexta-feira (inclusive em feriados, pontos facultativos, suspensão de expediente e/ou emendas), das 7h às 19h.
Acesse os dias e horários de cada especialidade e, em caso de dúvida, o usuário pode entrar em contato com o HSPM através dos telefones 3397-8000 / 8001, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
8) Quais são as especialidades que o HSPM atende?
Para conhecer todas as especialidades do HSPM clique aqui.
9) Quais são os documentos obrigatórios para atendimento no HSPM?
Para atendimento em consultas médicas, exames ou internação, é necessário apresentar:
• Cartão de Consulta do HSPM;
• Um dos três últimos demonstrativos de pagamento (holerite). Documento necessário para comprovação de vínculo junto à Prefeitura do Município de São Paulo;
• Documento de identidade oficial com foto (exemplo: RG);
• Cartão do SUS (para realização de exames).
10) Quais são as unidades externas do HSPM?
O Hospital do Servidor Público Municipal possui cinco Ambulatórios Descentralizados que oferecem atendimento ambulatorial, além da realização de coletas de exames laboratoriais, nas regiões de Santo Amaro, São Miguel, Carrão, Lapa e Tucuruvi.
• Atendimento: consulta ambulatorial com hora marcada, não há pronto-atendimento;
• Marcação de consultas novas: Por meio do telefone 156. Confira as especialidades disponíveis nos ambulatórios neste link.
• Documentação: Apresentar um dos três últimos holerite (original), cartão de consulta do HSPM, carteira de identidade e cartão do SUS para a realização do exame de papanicolau.
Para conhecer a localização dos Ambulatórios Descentralizados clique aqui.
Para ser atendido no HSPM e nos Ambulatórios Descentralizados é obrigatório a apresentação dos seguintes documentos:
• RG (original) ou documento oficial com foto;
• Cartão de consulta HSPM;
• Um dos três últimos holerites (original).
• Cartão do SUS (para realização de exames).