Hospital do Servidor Público Municipal
Campanha pela qualidade do sono acontece em março

Arte: Jéssika Amorim
Texto: Luísa Carvalho
Ter uma boa qualidade do sono pode ser um grande desafio, principalmente para as pessoas que têm uma rotina agitada e precisam conciliar a quantidade adequada de horas para dormir com os extensos compromissos diários. Em março, é realizada uma campanha mundial pela qualidade do sono e, em 2025, o tema é “Faça da saúde e do sono uma prioridade” para conscientizar a população sobre a importância de dormirmos bem.
Entretanto, assim como uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, o sono também é um pilar importante para a nossa saúde, pois ajuda na nossa memória e aprendizagem; elimina resíduos acumulados no dia a dia, favorecendo a saúde cerebral; contribui para que o nosso sistema imunológico funcione melhor, evitando assim que fiquemos doentes; ajuda a renovar as células, mantendo-nos com bons níveis de energia. Por outro lado, o impacto da má qualidade do sono é preocupante, pois pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como obesidade e diabetes, além de causar comprometimento cognitivo, elevando os riscos de demências, convulsões e acidentes vasculares cerebrais.
Existem mais de 100 distúrbios associados ao não dormir bem, sendo a insônia e a apneia obstrutiva do sono os mais comuns. Entre outros danos também estão a apneia central do sono, o bruxismo, o sonambulismo, o ronco e o movimento periódico de pernas.
Para prevenir problemas como estes, os especialistas recomendam realizar a “higiene do sono”, com práticas como evitar uso de eletrônicos (celular e tablets) antes de dormir e tentar desligar a televisão; manter o quarto escuro e silencioso, em uma temperatura confortável. Caso não consiga repousar no escuro total, prefira as lâmpadas amarelas, vermelhas ou laranjas. Além disso, é importante preservar-se do uso de medicações sem prescrição médica, evitar discussões ou atividades estressantes antes de dormir e cultivar aquelas que são prazerosas e proporcionam relaxamento para o corpo e mente. Além disso, é recomendado evitar café e bebidas alcoólicas próximo ao horário de dormir, fazer refeições leves e ter uma rotina de descanso: dormir e acordar todos os dias no mesmo horário.
Colaboração. Dra. Fátima Regina de Abreu Alves, Coordenadora da Clínica de Otorrinolaringologia do HSPM.
Produção: Assessoria de Relações Institucionais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk