Hospital do Servidor Público Municipal
Dia da Síndrome de Asperger lembra a luta pela inclusão social

Arte: Jéssika Amorim
Texto: Thays Reis
A Síndrome de Asperger (SA) é uma condição psicológica que faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo considerado um tipo mais leve de autismo. É caracterizada pela dificuldade na interação social e comunicação não verbal, por comportamentos repetitivos e interesses restritos (hiperfoco). As causas dessa síndrome ainda não são totalmente conhecidas, mas cogita-se que sejam provocadas por fatores neurobiológicos que afetam o desenvolvimento cerebral.
Os sintomas podem surgir nos primeiros anos de vida, mas só serem percebidos na fase escolar, quando a dificuldade de socializar, característica mais significativa da síndrome, e o desinteresse por temas não relacionados ao hiperfoco ficam mais evidentes. Atualmente, não há uma cura ou tratamento específico, porém, é possível aliviar os sintomas, favorecendo o bem-estar e a maior adaptação do paciente.
O Dia Internacional da Síndrome de Asperger, lembrado em 18 de fevereiro, visa destacar a importância da integração das pessoas nesta condição na sociedade e informar sobre a relação da SA com o TEA. O dia 18 foi escolhido em homenagem ao dia de nascimento do pediatra austríaco, Hans Asperger, que deu nome à síndrome.
Colaboração: Dra. Susane Rocha de Abreu - Coordenadora da Clínica de Psiquiatria na Infância
Produção: Assessoria de Relações Institucionais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk