Hospital do Servidor Público Municipal
Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado no dia 2 de abril

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por ser tão abrangente, usa-se o termo “espectro”, devido a uma ampla gama de sintomas e níveis de gravidade. Em 2025, o tema das campanhas de conscientização sobre o autismo é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
O TEA é caracterizado por déficit na socialização e na comunicação verbal e não verbal, tendo como outras características o interesse restrito (hiperfoco), movimentos repetitivos, pouco contato visual, dificuldade no controle emocional, dificuldade em seguir orientações, comportamentos compulsivos e ritualistas, resistência a mudanças e alterações sensoriais.
Há diferentes abordagens terapêuticas, contudo a escolha deve ser realizada pelo terapeuta de acordo com as necessidades e manifestações de cada indivíduo. Além disso, a avaliação diagnóstica deve ser realizada por equipe multidisciplinar, de modo conjunto e articulado.
Novas leis, como a 10.148/2000, que trata do atendimento prioritário às pessoas com TEA, e a 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, trazem a defesa de importantes direitos a este grupo, como por exemplo, o uso do cordão quebra-cabeça para identificação e atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados. Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade.
Colaboração: Sandra Salla, Fabiana Mendes e Andréa Bizarria Cintra – Fonoaudiólogas da Clínica do HSPM
Produção: Assessoria de Relações Institucionais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk