Hospital do Servidor Público Municipal
Dia Nacional da Mamografia é lembrado em 05 de fevereiro
![#ParaTodosVerem No cabeçalho: Logo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo A mamografia é um exame de imagem realizada pelo mamógrafo. Sua realização no rastreamento do câncer de mama é essencial para o diagnóstico precoce, permitindo a detecção de lesões (nódulos, assimetrias, microcalcificações) antes mesmo de serem percebidas ao toque ou através de outros exames. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Sociedade Brasileira de Radiologia, recomendam a realização a partir dos 40 anos (até os 74 anos), anualmente. No Brasil, 40% das mulheres diagnosticadas com câncer têm até 50 anos e 22% das mortes acontecem nesse grupo. O Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro, tem como objetivo alertar sobre a importância deste exame e estimular a sua realização. Lembrando que a mamografia é um procedimento simples, seguro e não apresenta riscos à saúde da paciente. Colaboração: Dr. Alexandre Nozaki - Coordenador da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia do HSPM. Produção: Assessoria de Relações Institucionais Abaixo do texto, temos a imagem ilustrativa de uma mulher em frente a um mamógrafo, com uma das mãos no seio, e, na altura de sua mão, está um laço na cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. Ao seu lado direito, aparecem flores, simbolizando a feminilidade. O plano de fundo do cartaz está na cor rosa. No rodapé: Lembre-se:](/documents/10962738/18718815/05_+Dia+Nacional+da+Mamografia_web.jpg/29d59fce-e9e6-311a-a6de-d76f29d948f7?t=1738763281491)
Arte: Jéssika Amorim
Texto: Thays Reis
A mamografia é um exame de imagem realizada pelo mamógrafo. Sua realização no rastreamento do câncer de mama é essencial para o diagnóstico precoce, permitindo a detecção de lesões (nódulos, assimetrias, microcalcificações) antes mesmo de serem percebidas ao toque ou através de outros exames.
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Sociedade Brasileira de Radiologia, recomendam a realização a partir dos 40 anos (até os 74 anos), anualmente.
No Brasil, 40% das mulheres diagnosticadas com câncer têm até 50 anos e 22% das mortes acontecem nesse grupo.
O Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro, tem como objetivo alertar sobre a importância deste exame e estimular a sua realização. Lembrando que a mamografia é um procedimento simples, seguro e não apresenta riscos à saúde da paciente.
Colaboração: Dr. Alexandre Nozaki, Coordenador da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia do HSPM.
Produção: Assessoria de Relações Institucionais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk