Hospital do Servidor Público Municipal
Doenças Tropicais Negligenciadas são lembradas em 30 de janeiro
Arte: Jéssika Amorim
Texto: Thays Reis/ Luísa Carvalho
As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são um grupo de mais de vinte patologias causadas por vírus, bactérias, fungos e toxinas, que afetam mais de um bilhão de pessoas no mundo em situação de pobreza e vulnerabilidade. O termo “negligenciadas” foi adotado porque historicamente essas doenças não tiveram destaque na agenda da saúde global, recebendo pouca atenção e financiamento. Entre as enfermidades mais conhecidas neste grupo estão: dengue, hanseníase, doença de Chagas, tuberculose, malária, esquistossomose, leishmaniose, raiva humana, cisticercose, filariose linfática, oncocercíase (cegueira dos rios), teníase, lepra, cisticercose, sarna, parasitoses e envenenamento por animais peçonhentos.
O Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, lembrado em 30 de janeiro, expõe as desigualdades que favorecem essas doenças e incentiva os investimentos em medidas para combatê-las. Neste ano, a data traz como tema “Envolvendo comunidades. Uma abordagem prática para doenças negligenciadas”, chamando a atenção para as condições de vida das populações carentes.
A Organização Pan Americana de Saúde, por meio da “Elimination Initiative”(Iniciativa de Eliminação) visa acelerar a eliminação, até 2030, de doze doenças que fazem parte deste grupo, em conjunto com os países da região das Américas.
Apesar de ser um problema de saúde pública, o relatório de 2024 da Organização Mundial de Saúde afirma que 54 países já eliminaram pelo menos uma DTN, um sinal encorajador que mostra que o problema pode ser solucionado com a intervenção das nações, líderes mundiais e comunidades.
O relatório aponta que o Brasil eliminou, em 2024, a Filariose Linfática, conhecida como elefantíase, tornando-o o 53º país a ficar livre de uma doença tropical negligenciada e o 20° a receber a certificação pela erradicação da doença, transmitida pela picada do mosquito Culex infectado com o verme nematoide Wuchereria bancrofti. O tratamento é realizado por meio de medicamentos. Atualmente, a meta do Brasil é avançar na redução da Doença de Chagas e do tracoma.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk