Hospital do Servidor Público Municipal
HSPM implanta novo fluxo de atendimento no Pronto-Socorro Adulto
No compromisso de oferecer a assistência aos servidores públicos municipais, o hospital está implementando a estratégia de Lean Healthcare, com a introdução do sistema de atendimento FastTrack (procedimento rápido).
A abordagem visa otimizar processos e recursos. O FastTrack é uma inovação no fluxo de atendimento que permite que pacientes com quadros menos complexos sejam atendidos de forma ágil, direcionando os casos de maior gravidade para setores especializados. Para os pacientes, os benefícios são o menor tempo de espera, qualidade do atendimento e uma assistência mais personalizada. Já para os médicos, essa estratégia permite a melhor gestão de tempo e de recursos, aumentando a eficiência do trabalho em equipe, reduzindo a sobrecarga e proporcionando um ambiente de trabalho mais organizado e funcional.
Esta estratégia já é utilizada em grandes hospitais ao redor do mundo e começou a ser implementada em algumas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade de São Paulo com grande sucesso. A ferramenta é validada por inúmeros trabalhos científicos e a equipe do Pronto-Socorro do HSPM realizou uma visita in loco em uma unidade que já utiliza o sistema de atendimento antes de iniciar o projeto.
A implantação já foi iniciada e ocorrerá em fases. Já foi aberto um novo guichê para abertura de fichas para paciente da Ortopedia e Pronto-Socorro Ginecológico/Obstétrico e está em construção uma nova sala de espera para pacientes que aguardam a reavaliação médica. Já está em testes a instalação de um sistema chamador de senhas em telas, que permite melhor controle das senhas e visualização dos pacientes acerca do atendimento.
Também está em implantação o sistema de visualização dos exames laboratoriais no Pronto-Socorro, desta forma, o paciente não precisará aguardar a impressão do exame no laboratório. Os exames prontos serão visualizados em tempo real pelo setor de pronto-atendimento, que avisará o médico que o exame está pronto para reavaliação.
Além disso, foi aberto um terceiro consultório de Fast Track, destinado para o atendimento e medicação mais ágil de pacientes classificados como de menor gravidade. O processo será acompanhado ainda de mudança de fluxos internos que organizam o atendimento e ajudam a diminuir o tempo de espera. Com essas ações, o hospital reafirma seu compromisso em oferecer um serviço de saúde que prioriza tanto a segurança e a satisfação dos pacientes quanto o bem estar de sua equipe médica.
Sobre a implementação do novo fluxo de atenidmento, o Dr. Bruno Rodrigues de Miranda, Diretor da Diretoria de Atenção à Saúde do HSPM, comentou: "O novo fluxo de atendimento faz parte do projeto Lean Six Sigma do HSPM e os resultados do projeto no Pronto-Socorro Adulto demonstraram uma redução de 30 % no tempo global de atendimento, com redução de até 70% em um dos cenários de avaliação. A iniciativa faz parte de um conjunto de iniciativas para melhorar a eficiência e segurança do atendimento, reduzindo o tempo de espera e proporcionando uma melhor experiência para os pacientes e equipe médica."