Hospital do Servidor Público Municipal

Segunda-feira, 31 de Março de 2025 | Horário: 17:13
Compartilhe:

HSPM Responde: Dermatite Atópica é prevenida com rotinas de autocuidado com a pele

Fatores emocionais podem agravar os sintomas

A Dermatite Atópica é uma doença crônica que tem fator hereditário e causa multifatorial. Geralmente costuma aparecer entre pessoas da mesma família, juntamente com asma ou rinite alérgica. Embora o problema permaneça durante toda a vida, os sintomas podem diminuir à medida que a criança amadurece, porém a pele continuará seca e sensível.
Para entender mais sobre a dermatite atópica, acompanhe abaixo a entrevista com a Dra. Patrícia Suzuki, médica da Clínica de Dermatologia do HSPM.

1.    Dermatite atópica é contagiosa?
Não. Essa doença não é contagiosa.

2.    Quais são os sintomas?
O principal sintoma dessa doença é a pele seca com coceira, que pode causar ferimentos pelo ato de coçar-se. Em bebês, aparece geralmente no rosto, nos cotovelos, joelhos e em outras regiões do corpo. Nos adultos e nas crianças maiores, as lesões localizam-se menos no rosto e mais nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo, atrás do joelho, mãos e tornozelos. Essas são áreas mais secas, escuras e grossas, e em casos mais graves podem acometer boa parte do corpo.

3.    O que desencadeia essa doença?
Pode surgir ou ser desencadeada por substâncias que provocam reações alérgicas, como cosméticos, produtos de limpeza, pelos de animais, condições ambientais, determinadas roupas e estresse.

4.    Existem medicamentos que ajudam no controle?
Sim, há uma variedade de cremes e pomadas muito eficazes no controle da dermatite atópica, no entanto, elas devem ser usadas sob a orientação de um profissional especializado, para evitar efeitos colaterais. Em casos graves, o paciente poderá precisar de medicações sistêmicas para controle do quadro. Além disso, os ferimentos provocados pela coceira podem ser contaminados por bactérias ou vírus. Somente o médico pode indicar o tratamento adequado, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

5.    É possível reduzir o incômodo gerado pela coceira?
Apenas o tratamento adequado é capaz de reduzir a coceira da dermatite atópica.

6.    Fatores emocionais e psicológicos pioram o quadro?
Sim, como a grande maioria das doenças cutâneas, períodos de estresse emocional aumentam a atividade da doença e a intensidade da coceira.

7.    Certos alimentos também podem causar dermatite atópica?
Sim, caso o paciente tenha alergia alimentar, porém vale ressaltar que a grande maioria dos pacientes não tem qualquer alergia alimentar.

8.    Quais são os cuidados que devemos ter para evitar a doença?
A pele precisa receber hidratação com cremes adequados todos os dias, ser secada suavemente após o banho, com uma toalha macia e limpa com água morna e um sabonete suave apenas nas axilas, orelhas, genitais, mãos e pés. É recomendando usar roupas de algodão ou de tecidos macios, evitando fibras ásperas e tecidos sintéticos que provoquem coceira e roupas apertadas. Sempre que possível, evite mudanças bruscas de temperatura e atividades que provoquem suor. Procure utilizar produtos hipoalergênicos, pois eles possuem menos substâncias irritantes, encontradas em perfumes, detergentes, cosméticos e etc. Cuidar do estresse também é importante, por isso pratique atividades que te relaxem, como ioga ou meditação.  Busque conhecer os fatores que provocam sintomas em sua pele para evitá-los, como alimentos, emoções, substância e etc.

 

 

 

collections
Galeria de imagens