Hospital do Servidor Público Municipal
Anestesiologia do HSPM conclui primeira turma de residentes
Da esquerda para a direita: Dr. Everton Oliveiros Souza, Dra Tainá Guedes Pimentel,
Dra Renata Jéssica Brasil Romano e Dr. Yan Potier.
Por: Rosângela Dias
O mês de fevereiro marca o encerramento da primeira turma de residentes de Anestesiologia formada pelo Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). Durante os últimos três anos, o grupo, composto por quatro médicos, participou do cotidiano do hospital com atividades práticas supervisionadas por especialistas.
A experiência incluiu acompanhamento da realização de cirurgias eletivas, avaliação pré-anestésica e pós-operatório, atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência. A atuação dos residentes ocorre de segunda a sexta-feira, além de um plantão semanal de 24 horas.
“Essa é nossa primeira turma de residentes, todos muito dedicados e que vieram de várias partes do Brasil. Estamos muito orgulhosos”, destacou a coordenadora da Clínica de Anestesiologia, Dra Débora Cristina Ribeiro Fontes.
Para o Dr. Yan Potier, de Goiás, a residência foi enriquecedora. “Foi uma experiência muito produtiva. Fizemos grandes amigos e obtivemos muito conhecimento. Vamos levar um pouco de cada um no coração e na nossa profissão.” A Dra Renata Jéssica Brasil Romano, de Manaus, também falou sobre a experiência. “Foi desafiador no começo, amadurecemos junto com o serviço”.
Vinda de Rondônia, a Dra Tainá Guedes Pimentel classificou o período como a realização de um sonho. “Foi desafiador. A família distante é algo que nos deixa emocionalmente abalado, mas no fim, vemos que toda a jornada valeu a pena.” O Dr. Everton Oliveiros Souza, de São Paulo, ressaltou como foi fazer parte da primeira turma de residentes da especialidade. “A adaptação foi rápida e o serviço deu todas as condições para fazer a residência de qualidade.”
Médicos residentes com a equipe de Anestesiologia do HSPM.
Novas turmas
Médico preceptor da turma de residentes de Anestesiologia, Dr. Thiago Maranhão, lembra que o projeto foi idealizado em 2017 com a ideia era promover a especialidade no HSPM. “A residência veio para ficar e vai formar muitas gerações”, disse o especialista.
O HSPM conta com outras duas turmas de residentes de Anestesiologia em andamento. Além do Dr. Thiago Maranhão, a residência conta com outros colaboradores: Dr. Fernando Flores, Dr. José Caruso, Dra Fernanda Linhares e Dra Amanda Calili.
“A existência de um programa de residência engrandece todo serviço médico. A formação de novos profissionais é uma tarefa que exige enorme responsabilidade e que torna imprescindível que a equipe se mantenha sempre atualizada e pró-ativa”, salientou a Dra Amanda Calili.
O HSPM conta com programa de Pós-Graduação em 21 especialidades. Neste ano, foram disponibilizadas 73 vagas credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk