Hospital do Servidor Público Municipal
Tireoide atua na regulação do metabolismo
Por: Rosângela Dias e Giovanna Anjos
Localizada no pescoço, na região popularmente conhecida como “pomo de Adão”, a tireoide é uma glândula endócrina com a função de produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que agem especialmente no metabolismo do corpo. O Dia Internacional da Tireoide é celebrado em 25 de maio, data escolhida para conscientizar a população sobre os problemas que podem surgir por conta do desequilíbrio na produção dos hormônios tireoidianos.
A coordenadora da Clínica de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Dra. Leila Guastapaglia, detalha a importância dos hormônios produzidos pela tireoide para o bom funcionamento do organismo. “Eles agem na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interferem, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais e na fertilidade”.
O desequilíbrio na glândula pode ocasionar o hipertireoidismo, que é o excesso de hormônio, e o hipotireoidismo, quando a produção ocorre em quantidade menor do que o necessário. Os distúrbios podem ser causados por enfermidades como doenças autoimunes, aumento do volume da tireoide (bócio) e inflamação da glândula (tireoidite).
A alteração do humor é uma das disfunções que podem surgir pela oscilação na produção hormonal. “Em casos de hipertireoidismo, os sintomas são nervosismo, palpitação, tremores, calores, emagrecimento e agitação. Já no hipotireoidismo, a pessoa pode sentir cansaço, fraqueza, fadiga, deficiência de atenção, perda de memória, instabilidade do humor e sonolência”, explicou a endocrinologia do hospital.
É importante procurar a orientação de especialista ou um clínico geral, uma vez que a falta de tratamento pode ter consequências como arritmias e osteoporose. O diagnóstico é feito com base na dosagem de hormônios da tireoide no sangue. Não há cura, mas é possível controlar os sintomas com medicamentos e, em alguns casos, pode ser necessária cirurgia ou terapia com iodo radioativo (no caso do hipertireoidismo).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk