Hospital do Servidor Público Municipal
HSPM realiza campanha para o descarte correto de resíduos
Texto: Luísa Carvalho
Arte: Jessika Amorim
Ao circular pelos ambientes do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), os servidores podem identificar lixeiras nas cores azul, marrom e branca. Ainda que a cor chame a atenção e os tipos de resíduos que podem ser dispensados em cada uma delas estejam descritos na tampa, o descarte nem sempre é realizado corretamente.
A comissão gestora do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde (PGRSS) do HSPM tem promovido ações de sustentabilidade para ampliar o volume de lixo reciclável por meio do descarte correto de resíduos e, com base nesse plano, determinou uma meta de aumento em até 0,7% na coleta de material reciclável para 2024.
Além dos tipos comum e reciclável, o hospital segrega resíduos nas classes infectante e químico e, ainda, faz a destinação específica para alguns itens. Pilhas e baterias descartadas são encaminhadas para o setor de Almoxarifado para reciclagem; lâmpadas são segregadas para tratamento por empresas especializadas contratadas; óleo de cozinha é destinado ao reprocessamento; materiais recicláveis são armazenados e retirados pela Cooperativa de Catadores de Lixo Reciclável (COOPERE), conveniada da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).
Pedimos o apoio de todos os servidores para verificarem as instruções nas lixeiras antes do descarte, para confirmar se aquela lixeira é adequada para o resíduo que você tem em mãos. Todas essas ações têm como finalidade mitigar o impacto no meio ambiente com o devido descarte consciente destes materiais gerados no hospital.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk