Hospital do Servidor Público Municipal

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 | Horário: 15:13
Compartilhe:

Pratas da Casa entrevistou servidora Ana Maria Pedroso de Campos Neta

Ana Maria falou sobre o seu mestrado profissional sobre a residência multiprofissional

 Por Luísa Carvalho

Neste mês, na coluna Pratas da Casa, apresentamos a dissertação de mestrado realizada pela servidora Ana Maria Pedroso de Campos Neta, Assessora da Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa (GTEP/Coreme) que teve como título “A residência multiprofissional em hospital assistencial”.

Ana Maria realizou o seu mestrado profissional na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), entre 2017 e 2019 e investigou sobre a implantação da residência multiprofissional em três hospitais municipais de São Paulo: Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé), Professor Doutor Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo) e Hospital Municipal Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo). A implantação nestes hospitais aconteceu em 2015 e, por ela ter acompanhado esse processo e percebido os desafios, interessou-se em realizar um estudo aprofundado, por meio do mestrado, para conhecer melhor os resultados na prática.

Durante o desenvolvimento de sua dissertação de mestrado, aplicou 17 entrevistas no total, com gestores, coordenadores locais e com os preceptores. O resultado gerado foi um relatório técnico, entregue para os gestores do hospital.
Entre as vantagens identificadas na residência multiprofissional, a servidora apontou o trabalho em equipe e a interprofissionalidade, que trazem o crescimento da instituição (hospital). Além disso, a troca de conhecimentos entre os preceptores e os residentes propicia o favorecimento para a educação permanente de todos os profissionais, trazendo uma oxigenação para o hospital e isso favorece um atendimento integral para o paciente. A categoria multiprofissional engloba todas as especialidades da saúde, com exceção da médica e, assim, tem duração de dois anos.

Entre as dificuldades encontradas, Ana Maria considerou que há resistência inicial para implantação, uma vez que haverá maior cobrança pela atualização de conhecimento e dedicação por parte dos médicos preceptores.
A servidora comenta que, quando chegou no HSPM, em 2017, estava no mestrado e havia a intenção de implantar a residência multiprofissional no hospital. Entretanto, em razão da falta de quadro profissional, não foi possível. Hoje ela atua no gerenciamento administrativo dos estágios de saúde e da residência médica do HSPM. Quando questionada sobre os benefícios que o seu mestrado trouxe para sua atuação profissional hoje, Ana comenta: “Acho que abriu o meu olhar para o ensino em ciências da saúde”.

Ana Maria é graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Ortodontista pela Universidade Santo Amaro (UNISA), Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em Bioética e em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Instituto Sírio Libanês.

 

 

 

collections
Galeria de imagens