Hospital do Servidor Público Municipal
Projeto Lean Six Sigma Yellow Belt do HSPM foi apresentado à alta direção
No dia 28 de maio, o Projeto Lean Six Sigma Healthcare, que está sendo desenvolvido no HSPM, foi apresentado para a alta administração e para os responsáveis das áreas envolvidas nos projetos. Os seis grupos participantes levantaram dados dos processos de trabalho, efetuaram visitas nos locais envolvidos, identificaram pontos de melhoria, montaram os planos de ação, concluíram quais foram as lições aprendidas e estruturaram os próximos passos dos projetos.
Os focos de análise dos grupos foram: satisfação do paciente internado em relação ao atendimento da equipe de enfermagem, tempo de solicitação de cópia do Boletim de Emergência para a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)/Perícia no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), atraso na entrega das medicações na Internação, tempo médio de atendimento do paciente no Pronto-Socorro, marcação de consultas de retorno da Clínica de Ortopedia após realização de ressonância magnética e tempo de permanência do paciente atendido no Pronto-Socorro Adulto aguardando liberação de leitos para internação na Enfermaria Clínica. O objetivo do projeto é melhorar os processos organizacionais para ampliar a qualidade do atendimento.
A Dra. Elizabete Michelete, superintendente do HSPM, assistiu às apresentações dos grupos e, emocionada, comentou: “Enquanto eu estiver à frente do HSPM, vocês podem contar comigo, que não medirei esforços para que ações como essas possam ser concluídas. Vocês fizeram um trabalho maravilhoso, como eu nunca tinha visto e nunca pensei em ver no HSPM, vocês estão de parabéns!”
O projeto Lean Six Sigma Yellow Belt do HSPM já teve quatro de suas fases concluídas: definição; 1ª e 2ª fases da medição; entrega da análise, melhoria e controle; sendo a quinta fase, a apresentação do projeto para a superintendência. Os próximos passos serão o início dos planos de ação, a avaliação dos status destes planos e novo levantamento de dados em busca dos novos resultados após as melhorias. O curso base para o desenvolvimento do projeto foi ministrado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em contrapartida aos estágios não remunerados realizados no HSPM.