Hospital do Servidor Público Municipal
Prevenção das Arritmias Cardíacas é lembrado em 12 de novembro
Arte: Jéssika Amorim
Texto: Luísa Carvalho
O dia 12 de novembro foi instituído oficialmente como Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita e tem como objetivo informar a população sobre os principais sintomas da enfermidade, importância da prevenção e combate aos fatores de risco.
As arritmias cardíacas alteram tanto a frequência quanto o ritmo do nosso coração e pode levar a paradas cardíacas capazes de desencadear, entre outras complicações, intercorrências fatais, como a morte súbita. O distúrbio deve ser tratado com mais atenção em pessoas que já sofreram um infarto ou têm alguma doença cardíaca.
Os sintomas mais comuns são palpitações, escurecimento da vista, tonturas, desmaios, palidez, sudorese, mal estar, dores no peito e falta de ar. Medidas preventivas contra a doença incluem a redução do estresse, alimentação balanceada, diminuição no consumo de bebidas alcoólicas e energéticos, não fumar e exercitar-se com frequência.
Segundo a Sociedade Brasileia de Arritmias Cardíacas (2023), no Brasil, mais de 20 milhões de pessoas sofrem da doença, ocasionando mais de 320 mil mortes súbitas por ano. Caso perceba sinais de alerta, procure atendimento médico.
Dra. Regina Adler
Coordenadora da Clínica de Cardiologia