Hospital do Servidor Público Municipal
Tuberculose é lembrada mundialmente em 24 de março
Arte: Jessika Amorim
Texto: Luísa Carvalho
A tuberculose (TB) é uma doença transmissível que atinge os nossos pulmões, podendo acometer outros órgãos ou sistemas (tuberculose extrapulmonar). Sintomas como tosse por mais de três semanas (seca ou com catarro), catarro com sangue, febre vespertina (no período da tarde), perda de apetite, cansaço de longa duração, sudorese noturna e emagrecimento podem indicar a doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch.
O tratamento é com medicação via oral, gratuito, disponível apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Deve ser realizado por, no mínimo, seis meses e é muito eficaz, com cura na maioria dos casos. As pessoas próximas aos pacientes com tuberculose também devem ser investigadas.
A vacina BCG (bacilo de Calmette-Guérin) é fundamental na prevenção contra a doença e previne contra formas graves da tuberculose. As crianças devem tomar uma dose única ao nascer, preferencialmente.
Segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde de 2024, a tuberculose atinge mais de 80 mil pessoas todos os anos no Brasil, tendo sido a segunda principal causa de morte por um único agente infeccioso no Brasil em 2022, superada apenas pela COVID-19.
O Dia Mundial da TB é lembrado em 24 de março e visa ressaltar a importância de propor políticas públicas voltadas à ampliação do acesso ao cuidado em saúde, à garantia de equidade e à redução das desigualdades sociais, já que esses fatores estão diretamente ligados às causas da persistência do ciclo de adoecimento.
Colaboração: Dra. Rita de Cássia T.G.L. Morrone, Médica da Clínica de Pneumologia do HSPM
Produção: Assessoria de Relações Institucionais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk