Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente

Dados e conhecimento sobre a população imigrante

Conheça mais sobre as características da imigração

Painel de Dados de Atendimento do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) e a Unidade Móvel de 2020 a 2024

Painel de Dados de Atendimento do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) e a Unidade Móvel de 2020 a 2024

O Painel de Dados de Atendimento do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) - Oriana Jara é uma iniciativa da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMIGTD), desenvolvida pela Coordenação de Planejamento e Informação. Ele compila informações dos atendimentos realizados a partir do período de 03/08/2020 a 31/12/2024.

A publicização dessas informações estão conformes à Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (Lei n° 13.709/2018 e no âmbito Municipal com o Decreto 59.767/2020).

DataMigra

O conhecimento sobre os fluxos migratórios internacionais no Brasil, é organizado pelo Observatório das Migrações Internacionais -OBMigra a partir dos dados obtidos pela Polícia Federal, órgão responsável pela regularização migratória no Brasil. Através da plataforma DataMigra BI, é possível consultar informações detalhadas sobre registros ativos de imigrantes no país, segmentados por período, unidade federativa, país de nacionalidade e situação migratória (residente, temporário, provisório e fronteiriço).
 

Outras fontes

Dados Abertos do CRAI

Trata-se de um conjunto de dados com informações sobre o perfil das pessoas atendidas pelo Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara), de 2014 a 2019.
 

Os Dados Abertos do CRAI são disponibilizados em 4 partes:

1. Planilha de dados, com todas as informações de perfil das pessoas;

 2. Planilha com o dicionário dos termos utilizados na base de dados;

 3. Planilha de dados sobre imigrantes inscritos no CadÚnico;

 4. Planilha com dicionário dos termos utilizados no CadÚnico.
 

Nesses arquivos, que são divulgados anualmente, as informações pessoais são removidas, em respeito à legislação e à proteção das identidades dos imigrantes.

A base de dados é extraída do sistema de registro de atendimento do CRAI Oriana Jara e tratada pelas equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
 

Publicações

Imigrantes na cidade de São Paulo: cinco anos de atendimento do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes - CRAI 2014- 2019. Informe Urbano nº 41.

Este Informe Urbano traça um panorama dos imigrantes atendidos pelo Centro de Referência de Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara). O CRAI é um equipamento público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, localizado no centro do município de São Paulo, onde é ofertado apoio especializado e multilíngue para imigrantes, com foco na orientação sobre regularização migratória e acesso aos serviços públicos.
 

Cadúnico: Dados de imigrantes no Cadúnico. Informe Urbano nº 48

Este Informe Urbano (IU) pretende trazer dados que traçam um perfil dos imigrantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), na cidade de São Paulo. Como se sabe, o CadÚnico é a porta de entrada para o recebimento de uma série de benefícios socioassistenciais, sejam eles municipais, estaduais e/ou federais.
 

Mapeamento Colaborativo de Coletivos, Associações e Grupos de Imigrantes e para Imigrantes

O Mapeamento Colaborativo visa promover e divulgar informações sobre coletivos, associações, feiras, canais de comunicação, organizações da sociedade civil e cursos de português envolvidos com migrações em São Paulo. Além disso, é uma ferramenta para facilitar o acesso aos direitos da população imigrante e destacar iniciativas e organizações que atuam na cidade.

Conheça a plataforma pelo endereço https://imigrantesmapeamento.prefeitura.sp.gov.br/ - as inscrições estão disponíveis na seção “Inscreva-se” do site.