Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente
Dados e conhecimento sobre a população imigrante
Painel de Dados de Atendimento do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) e a Unidade Móvel de 2020 a 2023
O Painel de Dados de Atendimento do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) - Oriana Jara é uma iniciativa da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMIGTD), desenvolvida pela Coordenação de Planejamento e Informação. Ele compila informações dos atendimentos realizados a partir do período de 03/08/2020 a 29/12/2023.
A publicização dessas informações estão conformes à Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (Lei n° 13.709/2018 e no âmbito Municipal com o Decreto 59.767/2020).
O órgão responsável pela regularização migratória no Brasil é a Polícia Federal. Por meio da Plataforma DataMigra Bi é possível acessar o número de registros ativos de imigrantes no país do Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA). Essa plataforma permite consultar o número de registros ativos de imigrantes no país, segmentados por escopo temporal (mensal), escopo geopolítico (UF), país de nacionalidade do imigrante e situação do imigrante (residente, temporário, provisório e fronteiriço).
Outras fontes
Dados Abertos do CRAI
Trata-se de um conjunto de dados com informações sobre o perfil das pessoas atendidas pelo Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara), de 2014 a 2019.
Os Dados Abertos do CRAI são disponibilizados em 4 partes:
1. Planilha de dados, com todas as informações de perfil das pessoas;
2. Planilha com o dicionário dos termos utilizados na base de dados;
3. Planilha de dados sobre imigrantes inscritos no CadÚnico;
4. Planilha com dicionário dos termos utilizados no CadÚnico.
Nesses arquivos, que são divulgados anualmente, as informações pessoais são removidas, em respeito à legislação e à proteção das identidades dos imigrantes.
A base de dados é extraída do sistema de registro de atendimento do CRAI Oriana Jara e tratada pelas equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
Publicações
Este Informe Urbano traça um panorama dos imigrantes atendidos pelo Centro de Referência de Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara ). O CRAI é um equipamento público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, localizado no centro do município de São Paulo, onde é ofertado apoio especializado e multilíngue para imigrantes, com foco na orientação sobre regularização migratória e acesso aos serviços públicos.
Este Informe Urbano (IU) pretende trazer dados que traçam um perfil dos imigrantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), na cidade de São Paulo. Como se sabe, o CadÚnico é a porta de entrada para o recebimento de uma série de benefícios socioassistenciais, sejam eles municipais, estaduais e/ou federais.
Mapeamento Colaborativo de Coletivos, Associações e Grupos de Imigrantes e para Imigrantes
O Mapeamento Colaborativo visa promover e divulgar informações sobre coletivos, associações e organizações da sociedade civil envolvidos com migrações em São Paulo. Além disso, é uma ferramenta para facilitar o acesso aos direitos da população imigrante e destacar iniciativas e organizações que atuam na cidade.
Conheça a plataforma pelo endereço https://imigrantesmapeamento.prefeitura.sp.gov.br/. As inscrições estão disponíveis na seção Inscreva-se do site.