Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente

Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes

Conferências

A 2ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes é o evento de participação social da população imigrante mais importante da cidade de São Paulo, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2019.

A partir de 2016, com a Lei Municipal 16.478 e seu Decreto 57.533, a Conferência é convocada e organizada pelo Conselho Municipal de Imigrantes, órgão colegiado vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A Conferência é organizada junto à Comissão Organizadora (COM).

Resolução de Convocação da 2ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes

ODT (7KB) | PDF (2126KB) | DOC (26KB)

Resolução Nº 03/CMI/2019

ODT (7KB) | PDF (121KB) | DOC (36KB)

Programação da Conferência
ODT | PDF | DOC

 

OBJETIVOS:

O Conselho Municipal de Imigrantes definiu seis objetivos para discutir as prioridades para a população imigrante e fortalecer o espaço de participação social e política, entre o poder público e a sociedade civil. São eles:

1. Aprofundar o debate sobre imigração;

2. Monitorar, avaliar, aprimorar, e fortalecer a Política Municipal para a População Imigrante;

3. Elaborar propostas e diretrizes que fundamentam as políticas públicas para a população imigrante;

4. Propor bases para a criação de um Plano Municipal;

5. Ampliar e promover formas de institucionalização das políticas públicas para a população imigrante, e promover a participação social e política de imigrantes.

EIXOS:

Para promover as discussões da forma ampla sobre propostas nas diferentes áreas e serviços para a população imigrante, o Conselho Municipal de Imigrantes definiu oito eixos, que serão discutidos ao longo das Etapas Preparatórias e Conferência:

1. Participação social e protagonismo imigrante na governança imigratória local

2. Acesso à assistência social e habitação;

3. Valorização e incentivo à diversidade cultural;

4. Proteção aos direitos humanos e combate à xenofobia, racismo, intolerância religiosa, e outras formas de discriminação;

5. Mulheres e população LGBTI+: acesso a direitos e serviços;

6. Promoção do trabalho decente, geração de emprego e renda e qualificação profissional;

7. Acesso à educação integral, ensino de língua portuguesa para imigrantes e respeito à interculturalidade;

8. Acesso à saúde integral, lazer e esporte.

Além dos 8 eixos de discussão, a Conferência contará com aspectos transversais que deverão ser levados em conta:

1. Aprimorar o atendimento à população imigrante em São Paulo por meio de ações como capacitação de servidores públicos, produção de materiais sobre Direitos Humanos e acesso a serviços públicos, contratação de agentes públicos imigrantes, entre outras;

2. Definir e aprimorar os fluxos de atendimento, existentes ou emergenciais, para a população imigrante;

3. Zelar pela atenção específica às populações de: mulheres, LGBTI+, crianças e adolescentes, pessoas em privação de liberdade e egressas, pessoas idosas, em situação de rua, vítimas de trabalho escravo contemporâneo e tráfico de pessoas e pessoas em outras situações de vulnerabilidade social;

4. Promover o acesso à Justiça.

Relatório Final da 2ª Conferência de Políticas para Imigrantes (novembro 8, 9 e 10 de 2019)

Relatório Final com anexos completos (versão completa)

ODT | PDF | DOC

Relatório final com anexos em link (versão links)

ODT | PDF | DOC

 

Documentos da Sistematização de propostas

- Documento de Metodologia

ODT | PDF | DOC

- Documento de Codificação de Propostas

ODT | PDF | DOC | XLS

- Notas sobre a sistematização

ODT | PDF | DOC

Caderno da Conferência

ODT | PDF | DOC

Regimento Interno Conferência

ODT | PDF | DOC

Propostas Aprovadas na Plenária Final

ODT | PDF | DOC

Anexos da Conferência

Modelo Ata de Abertura

ODT | PDF | DOC

Modelo Ata de Encerramento

ODT | PDF | DOC

Modelo Ata de Discussão dos Grupos de Trabalho

ODT | PDF | DOC

Modelo Ata de Ocorrências

ODT | PDF | DOC

Modelo Formulário de Alteração de Regimento

ODT | PDF | DOC

Moções

Formulário para elaboração de moções ODT | PDF | DOC

Moções aprovadas ODT | PDF | DOC

Material de Divulgação

 

 - Logo da 2ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes

 

- Cartaz de divulgação da Conferência

- Folder de divulgação da Conferência (informações em português, espanhol, francês, inglês, árabe e coreano)

- Panfleto de divulgação da Conferência

 

Consulte aqui (link) as informações dos registros e documentações referentes a construção da 2º Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes