Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Perguntas Frequentes - SP 156
01 - Quais são os canais de atendimento do SP156?
Estes são os canais atendimentos que estão disponíveis aos cidadãos para solicitar serviços, obter informações, e fazer reclamações ou dúvidas:
Via telefone:
- Central de Atendimento Telefônico SP156;
Atendimentos Eletrônicos:
- Portal Eletrônico de Atendimento SP156 (site);
- Atendimento via Chat (site);
- Aplicativo SP156;
- Chat SP156 (chatbot).
Presencialmente:
- Praças de atendimento das Subprefeituras;
- Unidades do Descomplica SP.
Você pode verificar na carta de serviço em qual canal o serviço está disponível para ser solicitado, na seção “CANAIS PARA SOLICITAR”.
02 - O que é a Carta de Serviços à(o) Cidadã(o)?
A Carta de Serviços à(o) Cidadã(o) reúne um conjunto de informações oficiais, atualizadas e básicas sobre os serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo.
Pelo Portal de Atendimento SP156 você pode encontrar as cartas de serviços clicando no serviço que deseja. A página será direcionada para as instruções de solicitação desse serviço.
Pela Central telefônica você tem acesso à carta de serviços ao solicitar qualquer informação ao atendente. Na Central também será possível tirar dúvidas a respeito de algum serviço, caso você precise.
03 - Qual o objetivo da Carta de Serviços à(o) Cidadã(o)?
O objetivo é oferecer à população uma ferramenta que apresente de forma centralizada, simples e popular todas as orientações necessárias para solicitar um serviço público. A Carta de Serviços tem o objetivo de ser um repositório único e padronizado de informações sobre todos os serviços públicos prestados na cidade.
04 - Como solicitar um serviço na Central de Atendimento Telefônico do SP156?
1) O cidadão liga pelo telefone ou celular o número 156;
2) Será informado o número de protocolo da ligação;
3) Ao ser atendido, o operador pergunta qual serviço ou informação o cidadão necessita;
4) Para abrir uma solicitação, o cidadão informará os dados pessoais para o atendente. Lembrando que dependendo do serviço solicitado, o cidadão pode abrir uma solicitação anônima;
5) Ao finalizar, será informado o número do protocolo para acompanhamento do serviço solicitado;
6) O acompanhamento do protocolo pode ser feito pelos canais SP156.
05 - Como solicitar um serviço no Portal de Atendimento SP156?
1) Acesse o Portal de Atendimento SP156 (clique aqui) e busque o serviço desejado;
2) Leia as instruções na carta de serviços (quando solicitar, prazo máximo, documentos e informações, público alvo, taxas ou preço público e etc);
3) Para solicitar um serviço é necessário escolher entre os dois tipos de solicitação de serviço: a solicitação identificada ou a solicitação anônima.
Caso o serviço em questão permita a solicitação anônima, o cadastro não será necessário. Caso contrário, optando pela solicitação identificada, você deve acessar seu login com CPF/CNPJ e senha ou com o Gov.br.
A solicitação identificada permite que você receba um e-mail ou uma mensagem em seu celular avisando-o sobre o andamento da solicitação. A identificação também permite que você acesse todas as solicitações já abertas em seu cadastro;
4) Acesse o formulário de solicitação do serviço clicando na caixa do lado direito da tela;
5) Preencha o formulário de solicitação com as informações e documentos necessários.
06 - Como solicitar um serviço no Aplicativo SP156?
1) Realize a instalação do Aplicativo SP156 em seu celular via a loja de aplicativos “Play Store” ou “Apple Store”;
2) Faça seu login, com a mesma senha utilizada no Portal de Atendimento SP156 (Login SP156 ou Login Gov.br);
3) Selecione a opção “Nova solicitação” e escolha uma das solicitações disponíveis;
4) Preencha o formulário de solicitação com as informações e documentos necessários;
5) Ao finalizar, será informado o número de seu protocolo.
07 - Como solicitar um serviço no Chat SP156?
1) Adicione o número (11) 32305156;
2) Envie um “Oi” para o Chat SP156, o novo assistente virtual da Prefeitura de São Paulo;
3) Digite o número da opção que deseja dentre o menu que será apresentado;
4) Responda às perguntas que o Chat SP156 fará;
5) Confirme os dados informados ao final;
6) Com tudo confirmado, será informado o número de seu protocolo.
08 - Como posso acompanhar a minha solicitação?
Para acompanhar sua solicitação no Portal de Atendimento SP156, realize seu login no Portal de Atendimento SP156, acesse a aba “Acompanhe Sua Solicitação” e consulte o andamento da demanda.
Caso você tenha cadastrado e-mail e celular, a solicitação, quando feita de forma identificada, permitirá que a Prefeitura entre em contato para avisá-lo(a) sobre atualizações sobre sua solicitação.
Você também pode acompanhar o andamento de sua demanda no Aplicativo SP156 ao clicar em “Minhas Solicitações”.
Uma outra opção é acessar o Portal de Atendimento SP156 e acessar o Chat, clicando em “Como posso ajudar?”. Informe seu nome, e-mail e telefone, e um atendente irá atualizá-lo sobre seu protocolo.
E ainda, você pode ligar para a Central de Atendimento Telefônico SP156 e consultar o andamento da sua solicitação, por meio do número do protocolo.
Também é possível fazer esse acompanhamento via Chat SP156, o assistente virtual da Prefeitura de São Paulo. Utilizando o menu inicial, selecione a opção 4 “Acompanhe sua solicitação ?” e informe o número do protocolo e a data que abriu a solicitação que deseja saber o andamento.
09 - Quem é responsável pelos serviços que solicito nos canais do SP156?
Cada serviço é executado ou atendido por um órgão da Prefeitura de São Paulo. Você pode conferir esta informação na carta de serviços do respectivo serviço, na seção “ÓRGÃO RESPONSÁVEL”.
10 - Quantas solicitações os canais SP156 recebem?
Os canais de atendimento SP156 recebem em média 157.120 solicitações por mês*. Você pode acompanhar pelo Dados Abertos (clique aqui) as informações sobre as solicitações.
*Média mensal, referente ao ano de 2022.
11 - Como faço para saber mais sobre o SP156?
Para saber mais, acesse a seção de perguntas frequentes no Portal de Atendimento SP156 (clique aqui).